PREVALÊNCIA DE VARIZES E A INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL GERAL

Prevalence of varicose veins and the interference in quality of life workers of a general hospital

Resumo

A taxa de prevalência de varizes em membros inferiores na população torna-as em um problema de saúde pública que acarreta prejuízos profissionais, pessoais e sociais.
Embora ainda não haja evidência da relação direta causa-efeito da doença venosa com o trabalho, existe consenso atual na opinião médica de que a postura de trabalho pode agravar o desenvolvimento da mesma. Estudos epidemiológicos de varizes em Portugal e no mundo são escassos, principalmente em se tratando de varizes em populações vinculadas a serviços de saúde. Os funcionários responderam a um questionário onde foram abordadas questões relacionadas com os objetivos desse estudo: identificar a prevalência de varizes em adultos trabalhadores; analisar a prevalência conforme o sexo, idade, profissão, tempo de exercício da profissão, tempo que trabalha na instituição hospitalar, uso de tabaco, variação de peso, uso de contracetivo oral, número de gestações, uso de medicação oral para as varizes, uso de meia elástica e número de cirurgia de varizes e a interferência na qualidade de vida dos sinais e sintomas nos portadores de varizes de MMII nos profissionais de saúde do hospital Infante D. Pedro, Aveiro, entre os meses de outubro de 2011 e março de 2012.
Esta pesquisa foi realizada com uma amostra de 388 trabalhadores do Hospital Infante D. Pedro distribuídos nos grupos de enfermeiros, médicos, técnicos, assistentes técnicos e assistentes operacionais. A taxa de prevalência de varizes encontrada entre os trabalhadores foi de 37.6%, predominou no sexo feminino e sinais positivos de associação com idade e nº de gestações. A pontuação referente ao comprometimento da qualidade de vida encontrada foi de 47.8.
Palavras-chave: prevalência de varizes; profissionais hospitalares, qualidade de vida.