Uma arte que poucos dominavam, assim era a política no pensamento Platônico, e por este motivo Platão não acreditava em uma democracia. Em uma filosofia com moral, sobretudo política, a "polis", faz com que o homem viva em plena participação com a sociedade política.
Muitos dos pensamentos políticos de Platão se deu após a morte de seu mestre Sócrates. Como pode o governo tirar a vida do homem mais justo, ou então um dos homens com grande significado e diferencial entre os demais? Se para Platão somente os justos poderiam governar, quem seria então os corruptos diante de tais governantes neste período?
Por fim Platão entenderia uma política onde a contemplação da Verdade e o Bem seriam o melhor a se fazer.

***

Segundo Aristóteles, política seria uma continuação da ética sendo aplicada a vida pública propiciando uma maneira melhor de viver em sociedade, através da liberdade que é o objeto fundamental de toda democracia fundada na igualdade.
"Na democracia, a lei da um salário aos pobres, mas não aplica nenhuma pena aos ricos".

***

Nietzsche deixa muito claro a seu pensamento em relação à política, tendo como base de reflexão a polis na Antiguidade grega, ou seja, em cada momento, em cada época, o diagnóstico apresentado foi um instrumento diretamente ao homem e seu crescimento através da cultura, para que este cidadão pudesse a partir disso assumir sua própria natureza.
No modernismo, Nietzsche não concebia a um sistema político apenas o poder de uma cultura para toda sociedade. Mesmo tendo a política como um critério de um povo, a cultura está sempre presente em Nietzsche.

***

Analisando a preocupação e o cuidado que todos os grandes pensadores tiveram para falar sobre política em suas obras, mesmo depois de séculos ainda temos muito a aprender com seus escritos. Nos mostraram o quanto é importante ter o mínimo de conhecimento sobre este assunto, pois a política é vista como uma arte que afeta diretamente na sociedade.

Hoje a política é apresentada à sociedade de uma forma mascarada através da mídia, dos jornais, das telenovelas, dos seriados, e principalmente na própria propaganda política.

É possível acreditar em uma política séria quando assistimos a propaganda eleitoral de alguns candidatos?

Já pararam para pensar como a política no Brasil é tida como algo sem importância, um trabalho de poucas horas semanais que pode ser conciliada com outros afazeres? Como um apresentador de programa de TV, um cantor que realiza muitos shows por mês, uma dançarina que no ano anterior apareceu na mídia, um jogador de futebol, um comediante, um empresário, entre outros "artistas" que se mostraram candidatos nesta eleição e outras passadas podem contribuir à política brasileira? Será que é tão fácil ser um político no Brasil? Assim que terminar a eleição e algumas destas celebridades assumirem seus respectivos mandatos, os mesmos deixarão de exercer suas funções como celebridades? Poderão dedicar-se exclusivamente à política do país? Poderão ajudar o povo que os colocaram lá para fazerem o trabalho de políticos, ou irão apenas obter informações sobre suas carreiras, sejam como cantores, apresentadores de TV, jogadores e comentaristas esportivos? Onde estarão estes "políticos"?

Sinceramente é chamar o povo de ignorante, e infelizmente a ignorância deste mesmo povo elege tais candidatos, comprando seus votos pela sua presença como celebridade. Você acha que os fãs de tais "artistas" que aparecem em seus shows gritando loucamente, desmaiando para poder tocá-lo apenas, não irão contribuir e vender seu voto sem ao menos estudar, pesquisar e ouvir suas propostas verificando o grau de conhecimento de si mesmo analisando o momento, e também se é cabível o que está sendo proposto por determinado candidato?

Sendo a política um assunto discutido em toda história da humanidade, algo que envolve, afeta, influencia e permeai toda uma sociedade, não deveria então ser tratada com o mínimo de respeito? Os políticos mostram atualmente que é fácil fazer uma politicagem apenas como se estivessem sendo contratados para assinar o cartão de ponto alguns dias da semana por tantas horas de presença, onde deveriam trabalhar seriamente para o desenvolvimento de um país e de sua população. Mas, o que é apresentado no programa eleitoral pelos candidatos é algo que nos deixa realmente deslumbrado, em saber que muitos que ali hoje estão, serão os nossos governantes por no mínimo mais quatro anos.

O que estamos presenciando atualmente nas propagandas eleitorais são políticos utilizando -se de suas fraquezas já superadas, suas dificuldades vivenciadas, para que assim o eleitor se identifique e seja tocado de certa maneira por um determinado sentimento de aproximação, transformando isso em voto. O que o eleitor deve tomar cuidado é que se hoje este candidato é alguém que passou por tudo isso e venceu na vida, tenha certeza que não foi através do conhecimento político, ou seja, ele não é um verdadeiro político. Devemos estudar e pesquisar sobre determinado candidato para sabermos se estamos utilizando nossos votos conscientemente.

Está na hora de acordarmos para vida e perceber que política não foi mais uma arte no século IV a.C., mas sim sempre foi um assunto sério, que foi se perdendo com o passar dos séculos. Com a perda desta arte perdemos também nosso espaço, nossa dignidade como ser humano e estamos perdendo o que foi conquistado com muita luta, ou seja, a nossa história.

Devíamos ter como exemplo os cidadãos com idades acima de 70 anos e que fazem questão de se deslocar para votar e assim fazer seu papel em uma sociedade que lutou por este momento, estes senhores vivenciaram e sabem o quanto é importante o seu voto, o quanto mudou a história de cada um. Será que 70 anos é tempo suficiente para uma sociedade perder sua essência, sua história?

Assim, como aconteceu inúmeras vezes no início da democracia onde coronéis ainda tinham poder sobre alguns cidadãos, principalmente seus funcionários, onde o voto era escrito e fácil de ser manipulado, hoje se repete através da mídia e da "arte" de algumas celebridades através de seus fãs. A tecnologia não permite mais a manipulação dos votos durante sua contagem, mas a mesma tecnologia fez com que determinadas pessoas a utilizassem de maneira que regredíssemos 70 anos ou mais, se for analisar o conceito a partir da moral de um povo e a ética política do Estado, poderíamos dizer que regredimos séculos ou então estamos iniciando nossa decadência maior na humanidade.

(Sidnei de Oliveira, músico e compositor instrumentista, formando em Licenciatura Plena em Filosofia ? UNIFRAN).