OS TRANSTORNOS DA ANSIEDADE QUE CASO NÃO DIAGNOSTICADOS A TEMPO PODEM LEVAR O INDIVIDUO APRESENTAR A DOENÇA DEPRESSÃO.

Farmacêutica Bioquímica Nency Zaurisio de Souza Mestre em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva 

Autor Responsável: S.Z.Nency.

RESUMO

A depressão e os transtornos de ansiedade estão relacionados, ambos são chamados de transtornos mentais e atingem milhares de indivíduos pelo mundo, o paciente pode iniciar-se com quadros de ansiedade, e quando não diagnosticados e tratados, essa ansiedade patológica pode caminhar para doenças mais profundas como a depressão.

A ansiedade é um sentimento desconfortável, em um contexto psicopatológico, trata-se de uma alteração qualitativa em que há uma quebra do funcionamento normal do indivíduo, que pode vir acompanhado de sensações de tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastrointestinais, irritabilidade e facilidade em alterarem-se, esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses. É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.

O estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência, da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida, é um transtorno que afeta pessoas de todas as idades, cerca de 121 milhões de indivíduos em todo o mundo, aproximadamente 10% da população mundial, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde. Entre os idosos, a prevalência é significativa, variando entre 4,8% e 14,6% que vivemem comunidade. Osestudos epidemiológicos realizados entre idosos hospitalizados ou institucionalizados, entretanto, obtiveram números mais elevados (22%), podendo atingir níveis maiores, dependendo dos critérios de avaliação dos sintomas.

Evidências neurobiológicas mostram uma forte relação entre depressão com transtornos de ansiedade. Aproximadamente 85% dos pacientes com depressão tem sintomas de ansiedade significativos e 90% dos pacientes com transtornos de ansiedade experienciam depressão em algum momento.

OBJETIVO

Esse artigo demonstra a doença ansiedade que se não diagnosticadas e tratadas a tempo pode conduzir o individuo a depressão, além de identificar os sintomas, classificações, diagnósticos, causas, fatores epidemiológicos e tratamento para essas duas doenças.

METODOLOGIA

A presente pesquisa foi sustentada através de revisão sistemática de literatura, com a utilização das bases de dado eletrônicas e literárias: LILACS, SciELO e PubMed.

RESULTADOS

De um total de 69 artigos encontrados, 36 preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo que 33 artigos se concentraram em demonstrar as causas, diagnósticos e tratamentos da doença.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir com esse artigo, que existem dois tipos de ansiedade a normal e a patológica essa ultima caso não diagnosticada a tempo pode conduzir o individuo a uma doença mais grave como a depressão que atinge grande porcentagem da população mundial e preocupa a OMS, demonstra que evidências neurobiológicas mostram uma forte relação entre depressão com transtornos de ansiedade, que aproximadamente 85% dos pacientes com depressão tem sintomas de ansiedade significativos e 90% dos pacientes com transtornos de ansiedade experienciam depressão em algum momento da vida acarretando desconforto ao mesmo e seus familiares. As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Tanto para a ansiedade como para a depressão existem tratamentos para que essas doenças não tornem fobias, transtornos de pânicos ou apresentem sintomas se irritabilidade, apatia, angustia, entre outros.

Geralmente esse tratamento são efetuados por meio de medicação como a fluroxamina, citalopram, escitalopram, sertralina, paroxetina, nos casos de ansiedade, atualmente os farmacos mais utilizados são alprazolam, bromazepam e cloxazolam e nos caso das depressões os mais indicados são o citalopram, cloridrato de paroxetina, e cloridrato de amitriptilina, além da psicoterapia e das mudanças de hábitos de vida.

Basta o individuo que apresenta alguns dos sintomas citados ao longo do texto procurar auxilio, assim a familia e o médico buscarão a melhor forma de orientar e medicar o paciente melhorando a sua qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE

Depressão; Ansiedade; Tratamento; Distúrbios; Medicamentos.