Promoção do conhecimento e campanha de prevenção e esclarecimento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida -SIDA/HIV entre mulheres na faixa etária de 18 a 30 anos cadastradas na ESF IX Antônio Lúcio Peixot.

Este projeto prevê estimular ações locais entre a população alvo da importância e necessidade da saúde preventiva, desta forma, estaremos implantando ações de prevenção, cidadania e redução de danos, criando um vínculo maior e consistente dos indivíduos na Unidade Básica de Saúde do município.

Dessa forma, Gambá (2006) diz que o trabalho do enfermeiro em seu dia-a-dia ante as IST e SIDA/HIV está impregnado de ações educativas. Pode-se dizer que, nessa área de atuação, a quase totalidade das ações do enfermeiro está relacionada à promoção e educação para saúde, geralmente na forma de algum tipo de orientação na realização de procedimentos ou nas ações educativas propriamente ditas. Essas ações educativas põem ser individualizadas ou coletivas, desenvolvidas em locais como ambulatórios, unidades básicas de saúde, escolas ou em algum equipamento social na comunidade.

Diante do descrito a educação em saúde constitui-se em uma ação fundamentalmente voltada para a promoção em saúde, desempenhando importante papel no combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social. As possibilidades de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e de saúde nas classes populares, dependem do acesso a determinadas formas de conhecimento e a educação em saúde cumpre um papel significativo frente à melhoria das condições de vida e de saúde das populações.

Assim as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) têm sido debatidas no ambiente científico e nos meios de comunicação de massa, em especial, por sua associação a maior risco de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Estudou-se a adoção de comportamentos por mulheres para proteção das IST, tal como a associação destes as variáveis sócio-econômicas e demográficas.

Neste contexto a presente intervenção, configura-se em promover ações preventivas /educativas em relação as IST e SIDA/HIV, sendo desenvolvido em mulheres com faixa etária de 18 a 30 anos cadastradas na ESF IX Antônio Lúcio Peixoto no bairro Vila Rica no município de Barreiras-BA, com a participação de 50 mulheres, através da aplicação de palestras educativas e inda demonstrações do modo de utilização de métodos contraceptivos.

Por fim, é papel do enfermeiro, como educador para a saúde, trabalhar estimulando os portadores de IST e SIDA/HIV a adesão ao tratamento medicamentoso e á mudança no comportamento sexual, e assim incentivando a construção do conhecimento na população.