Dependendo dos lugares para onde vão, muitos turistas brasileiros aproveitam para fazerem compras de roupas de marca, de produtos com elevada tecnologia ou qualquer outro produto. Essa ação é explicada pelo fato de os produtos e serviços, em outros países, serem, geralmente, mais baratos. Por que será que existe essa diferença nos preços?
Muitos fatores agregados formam o motivo do encarecimento daquilo que é ofertado. Podemos destacar como sendo o principal desses fatores a alta carga tributária brasileira, ou seja, o valor elevado dos impostos cobrados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
Pagar mais caro poderia ser compensado pelo fato de ganhar mais, porém não é isso que vemos no Brasil. Outra possível compensação pelos altos impostos poderia ser o retorno desses valores em forma de maior qualidade nos serviços oferecidos pelo governo à população. Também não é isso que vemos. Pelo contrário, muitas vezes, cidadãos com condições financeiras têm de pagar por escolas particulares, convênio médicos e ainda, em certos casos, por segurança privada. Além de se pagar tantos impostos, ainda há a necessidade de se suprir a falta de apoio governamental.
Em países como Dinamarca, Suécia e França a carga tributária é elevada, entretanto, a população recebe, em troca daquilo que paga, serviços públicos de qualidade.
O argumento de que os gastos públicos são elevados a ponto de justificarem essas taxações parece vago se um país estiver sendo bem administrado. A solução para essa questão somente poderá surgir se os maiores interessados (a população) se unirem e reivindicarem seus direitos. Caso contrário, a carga tributária tende a crescer.