Eusébio Ernesto SANDE1*; Daniel AGOSTINHO2; Olga Maria Duarte SILVA3

1Faculdade de ciências Naturais e Matemática da UP – Maputo (Discente do curso de Mestrado em Química dos Produtos Naturais). 2Faculdade de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Pedagógica de Moçambique (UP – Maputo). 3Faculdade de Farmácia na Universidade Lisboa.

*Autor para correspondência: Eusébio – [email protected]

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar a atividade anti-hipertensor em plantas medicinais usadas nas comunidades de Mecubúri.

MÉTODOS: Pesquisa de trabalho de campo, Pesquisa Bibliográfica (em livros, artigos, revistas, monográfias, dissertações e teses) e observação direta em pesquisa de laboratório – Fitoquímica.

RESULTADOS: Foram confirmados pelas literaturas o efeito anti-hipertensor de algumas plantas medicinais que fazem parte da receita usada pela comunidade. Por outro lado, foram identificados através de testes fitoquímicos a presença nessas plantas de metabólitos secundários descritos como responsáveis da acção farmacológica das mesmas. Entre vários metabólitos identificados interessa mencionar os flavanóides, alcalóides, taninos e saponinas.

CONCLUSÕES: A maioria das plantas que causam alteração na PA, tanto por relato de uso popular quanto por estudos científicos, durante a fitoquímica exibiu ser rica em metabólitos secundários anti-hipertensores o que pode comprovar cientificamente o seu uso pelas comunidades no tratamento de hipertensão.

DESCRITORES: Plantas medicinais, Metabólitos secundários, Ant-hipertensivo, Hipertensão arterial.