Imagine que você passou meses trabalhando muito e juntando o seu suado dinheiro. Que fez diversas contas e juntou até mesmo os centavos para dar o valor necessário e daí por fim, você resolve dar entrada naquele carro dos seus sonhos. Após muita pesquisa, você encontra uma oferta imperdível, em que o preço está muito abaixo da tabela de mercado. Felizão pela pechincha e pelo dinheiro que vai ser economizado, você resolve comprá-lo, afinal, não se pode desperdiçar uma oferta dessas. Então, após alguns dias rodando, você para na sua primeira blitz e o seu amado carro é apreendido, pois está cheio de multas e com o IPVA não pago.

Essa situação é mais comum do que parece e acontece com muitas pessoas que não buscam informação antes de comprar o veículo. É por conta disso que é muito importante verificar a condição do veículo antes de compra-lo.

Para fazer isso, deve-se verificar o RENAVAM. O RENAVAM funciona como se fosse um RG para o veículo. Ele é um código de 11 dígitos que quer dizer Registro Nacional de Veículos Automotores. Cada veículo possui um código diferente e que está presente em sua documentação.

Caso você tenha dúvidas sobre o RENAVAM, o site IPVA Online fez um pequeno FAQ e você pode acessá-lo agora mesmo CLICANDO AQUI.

Antes de comprar um carro, é importante verificar o seu RENAVAM no site do DETRAN a fim de descobrir se a sua situação legal está correta. Caso o veículo possua multas ou IPVA em pendência e o vendedor não lhe avisou, saia correndo. Fuja dessa enrascada como o diabo foge da cruz. Como eu disse anteriormente, no caso de algum guarda parar o seu veículo e ele estiver com multas/IPVA pendente, ele será apreendido e mantido assim até que o dono regularize a situação perante o DETRAN.

Para saber como proceder no caso de multas esse link o ajudará tirando suas dúvidas.

Para consultar o RENAVAM, basta entrar no site do DETRAN e na seção de RENAVAM, digitar o código do documento. Se estiver tudo OK, então beleza, é só comprar o veículo. Caso contrário, é melhor procurar mais, afinal, existem diversas opções por aí. E comprar um carro em situação irregular é pedir para ter dor de cabeça. Mesmo que o seu preço esteja muito abaixo do mercado e pareça um excelente negócio, com certeza não o é. Pois no final, vai ser você quem vai ter que lidar com as dívidas, o aborrecimento e o tempo perdido correndo atrás do DETRAN.