Os psicólogos estão tendo que tratar casos cada vez maiores de pessoas que são literalmente viciadas em tecnologia. A tecnologia traz benefícios inegáveis, mas vem com alguns efeitos colaterais.

No fim do século passado apareceram as primeiras pessoas viciadas na internet. Esse problema se intensificou no século 21. São pessoas que necessitam acessar e ficar por muitas horas na internet. Com as redes sociais, esse vício se expandiu. Passar horas a fio no falido Orkut e agora no Facebook é uma atividade corriqueira para muita gente, que trocam a vida real pela virtual.

A última “novidade” na onda dos vícios modernos é o smartphone. Como eles permitem acessar a internet de qualquer lugar, além de serem reproudotres de música, vídeo e mensagens, sem falar da função básica de telefonar, eles se converteram em uma necessidade básica para muita gente.

Pessoas viciadas em tecnologia costumam abandonar completamente a vida social e o trabalho para poder passar mais tempo em seus vícios. São pessoas irritadiças e que podem passar dias a fio sem sair de casa ou simplesmente trocar a vida real pela virtual.

Os vícios modernos já possuem tratamentos específicos na psicologia e devem ser levados a sério.