Um dos aspectos mais importantes da vida de um Endomorfo no qual deve-se ter o maior cuidado possível, com certeza é a dieta. Já que a tendência ao acúmulo de gordura por pessoas que possuem este tipo físico é inevitável. Nada que com as informações certas, bastante dedicação e doses de diárias de motivação não seja possível alcançar qualquer que seja seu objetivo, mesmo que seja a tão sonhada definição muscular.

É importante ter em mente que não é porque você é um Endomorfo que você vai viver pro resto da vida em uma dieta restrita no intuito de alcançar a tão sonhada definição muscular ou a "barriga tanquinho" ou, como outros preferem o "abdômen sarado".

Da mesma forma que quase todos os fisiculturistas profissionais fazem, você deverá realizar periodizações no decorrer do ano. Haverá momentos em que será necessário ganhar massa muscular ou volume muscular e haverá fases em que será necessário queimar a gordura acumulada. Porém existem alguns princípios básicos que são interessantes serem aplicados de uma maneira geral, já que ninguém aqui quer virar uma "bola" nos períodos que estão em busca de aumentar o nível de massa muscular. Tais princípios devem ser adotados como base, principalmente para os iniciantes e/ou também aqueles que já malham a algum tempo, porém não seguem nenhum protocolo ou controle de dieta.

REGRAS GERAIS:

 

  • Emagreça comendo

    Provavelmente você está comendo pouco e os alimentos errados. Aquela "velha máxima" de comer de 3 em 3h, totalizando 6 a 7 refeições por dia (incluindo o pós-treino) realmente é importante, você só deverá atentar para as quantidades e o tipo de alimento que está ingerindo.

  • Beba muita água

    ah eu sei todo mundo fala que água é importante, blábláblá..., - todo mundo sabe, mas quase ninguém faz. Beba no mínimo 2L de água pura, sem contar a que você bebe durante o treino.

  • Não "zere" nenhum tipo de macronutriente

    • Coma gorduras de fontes saudáveis (gema do ovo, oleaginosas, óleo de peixe, abacate, etc.), bem como proteínas de alto valor biológico (frango, peixe, ovos, carne). Com relação aos carboidratos, não elimine-os de sua dieta achando que dessa forma perderá gordura mais fácil, confie em mim, eles serão muito importante para você e realmente necessários para que tenhamos energia para gastar durante nosso treinamento físico (que com certeza será muito intenso, não é mesmo?). Com relação aos carboidratos devemos aprender como utilizá-los com inteligência, ou seja, nos momentos do dia que necessitamos de mais energia (normalmente no pré e pós-treino, mas não se limitando somente a esta "verdade absoluta"). No geral, procure escolher os carboidratos do tipo complexo, de baixo índice glicêmico que possuem uma absorção mais lenta pelo organismo (arroz integral, batata doce, aveia e outros carboidratos integrais).

    TENHA CALMA E PACIÊNCIA

    Eu sei que você deve estar pensando: Mas estas são regras que todo mundo fala, que todo mundo sabe, que serve para todo mundo - eu odeio este tipo de comida - eu gosto de comer "lixo", buábuábuá..., Calma Jovem! Eu, como um típico Endomorfo, também sei que para nós "gordinhos" o mais difícil é comer estes tipos de comida, ter que treinar todo dia, e etc., eu sei que, diferentemente daquele cara magro que come apenas para sobreviver, que às vezes até esquece que existe comida, nós encaramos aquele "pudinzinho" ou aquela "picanha" de uma forma diferente. Pensando em vocês que criei esta série de artigos que tratam de tudo a respeito deste tipo físico, no intuito de deixá-los motivados e passar as técnicas que realmente funcionam, testadas e aprovadas por mim.

Este é apenas um começo, neste site você aprenderá como se manter motivado durante os momentos de dificuldades, aprenderá a fazer receitas alternativas rápidas, fáceis e gostosas tanto para ganho de massa, como para perda de gordura, todas feitas e aprovadas por mim. Aprenderá quais suplementos tomar, sem ficar gastando dinheiro à toa por aí. Você aprenderá as quantidades certas de macronutrientes para otimizar sua perda de gordura e ganho de massa magra, você aprenderá a fazer ciclos de carboidratos, de maneira a manter seu metabolismo acelerado sempre e de forma a não permitir nenhum efeito platô, receberá várias dicas de como se manter motivado, dentre muito outros conteúdos importantes que eu acho necessário para que você consiga, de vez, atingir todos seus objetivos. Quando se diz respeito a dieta e treinamento físico, eu sei o que se passa com a grande maioria dos Endomorfos por que EU SOU COMO VOCÊS!!!!