O sonho de muitas pessoas é parar de depender do transporte público e poder fazer suas atividades com um veículo próprio. Outros, porém, querem vender seus veículos, seja para comprarem um mais novo ou por não o quererem mais. Porém, antes de fazerem qualquer negócio, muitas pessoas, e até mesmo concessionárias, usam como base a tabela FIPE. 

Esta tabela apresenta o preço médio dos veículos, levando em consideração seu modelo, ano, cor, tipo de pintura, estado de conservação, acessórios e itens opcionais. O valor da tabela é apresentado em reais, e o serviço é disponibilizado e feito em 24 estados brasileiros. O cálculo apresentado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é tido como base até mesmo nas cobranças do IPVA. É interessante se informar antes sobre o preço dos veículos que você deseja comprar ou quer vender, e esta é uma maneira muito simples de fazer isso. 

A tabela FIPE de motos apresenta os valores médios de motos de todo o país. Para pesquisar sobre o preço de cada uma delas, basta entrar no site da FIPE, e clicar no item “Índices”. Quando fizer isso, uma nova página irá se abrir, mostrando para você alguns novos itens que você pode escolher. Vá então a “Preço Médio dos Veículos”, e logo em seguida em “Motos” (item que aparecerá logo abaixo). A seguir, uma página nova aparecerá em sua tela, e permitirá que você busque pela moto que deseja. 

Preencha todos os campos como marca, modelo e ano da fabricação. Com estes dados, a consulta será feita e a FIPE apresentará as características e o valor da moto que você procurou. Um exemplo do que você pode pesquisar é a tabela FIPE twister, uma moto da marca Honda. Se você deseja saber o valor médio desta moto no mercado, coloque primeiro “HONDA” onde está indicando a marca. Em seguida, no campo “Modelo”, coloque “CBX 250 TWISTER”, e depois selecione o ano que você desejar. 

Automaticamente irão aparecer os dados da moto selecionada e você poderá ver se é vantagem ou não comprar/vender. Na tabela que aparecerá abaixo dos campos que você preencheu, será apresentado o preço médio da moto, o modelo, ano, marca, o código FIPE, mês de referência e a data que foi realizada a consulta. 

Com esta pesquisa, é possível ter uma ideia das vantagens e desvantagens de comprar/vender determinado veículo. Às vezes, as pessoas não possuem nenhuma noção de quanto aquele carro/moto/caminhão vale no mercado, e através do cálculo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é possível saber, pelo menos, uma média deste valor. 

Vale a pena dar uma pesquisada no site da FIPE sobre os valores médios dos veículos do país, para assim, quando você tiver interesse, já estar por dentro dos preços.