Tese Científica Acadêmica

 

1 – INTRODUÇÃO

 

O Cristianismo verdadeiro, na pessoa do nosso amado pai e mestre Jesus, ainda despertará em sua totalidade no mundo para prevalecer o amor incondicional de Deus para os que sentirem o seu ideal.

Com isso viveremos num mundo onde a Ética será respeitada naturalmente sem precisar obedecer cegamente à mandamentos ou obrigações, mas sim por necessidade de sobrevivência onde a metafísica se manifestará graciosamente em suas virtudes no mundo material.

 

2 – DESENVOLVIMENTO

 

A religião católica veio da filosofia grega do segmento estoicista onde prevalecia o conceito de resignação (conformismo), não adotando  o outro segmento que era o epicurismo, onde focalizava  a paz de espírito e a serenidade.

Precisamos se ater da origem da religião monoteísta que teve como os primeiros integrantes os hebreus, fundando o judaísmo.  Fica a pergunta: Por quê da sua formação e constituição? Vale lembrar que eram povos escravos e que queriam se libertar. E, para isso precisavam de uma ideologia para unir o povo. Como fez Maomé com o povo muçulmano, Gandhi na Índia e como queria Simón Bolívar na América Latina.

O primeiro livro sagrado que ditou normas morais, que foi a primeira palavra de Deus, foi o livro dos mortos do Egito há 6.000 anos. Depois veio o código de Hamurabi na Mesopotâmia há 4.000 anos. São os mais antigos. Depois que vieram os Vedas do Hinduísmo há 3.500 anos, as Sutras sagradas do Oriente, o Torah (Velho Testamento Judeu – há 2.400 anos), a Bíblia (Novo Testamento – há 2.000 anos), Alcorão – há 1.400 anos, e muitos outros livros sagrados ditos a Palavra de Deus.

Neste contexto temos o Império Romano que era o dominador escravocrata com todos os seus Deuses onipotentes onde prevalecia a força e a coragem. Só que houve uma ruptura. O grande Cezar foi morto pelos próprios senadores e seu filho adotivo. O seu Deus maior, Cezar, ficou pequeno no seu poder. Mas, mesmo assim foi se levando nos trancos e barrancos um governo que se desintegrava. Roma matou vários profetas crucificados, mas um chamou atenção. Jesus não teve o corpo encontrado e sua fama se espalhou de tal forma que formaram multidões de seguidores. E, Roma não queria aceitá-lo como Deus. A mesma coisa tinha acontecido no Egito com Moisés. Então, Roma matava todos os cristãos descobertos em suas adorações, pois afrontava os seus Deuses do domínio e da força.

Por aproximadamente 300 anos os cristãos foram presos e condenados à morte. O Imperador Constantino percebendo a divisão do Império por generais ambiciosos e destemidos, sentiu a necessidade de montar uma nova ideologia a qual impusesse resignação, obediência e respeito. Nisso responde a pergunta do título deste trabalho. Então veio a criação da Igreja Católica nos moldes da filosofia grega estoicista, que através dela se elaborou a Inquisição para perseguir  e matar todos aqueles que duvidassem desse Deus. Foi criado um cristianismo totalmente deturpado e pervertido. Onde é que Jesus iria matar alguém por não acreditar nele?

Como é possível uma instituição (Império Romano) que perseguia uma ideologia (cristã) por aproximadamente 300 anos, prendendo e matando, e, de repente, de uma hora pra outra não persegue mais, e ainda adota como nova ideologia, renegando seus próprios Deuses de estátua? Será que este Império não se comportou como um camaleão que muda de cor conforme o ambiente para se proteger? Se Jesus foi adotado como Deus único, então para quê tanta estátua de santo? Será que tudo isso não foi para aproveitar a grande massa de seguidores devotos para se formar a nova igreja? Ou foi o arrependimento do Império Romano do crime que cometeu? Sendo assim era pra ser bonzinho. E, no entanto, onde antes eles matavam os que acreditavam em Jesus, passaram a matar quem duvidasse de Jesus. O caráter assassino dos romanos como um dragão devorador que cospe fogo ficou disfarçado como uma criancinha dócil e indefesa por estarem vestindo o manto sagrado da nova igreja que diziam que era de Jesus. E, eles não pouparam de expor Jesus bem crucificado encima do altar. Dando a entender que esse é o reino de vocês, sofrimento e dor. Entre os crimes da igreja católica temos a Inquisição, As Cruzadas, O extermínio dos índios americanos (Astecas, Incas, Maias e várias outras civilizações menos conhecidas), a Escravidão dos Negros e o Holocausto Nazista. Onde o Papa João Paulo II pediu perdão pela igreja. Mas muitas coisas ainda precisam mudar.

Formaram uma multidão de covardes submissos alienados. Muitos pais se escondiam atrás da cachaça e ficavam loucos. Espancavam suas mulheres e filhos na loucura da cachaça. E, muitas mães que se tornaram covardes não tinham coragem de enfrentar estes maridos para não irem contra os mandamentos da igreja. O povo passava fome, mas não deixava de dar dinheiro para sua salvação. Quando que Jesus iria querer riqueza para salvar? Por causa dos dogmas muitos cientistas foram assassinados em fogueiras pelos tribunais da Santa Inquisição por heresia. Muitos outros povos de outras crenças também foram assassinados, principalmente os indígenas americanos. Quantas filhas foram expulsas por seus pais por ficarem grávidas antes de casar devido a este mandamento? Quando que Jesus expulsaria um filho seu? E quantas crianças foram abusadas por padres que são proibidos de casar? Foi o fim da reflexão humana e o começo da escuridão das trevas do inferno, formando uma multidão de alienados que repercute até hoje, mesmo com toda esta nossa tecnologia.

Providenciaram também uma Bíblia só no latim, ao qual só eles poderiam ler conforme suas intenções, caracterizando como uma grande arma de guerra. Onde, além de deixar os povos conquistados através das Cruzadas, mansos e obedientes, tinham seus generais mais resignados e amedrontados pela fúria de Deus. Com isso conseguiu perpetuar um Império gigantesco até os dias atuais, dominando mentes, economia, política e Estado. E, atrasando a ciência em 1.000 anos. Quem dera falasse Galileu Galilei.

Hoje, ainda bem, temos várias religiões. Não dependemos exclusivamente de uma só, como foi na Idade Média. O ser humano necessita desta metafísica (Deus, Mundo e Alma) para se formar o respeito à Ética através de hábitos morais, que, no entanto, sem esta Ética é impossível vivermos em sociedade. E, com isso formamos nossos juízos através da razão e do sentimento. Onde a religião se apoderou deste sentimento.

Felicidade é uma vida vivida conforme a virtude e realiza-se plenamente na contemplação (Aristóteles). Para isso não podemos ser escravo das paixões e medos.

Tem algo que não concordo com o filósofo Kant, quando ele fala que o homem nasce egoísta. Provavelmente, como era pastor, sofreu influência de Isaias, no qual falou que todo homem nasce pecador. Eu estou mais alinhado com Rousseau: o homem nasce bom, a sociedade que o corrompe. A minha justificativa está na sociedade católica que impõe o materialismo, o céu e o inferno. Onde ela se coloca dona do céu e os hereges vão para o inferno. Na cultura indígena e oriental não temos tanto egoísmo. É preciso analisar que na época de Kant não existia ainda uma sociedade tão diversificada, proletariada e consumista, onde o egoísmo é latente devido à educação nestes moldes, que se fosse ao contrário seria mais humano e solidário.

Vou citar apenas três demônios criados pela Igreja Católica que foram totalmente desumanos: Pizarro, Napoleão e Hitler. Esta questão de seguir os mandamentos impostos pela igreja como tábua de salvação é feita de forma errada. Se Deus concedeu-nos o livre arbítrio, nada pode ser imposto. A escolha tem que partir de cada um através do seu coração. Prova desta minha tese está nesta conclusão a seguir: O filho tem que amar seu pai (está incompleto e é vago), o correto: o filho tem que amar o seu pai bom. Como um filho vai amar um pai ou mãe ruim? É vago porque para amar não é necessário nenhum mandamento. O coração sabe a quem amar e a quem odiar.

Parece criancices esta reflexão, mas é coisa séria. Este cristianismo deturpado que se propagou em nome de Jesus, está corrompendo várias famílias.

Existem mães que não se separam de seus maridos violentos alcoólatras e drogados por causa da igreja, pelo mandamento: O que Deus une o homem não separa. E, além disso, muitas até culpam os filhos por causa da brutalidade do marido. Porque muitos destes viram cínicos, e ainda vão às igrejas para disfarçar o mau-caráter, não mudando a sua postura.

Existem pais que acham porque deram casa e comida, fizeram grande coisa. Ninguém pede pra vim pro mundo. E, infelizmente, o que seria mais importante para dar, que é o amor e o carinho, não deram, apenas ignorância e brutalidade. Muitas vezes também não receberam dos seus pais. É um ciclo maldito vicioso formando heranças malditas. E, depois, ficam debaixo da cruz rezando porque são desprezados pelos filhos, já que está no mandamento que o filho tem que amar seus pais.

Precisamos separar  o joio do trigo, porque isto está afetando a cabeça de muitos filhos e pais. É motivo de mortes, drogas e crimes. Uma geração toda perdida sem alma. A igreja arrancou suas almas.

Temos que distinguir o que é pai de genitor e mãe de genitora. O pai e mãe de verdade nunca vai se voltar contra o seu filho, como fizeram com Jesus. Como um Deus bondoso vai entregar seu filho pro diabo judiar e crucificar em prol da humanidade?

O genitor e genitora é aquele que põe o filho no mundo e tem obrigações dentro da lei de dar o provento. Ninguém pede pra nascer.

Muitos pais são mau-caráter e não se dão conta disso. Entendem errado a mensagem de Deus porque a igreja passa errado. Eles se baseiam que o filho tem que obedecer ao pai se não é castigo, mas não observam que o pai tem que ter moral  pra dar ordem a este filho. E, quando existe amor e respeito a coisa é automática. O próprio filho se oferece pra ajudar o pai. Que moral tem um cachaceiro, drogado e violento? E aqueles que chegam abusar sexualmente dos próprios filhos?

O catolicismo formou muita gente pervertida, até os próprios padres. O que tem de padre pedófilo é coisa incrível. O próprio Papa Bento XVI foi obrigado a renunciar devido a uma série de escândalos deste tipo onde a igreja perdeu milhões de fiéis e pagou altíssimas indenizações. Houve um distanciamento no ensinamento de iluminação espiritual com a conduta da igreja. No Oriente com o Budismo e o Islamismo não existiu tanto esta distância. Eles, pelo menos, não judiaram e mataram o seu próprio Deus.

A igreja tem como princípio casar mulheres virgens. Eu acho sem muita importância já que as moças estão fazendo sexo cedo. A igreja deveria analisar o psicológico do casal. Pois existem muitas mulheres que foram violentadas quando eram adolescentes e até aquelas que foram acariciadas sexualmente por amigas que com isso ficaram com tendências homossexuais. Só que elas escondem a sete chaves e casam assim mesmo tentando ser hetera. Nos primeiros anos já se manifesta a tendência sexual. Não sentem tanta vontade de fazer sexo com o marido, e existe muita aproximação com amigas. Aí o marido procura outra e acaba se ferrando. É expulso de casa como traidor, perde a guarda dos filhos e pensão até umas horas. Fora a divisão do patrimônio. E, ainda sai como o errado, sendo que a mulher que foi mau-caráter de casar com ele sabendo que não era hetera. Fazem isso porque a lei as favorecem. Disfarçam de tal forma que o homem não consegue enxergar.

Outra dimensão da formação de mau-caráter pela igreja está no contexto de discriminar outras religiões. Com isso se forma uma multidão que não gosta de crentes, não gosta de favelados e não gostam de negros. Hoje, isto já está em menor grau, mas no nordeste na época do cangaço era predominante e tem vestígios comportamentais até hoje. O ambiente violento do cangaço se deu por guerras religiosas entre católicos portugueses e crentes calvinistas holandeses que matavam tocando fogo nas pessoas trancadas dentro das igrejas. Tudo isso pela disputa de domínio. E, devido a isso materializou a manifestação fenomenal do ódio religioso, ignorância, estupidez e brutalidade na região que gerou muita miséria com a saída dos holandeses para as Antilhas falindo o mercado de açúcar e, depois, veio o cruel massacre dos índios cariris dizimando este povo para formação de fazendas de gado. Mataram seu povo roubando suas terras, estupraram suas mulheres e destruíram a mata nativa, onde o nordeste era bem arborizado e não existia seca.

O que Jesus acharia disto tudo? Se ele mesmo falou: vinde a mim todos doentes, necessitados, pobres, miseráveis, prostitutas, ladrões e assassinos.

O próprio dinheiro da arrecadação dinamizou o poder econômico da igreja, onde deveria se investir na irmandade local, e, no entanto, usaram e usam este dinheiro para se fazer mais igrejas palácios, comprar muitas fazendas, até navios negreiros na época da escravidão, e aplicação no mercado financeiro em detrimento da miséria generalizada do povão. Aumentando desta forma a desigualdade e a irresponsabilidade social sem programas efetivos junto ao governo de reforma agrária e combate a esta miséria, onde a igreja virou latifundiária e especuladora financeira com banco próprio no Vaticano.

 

3 - CONCLUSÃO

 

O Metafísico (espiritual) se manifesta no mundo material conforme o processo mental de nossas posturas e condutas em frente às nossas escolhas que determinará o amanhã em coisas conquistadas ou perdidas, e, em pessoas beneficiadas ou prejudicadas segundo o nosso modo de vivenciar a vida. É a lei da ação e reação de Newton. Quem planta laranja não vai colher flores. Onde aqui mesmo construímos o nosso céu ou o nosso inferno. Lembrando que ter religião é buscar o divino na paz e lutar contra as injustiças e desvios na sociedade e da própria igreja. As guerras sempre foram criadas usando a religião para dar motivo divino. Que digam muito bem os judeus. Será que quando estavam orando em suas sinagogas pedindo proteção às suas riquezas, de repente, se tivessem distribuído mais esta riqueza com os alemães não teriam evitado a 2ª Guerra Mundial e o seu próprio holocausto?

Proponho transformarem as igrejas em escolas políticas sobre uma ética socialista como Jesus queria. Porque quando dividiu o pão foi em partes iguais, não ficou com a maior parte pra ele.

E, nestas escolas formarem líderes sociais éticos que saibam debater com inteligência e coragem sobre os assuntos políticos e sociais.

Para ser uma pessoa boa e ética, não é necessário ser religioso. A ética veio antes da religião. A religião católica foi construída sobre o prisma da filosofia grega estoicista para se fazer máquinas humanas teleguiadas e conformistas numa felicidade mentirosa de resignação (nada me perturba). O próprio Sêneca que foi seguidor de Zenão de Cítio, o criador do estoicismo, e conselheiro pessoal de Nero, chamou seus discípulos no leito de morte, e ali demonstrou esta sua ideologia até o último suspiro, sem chorar ou reclamar da sua morte iminente, sufocando seus sentimentos. Será que este não era o verdadeiro Deus da igreja católica?

Para se livrarmos dos nossos demônios (medo, raiva e angústia) é preciso fazer terapias psicológicas num prisma focalizando as coisas boas da vida. Ter otimismo para o futuro em alcançar seu conforto material, reconhecimento social e capacidade para contemplação e crítica do mundo ao seu redor. Buscar o equilíbrio na tolerância e perdoar um monte de gente louca que nem sabe da sua loucura. Mas não criminosos. Onde elas muitas vezes são mau-caráter e nem se dão conta por estarem presas num magnetismo mental ideológico que emana energia para o sofrimento devido ao martírio de Jesus. E, com isso se tornam egoístas se contrapondo à construção de uma sociedade mais justa onde tem que prevalecer o cooperativismo.

 

4 – REFERÊNCIAS

 

TAVARES, Fábio Roberto; ALMEIDA, Márcia Bastos de; BARBOZA, Sergio de Goés. Ética, política e sociedade. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.

VEJAM

www.ed10alemao.wordpress.com

 

Escola Filosófica Sensitivista

 www.escolasensitivista.blogspot.com