Os Relacionamentos e as atrações Psico-Combinacionais

É comum alguém ouvir a seguinte frase: Nossa ele combina com você! Ou:  É,  vocês se combinam muito.  Ou ainda: Um não tem nada a ver com o outro.. e uma das mais conhecidas: Os opostos se atraem.

 

Será que se atraem?

Porque se atraem?

Como se atraem?

 

 Esse é o meu desafio em mostrar uma abordagem a luz da Psicologia Combinacional. 

 

 

Repare que atrair está muito próximo semanticamente da palavra TRAIR.  

Com efeitos contrários e dolorosos, para quem experimenta a traição. 

 

Primeiro para entender sobre atração e traição, vamos imaginar as relações como campos energéticos e para facilitar esse entendimento dividi os relacionamentos em campos de Atração:

 

Teorema da atração

A atração entre indivíduos não depende de  um único fator, possui forças atrativas e repelentes de grandezas adimensionais.

 

Os campos de atrações obedecem a um conjunto de princípios e fatores que por si só já estabelecem uma força de grandeza adimensional entre os indivíduos. Quanto maior o número de combinação entre um homem e uma mulher, maior será a força desta atração. Traduzindo isso em uma linguagem matemática dos sentimentos  fica assim:  Amor (como forma de energia) =  a somatória dos campos,  x  (vezes) a Consciência elevada ao quadrado dividido  pela somatória de medos de ambos   x (vezes)  a inconsciência dos envolvidos diretamente na relação.

 

 

Os 9 tipos  de Atrações

 

Avaliando o comportamento humano, classifiquei alguns tipos de atrações que se mostraram importantes e altamente eficazes para manter duas pessoas unidas

 

 

Atração Física

Atração proventiva

Atração sexual

Atração afetiva

Atração protetiva

Atração Cognitiva/Intelectual

Atração profissiva

Atração espiritual

Atração Bioquímica

 

 

                                                                                                                                  Fig 1.0

 

 

 

Como e porque ocorrem as atrações?

 

Se por algum momento imaginarmos que somos partículas atômicas medianas  vai ficar mas fácil a compreensão do que agora irei escrever.

 

Atração Profissiva

 

Esta atração é uma das mais fortes que existe, mas ao mesmo tempo também apresenta um alto grau de fraqueza. A terminologia profissiva significa: a ação exercida de uma profissão sobre os indivíduos. Destacando-se nessa grande orbe profissiva os papeis sociais o poder de influência, o culto ao poder e o charme de algumas profissões.

Se tivesse que elencar as profissões que atuam com maior capacidade atrativa eu elencaria as seguintes: Artistas, jogadores de futebol  e outros atletas, médicos, psicólogos, Engenheiros, advogados... Não que as outras não sejam importantes, claro.

A medida que uma pessoa é atraída por uma imagem representativa de um profissional, a aproximação deste relacionamento, acaba revelando-se nas entrelinhas e no convívio onde nem sempre os papéis ou máscaras sociais se sustentam o tempo todo. E esse desnudar acaba revelando outros lados suportáveis ou insuportáveis pelo atraído. 

Muitas vezes as condições impostas pelo papel funcional é desfavorável a uma manutenção de um relacionamento duradouro. Viagens, ritmos e jornadas de trabalho intensos, inseguranças desconfianças e o convívio com muitas oportunidades fazem com que os relacionamentos que são baseados na atração profissiva acabem  muito rápido.

 

 

 

Atração Física

 

A atração física ocorre de uma forma bastante similar ao que acontece nas atrações de partículas atômicas. E ela se divide em atração física fraca e forte.

Quando  o corpo mais atraente exerce uma força sobre o outro, o corpo atraído passa a gravitar em torno do corpo atrator. Pensamentos e mais pensamentos tudo fica voltado para a pessoa que o encantou fisicamente. Esse campo de atração é uma das últimas camadas que circunda-nos Ver figura 1.0.

 

 

Até aqui esse modelo  de atração física  não traz nenhuma novidade. Já que é isso que muitos estudos revelam e é o que realmente sentimos e temos acompanhando ao longo da história.

A força de atração física  atua de maneira perceptível.   Mas, porque não funciona muito bem para todos.   Simples, tudo gira a partir dos nossos canais de comunicação, Como  já é de conhecimento de muitos... temos 3 canais de comunicação: Visual, auditivo e sinestésico. 

Sendo assim, a atração física Forte costuma acontecer entre as pessoas que são extremamente visuais e a atração física fraca acontece quando apenas um dos indivíduos tem o canal visual mais aflorado.

E porque essa atração é fraca, já que um dos envolvidos sente essa atração com muita intensidade e o outro não liga  muito pra isso.

 

É bem simples: os valores dessa relação nem sempre são muito compatíveis.  E se o atrator por algum motivo  começar perder essa qualidade atrativa, (começar andar esteticamente relaxado, mal cuidado, desarrumado ou se sofrer algum acidente que deixe-o com alguma cicatriz facial.)  o atraído começa a perder o nível de interesse.   E as chances desse relacionamento sofrer algumas crises tornam se intensas ao passar dos anos,  já que pela lei do convívio entre os corpos tendemos a "perder" um pouco de nossa beleza jovial com o passar dos anos. E quando as rugas começam aparecer essa força atrativa enfraquece perante nosso parceiro. Mas, pela lei da compensação todos estamos sujeitos ao envelhecimento. 

 

 

 

Atração Proventiva

 

A psicologia convencional já explorou  bem esse assunto e descobriu,  que nas relações humanas, desde nossos primórdios a figura masculina provedora do alimento para sua esposa e sua prole era a peça chave no processo de escolhas pela parceira fêmea. 

O que temos notado nos últimos anos com o advento da chegada da mulher no mercado de trabalho e a participação como gestora e provedora também, é uma inversão de valores e o enfraquecimento desta atração.  Outros valores estão sendo substituídos e essa capacidade de encantamento só tende a diminuir ainda mais. Vale lembrar que estou falando de uma civilização e uma cultura ocidental  mais avançada no sentido dos direitos de igualdade.

Mas, ainda é possível ver em alguns casos o estremecer das relações, quando o parceiro perde o emprego, e passa a depender da mulher. Brigas passam a assolapar os relacionamentos e em  muitos casos a separação  torna-se eminente. Não porque o homem tornou-se incapaz de prover o alimento, mas, porque a mulher tornou-se muito mais poderosa na relação e a grande maioria dos homens não conseguem conviver com essa situação e acabam provocando algumas situações que o fazem sentir-se excluído, rejeitado e não preterido.  Muitos medos e inseguranças surgem e  a desconfiança acaba sendo uma peça chave nos processos separativos. E escondem uma causa onde o principal vilão acaba sendo a importância dada a capacidade proventiva, que foi ruída. 

 

 

 

Atração Sexual

 

Esta é uma  das atrações que considero  bem forte,  Quando os indivíduos se sentem sexualmente atraídos e desempenham atividades nesse sentido regulares e prazerosas, o nível de satisfação e aceitação do outro no relacionamento passa a ser duradoura e gratificante.  

Quando ocorre o inverso, ou seja, a relação sexual passa a oferecer mais dor que prazer, a relação passa a ser seriamente abalada.

O dramático dessa relação é que sua prática tende a diminuir com o passar do tempo e o casal começa a experimentar o gosto amargo da falta da procura e dezenas de dúvidas e medos aparecem nesse momento o que na maioria dos casos pode ser provocado por fatores hormonais e confundido com falta de amor no relacionamento. Isso é de fato grave. Já que o apetite sexual de  uma dos parceiros começa a ser abalado e  o leva a procurar fora do relacionamento outras formas de compensar a "fome sexual" contida em cada ser normal (sem transtornos relativos a sexualidade).

 

 

 

Atração afetiva

 

Diferente da atração sexual, a atração afetiva é tênue, quase invisível e é só com o tempo que essa atração começa a despontar nos relacionamentos, pois independe da atração sexual e nem sempre pode ser facilmente notada. mas, se ficar bem atento vai descobrir em gestos simples do carinho, a forma de tratamento e muitos outros indícios que isso é um componente da atração entre pessoas.  Para ficar mais claro, onde aparece a atração: nos pequenos gestos...  Tomar café, dormir juntinho, passear de mãos dadas, jantar junto, ri das piadas bestas, falar besteira... coisas mínimas que em somatória criam um campo forte na atração.   

 

Este campo atrativo é um dos principais mantenedores dos relacionamentos.. como atua de forma invisível  não se sabe ao certo quando nasce,  nem tão pouco quando começa morrer..  já que é formado por pequenos atos. Mas, é importante ficar atento  quando o parceiro começa deixar de lado alguns agrados e mimos, isso pode ser um indicador que o campo afetivo começa perder força.

 

 

Atração Protetiva

 

Esta forma de atração ocorre de maneira similar a atração sexual, de repente somos tragados por uma força, que nos mantém atados a alguém, ou para nos proteger ou para protegermos essa pessoa. Nesse caso o bio-tipo conta muito, mas, é um sentimento que vai além do físico. Passamos a sentir segurança ou oferecer segurança de uma forma diferente, profunda e pura. como um cão que protege seu dono ou uma mãe que defende sua cria.

Esta atração é forte e quando instalada entre os casais vem disfarçadas de pequenas cargas de ciúmes ou cumplicidades em atos corriqueiros, surge o desejo de ir aos lugares juntos, fazer coisas aos pares.. essa é a fase do só vou se você for.. Mas, como toda fase esta força tende a diminuir se não existir manutenção e entendimento desses atos protetivos.

 

 

 

 

Atração Cognitiva/Intelectual

 

 

Esta atração envolve elementos e situações que despertam nos indivíduos envolvidos uma relação geralmente unilateral. Onde a parte atraída, busca o saber o conhecer, para preencher um vazio em qualquer esfera de sua vida mental. Seja pelo conhecimento cientifico, religioso, esportivo, artístico... Qualquer um desses motivos acabam sendo a base da atração. Fica fácil observar o comportamento nessa atração em ambientes como: escolas, bibliotecas, centros de pesquisas, seminários, congressos, etc.

Quanto mais brilhante um ser se torna, mais pessoas este conseguirá atrair. Começam a gravitar em sua órbita magnética pessoal,   indivíduos de todos os credos, raças, crenças.

Quando a atração cognitiva intelectual, começa a ocupar na vida do atraído uma posição superior as suas expectativas surge um deslumbre pelo atrator. e quanto maior a aproximação do atrator atraído,  maior a chance da relação tornar-se duradoura.

Nesse tipo de relação existe uma valorização da figura do atrator. Fato que nem sempre acontece da forma contrária.

Também é notório a presença de aproximações vampirescas, que sugam o conhecimento e o poder do atrator, que por vezes pode ser seduzido por outro ganho oferecido pelo atraído. A energia de troca deste tipo de atração é o encanto e a sedução.

 

 

 

Atração Espiritual

 

Esta atração começa a entrar em um campo que vai além do que é visível, que permeia o imaginário e que requer FÉ como em todo assunto espiritual. Se seguirmos algumas teorias espirituais  encontraremos dezenas de explicações para o mesmo assunto. Como por exemplo. Duas pessoas precisam aprender sobre perdão, só que estão em regiões do planeta completamente distintas e distantes, falando línguas diferentes e vivendo dentro de uma cultura totalmente adversa uma da outra. Mas, só essa pessoa tem em si um nível de consciência espiritual capaz de oferecer a pessoa certa aquele conhecimento e aquele sentimento de perdão. Pela lei da atração esses corpos são atraídos e nasce de forma espontânea uma ligação forte, carregada de significados entre o atator e o atraído. Surge algo como se os indivíduos já se conhecessem há tempos. O desfecho dessas relações nem sempre são previsíveis, mas a intensidade das experiências vividas por ambos vão além de qualquer explicação psicológica. 

Nas atrações espirituais existem dois tipos que ficam bem claras... atração dos opostos e atração dos similares.   Todos os caminhos conduzem ao pai. A atração espiritual sob o olhar da Psicologia combinacional acaba tomando uma nova forma de abordagem que passa a ser compreendida a partir das atrações Bioquímicas.  

 

 

 

Atração Bioquímica

 

Na atração de partículas, uma partícula com carga positiva atrai uma outra partícula com carga negativa. Essa é a famosa lei dos opostos. Já ouviu:  os opostos se atraem?  Pois é isso.

Até aqui nada de muito anormal ou espantoso. Mas, é aqui nesse campo onde nasce uma das explicações mais significativas que encontrei para explicar os relacionamentos. Para compreender melhor essa explicação sugiro que veja alguns  vídeos abaixo:

 

 

Muito bem, de posse dessas informações elementares, agora é possível deduzir de forma um pouco mais aprofundada as  combinações destes campos gravitacionais de atrações que formam relações psico-combináveis.

 

A interação entre estes tipos de relações é que inicia, mantém e repelem os indivíduos em suas relações. Só para lembrar,  temos os seguintes tipos de atrações: Atração Física, Atração proventiva, Atração sexual, Atração afetiva, Atração protetiva, Atração Cognitiva/Intelectual, Atração profissiva, Atração espiritual, Atração Bioquímica e a somatória destas atrações eu chamo de atração Psico-combinacional .  

Obedecendo a lei das forças de cada campo, os relacionamentos tornam-se fortes ou fracos. Sendo em intensidades, teor  e qualidades.

Raramente acontece uma atração psico-combinacional perfeita. ou seja que contemple todos os tipos de atração entre os indivíduos. Estando aqui uma explicação simples porque 99,9% dos relacionamentos tendem a sentirem-se incompletos. É aquela sensação de está faltando alguma coisa nela ou nele..

Ai surge um punhado de perguntas a se fazer.

Príncipes encantados existem?

Sem querer ser estraga prazer, príncipes encantados até existem... até perderem o encanto.

Será que existe alguém com todas essas qualidades atrativas?

Se existir e for do sexo feminino alguém me apresenta.. por favor. Creio, que a grande maioria das pessoas estão em falta com algum dessas qualidades atrativas.

Quantos tipos de atrações  são suficientes para manter um relacionamento estável?

Não existe um estudo ainda sobre isso, mas, tá ai um bom tema para pesquisas futuras. 

Porque será que os relacionamentos começam  como um fogo ardente e terminam como um freezer mórbido?

 

 

No processo de aproximação de dois corpos rola muita energia vibracional e é inteiramente natural na fase do conhecer o outro, surgir uma busca frenética para se explorarem, se sentirem.  Este mecanismo de fusão particular ou que nós conhecemos como paquera, namoro, noivado casamento.. pode ser determinante para que esta relação atrativa seja duradoura.

 

Bom, fica sempre uma pergunta a ser respondida e talvez o coração deste meu estudo seja sobre essa pergunta: porque alguns  relacionamentos acabam tão rápido?

E se é possível fazer alguma coisa para salvar um relacionamento?

 

Raciocine comigo..

Se aplicarmos esta teoria da atração  psico-combinacional entre atratores e atraídos, vai ficar bastante simples deduzir porque existe uma ruptura entre os casais. E como se explica isso, essa dinâmica.   Bom, sabemos que a falta da completude gera um vazio entre as pessoas. o que leva muitos a deduzirem que primeiro devemos está de bem conosco, ou seja não devemos procurar no outro um motivo de nossa existência. Será? Será que temos um auto espelho capaz de suprirmos uma energia poderosa de um carinho, de um abraço, ou o prazer de um ato sexual? Será que somos tão autossuficientes assim, para achar que o outro não é capaz de nos oferecer nada de bom? Será que  isso não é só uma desculpa de quem fica escondido fazendo fita.. trancafiado em seus próprios medos ou no tilintar de uma conversa com seu próprio ego?

Não seria bem mais fácil analisarmos essa situação sob um novo prisma e perceber que somos seres gregários,  que por mais que nos sentimos completos neste plano e nessa condição de molécula mediana,  temos lacunas a serem preenchidas?  

Já ouvirmos falar que aceitar os defeitos dos outros  é uma estratégia eficaz de se manter em um relacionamento. Mas, ficar em uma relação onde nos sentimos presos, usados, mastigados e cuspidos o tempo todo... será que isso é realmente o que precisamos e o que merecemos? Ou será que temos que pagar esse "karma" em nossas vidas?

Fica aqui uma dualidade que deve fazer parte da vida de muita gente a  nossa volta. Fico ou me separo?  Caso ou compro uma bicicleta?

 

E quando este tipo de questionamento surge buscamos em todos os lados uma explicação;  porque as coisas acontecem e não temos uma explicação satisfatória.  Cabe então a cada um buscar por si só uma maneira de resolver essa equação imposta pela lei da vida. Crescei e multiplicai-vos.

Longe de querer ser o dono da verdade ou impor uma verdade absoluta sobre qualquer tema, principalmente sobre relacionamentos, algo tão intimo e pessoal - Pois em briga de marido e mulher ninguém mete a colher . -  Mas, o que irei abordar agora cabe a você aceitar ou não. Sinta-se livre.

 

Quando surge a pergunta Ficar ou me separar... significa que muita coisa já aconteceu. Significa que as frequências vibracionais entre dois indivíduos estão  fora de fase. O resultado disso pode ser  uma inevitável separação.

Mas, como saímos de fase..? No começo ele ou ela me dava atenção.. agora nem liga.. o que tenho? O que aconteceu? Ela tem outro? E blá e blá... 

De acordo com minhas observações, o campo de atração perdeu força e os indivíduos começam experimentar a força de expurgo. ou separação de partículas medianas.  

Nesse processo de instabilidade, muitos casais fazem de tudo: choram, se humilham, pedem perdão até quando são magoados, fazem terapias, chamam os parceiros para a terapia de casal, fazem encontro com Cristo, vão ao pai de santo e pagam para trazer o amor em 3 dias,  fazem despachos, matam passionalmente, se isolam, sofrem fazem sofrer (mesmo sem querer) começam trair.

A última palavra é a ponta de um ice berg que levei muitos anos para compreender.  Primeiro você é atraído... depois você é traído.  Imagino, que a traição é sentida com maior intensidade pelo atraído. Mas, isso é tão complexo que ainda tenho minhas dúvidas sobre isso. Mas, vamos aos fatos combináveis.  

No processo de atração, como não temos todos os campos de atração perfeitos, digamos que um campo esteja corrompido, enfraquecido ou que seja fraco. O parceiro que atraiu, tem uma parte preenchida, mas sente que o parceiro deixa a desejar.. por exemplo rola uma atração proventiva por exemplo, Mas, a pessoa, age de forma grosseira, tem uma baixa atração cognitiva, ou espiritual.. As cargas destas camadas como não estão em fase, geram atritos de convívio esses atritos aumentam e começam gerar um campo de repelência e dúvidas começam surgir, junto com elas brigas, descontentamentos, e enfim uma série de complicações e eventos que já sabemos. Quando estes atritos começam a desfazer o campo de  atração principal, pronto! Agora o fim está próximo.

Digamos que nessa situação, apareça um terceiro elemento na jogada, com campos de atrações que completem o individuo atrator, que nessa condição passa a se sentir atraído. Ou seja, todas aquelas faltas atrativas que o seu parceiro tem, ficam cada vez menos potencializada e perde força atrativa com maior intensidade. E as vezes um simples gesto, ou palavra ou ato é o suficiente para desencadear uma briga sem proporções. 

A presença de uma terceira partícula mediana na relação não é atoa, e não significa que ocorra uma TRAÍÇÃO. Pois existe um conjunto de princípios que fazem com que o atrator, agora atraído,  puxe o freio do ímpeto.

Mas, surge nesse momento o que o Freud chamou de a insustentável leveza do ser (o desejo). O desejo torna-se insustentável.

Desejo de que? Desejo de auto reparação ou completude. Esse desejo é tão forte, que obriga o individuo atrator tomar decisões da separação, deixando o individuo atraído sentindo-se o pior dos seres.

Fim da história?   Não!   Lembra dos processos iniciais da atração? Se a nova partícula mediana não apresentar todos os campos de atração o agora atraído começa sentir falta do antigo relacionamento, e isso vai ficar mais evidente quando o antigo parceiro conseguir sair da orbita atrativa... por isso que muitos ex maridos, ex namorados costumam ficar por perto, cercando, mantendo o campo de atração. Quando o campo é rompido. o atrator agora começa experimenta um tipo de dupla atração particular. Hora por um hora por outro. Fixa-se um conflito complexo.

E agora  o que fazer?

Surge uma dança atrativa e alguns indivíduos começam a estabelecer um padrão adoecido de relacionar-se. Mesmo que não queiram, sempre estarão buscando preencher um vazio com um terceiro elemento na relação e sendo assim: criam uma carapaça de mentiras e age sem escrúpulo ou sem se preocupar com os sentimentos dos outros.. Tudo isso porque não entendeu ainda sobre si mesmo. Sobre porque as  coisas acontecem e como fazer para agir diferente.

Porque isso acontece? Porque as relações esfriam?

 

O motivo deste emaranhado de acontecimentos ocorre devido a uma característica que só foi possível detectar observando a lei da gravidade e a lei do eletromagnetismo.  

Somos um emaranhado de moléculas  e  partículas  atômicas.   Essa condição quântica da qual estamos submetidos é a grande responsável pelos estados de atração e repulsão de tudo que está a nossa volta. Disse tudo!! Completamente tudo. Experimente ficar triste e falar de tristeza e verá o que vai atrair para si mesmo.   Portanto nossa condição de atrair é a principal força capaz de alterar nosso  curso. Como geramos um campo magnético com uma força forte ou fraca, passamos a nos envolver em relações que ou estamos no núcleo e pessoas orbitam em nossa volta ou estamos orbitando em volta de alguém.  

Quando estamos na condição de um elétron (dando voltas em torne de algo ou alguém) Nossa força atrativa está menor que a força que nos atrai. Isso significa que existe uma troca bioquímica psico-combinacional que nos prende a determinadas pessoas, algumas com intensidades superiores a nossos desejos e nossas vontades. A regra é simples, quanto maior a força de atração Psico-combinacional  ou seja, que tenha todos aqueles tipos atrativos em harmonia e equilíbrio, maior será nossa capacidade de atrairmos e fixarmos outras pessoas a nossa volta. Faz algum sentido agora cuidar de si primeiro?  Isso me lembra a frase de um amigo meu chamado Arnaldo Nascimento: Cuide do seu jardim , que as borboletas tendem a  ficar nele. 

Perfeito isso.

Não precisa elaborar algo tão complexo para explicar isso, quem consegue atrair muitas mulheres... um galã de novela ou um ilustre desconhecido, sem grana, sem fama, sem um padrão de beleza americana?  

Bom, mas, por outro lado, por que os casais de famosos logo se separam?

Notem a complexidade do assunto. entra agora o fator que considero fundamental nesse estudo.

 

O resfriamento das partículas medianas.

Como disse anteriormente somos partículas atômicas, logo  somos matéria e estamos sujeitos as mesmas leis da gravidade e da força magnética.   Comemos alimentos ricos em elementos pesados, como o ferro, alumínio, o sódio, lítio e tantos outros. E nosso organismo gera campo de forças eletromagnéticas que muitas vezes produzem descargas elétricas em escalas perceptíveis a olho nu. Quem nunca tomou um choque após encostar na porta de um carro?  Mas, e o que isso tem a ver com resfriamento das partículas medianas? ou com o fim dos relacionamentos?

Bem,  vamos por partes... 

Quando uma partícula com carga magnética esquenta demais. Esta partícula perde sua capacidade de atração magnética.  Para compreender este fenômeno, recomendo assistir alguns vídeos referentes as forças magnéticas.  Então, uma vez que essa partícula perdeu sua capacidade de atração, como ela passa a se comportar em relação a outra partícula que estava em proximidade. Fica sem força e não tem como ocorrer uma aproximação satisfatória que dependam das duas partículas em questão. Fica fácil perceber porque um filho passa a exercer uma força que mantém dois pais que se odeiam em uma relação?  Ou uma causa social, um trabalho ou qualquer outra situação particular comum aos dois seres atrator e atraído. Com a anulação dessa força de atração fica um vazio inexplicável entre as partículas, a relação esfria. 

 

Porque isso ocorre na prática da vida à dois ?

Quando a partícula atratora preenche seu campo atrativo que está em falta começa a diminuir a força de atração entre eles. Começam as crises, as brigas e ai o fim é só uma questão de tempo ou surja a habilidade dos dois em descobrirem como reverter essa situação.  Tentam viajar, tirar férias, vão para os lugares mais exóticos e caros do mundo... mas, ainda assim, uma estranheza os acompanham e um sentimento de vazio profundo, distância e  repulsa pelo parceiro parece insustentável.    Começa surgir uma necessidade de ficar longe, de sentir saudades.  Pois a proximidade do outro começa cansar.  Um deles começa se encher  até atingir o status de partícula carregada.  E se está carregada para que ficar mais próxima?  Essa é uma sensação de extremo sofrimento, para os casais que passam por isso. um quer ficar perto e o outro que sumir, ficar longe devido a força repelente. 

 

O que fazer para mudar essa situação?

Se aplicarmos a mesma lei de recarga de partículas pode funcionar. 

E como isso pode ocorrer?  

Ré esquentar essa partícula a temperaturas muito altas para que essa partícula volte a ter nova capacidade de atração.

A carga que perdeu sua capacidade atrativa, deve então ser submetida ao processo de reaquecimento e ser novamente aproximada da partícula atratora que agora sentirá uma força de  atração.  

 

Saída não assertiva

Nesse momento pode surgir  situações  como a traição , que em muitos casos é uma tentativa de salvar a relação.  Para fazer o parceiro notar sua presença, dar-lhe atenção, carinho, etc. 

Costuma  dar certo.  Mas, isso não é uma regra,  já que passa a ser  um jogo e como todo jogo uma hora alguém pode perder feio. Pode surgir sentimentos de  mágoas, ódio, vingança e em alguns casos até de morte.  

Com todos estes sentimentos  despertados  o parceiro  traído pode desenvolver uma energia de repulsa.  Através da auto inversão dos campos. Que é com certeza assunto para um outro artigo.  

 

Saída assertiva

Cuidar do fortalecimento do  seu campo de atração psico-combinacional.

Na prática, existem alguns jeitos por ex.: Quando um dos parceiros cansar de correr atrás de quem está frio (saciado) na relação,   conseguir ter outros focos e deixar de alimentar esse parceiro com certas atitudes que esfriaram a relação.   

A extinção de determinados comportamentos pelo parceiro rejeitado vai produzir um sentimento de falta no atrator e o jogo de papéis pode ser invertido.   O processo pode  começar a ser revertido.  Mas, isso não é regra, já que o outro pode conhecer alguém e se sentir mais completo em uma nova relação. Caso isso ocorra a saída mais assertiva é aceitar a situação e deixar o outro ir.  

 

Despaixonites

 

Para ilustrar o efeito de um final de uma atração, adotei esse nome de DESPAIXONITE, que significa uma alteração transicional de estado Bio-psico-físio-Élétrico em uma relação.

A despaixonite é essa sensação de sentimentos desagradáveis quando os casais estão se separando.

O que acontece quando a relação tá está esfriando?. De acordo com a teoria das cordas, todos os seres estão interligados por Supercordas, se formos beber na fonte da metafísica encontraremos as ligações dos corpos através de fios de pratas a fonte suprema. Quando passamos a estabelecer com uma outra pessoa uma relação de sentimentos profundos e laços de amor. Essa supercorda invisível, torna-se muito forte e passamos a ter uma sensação maravilhosa quando iniciamos uma relação com alguém. Mas, quando esta relação começa a chegar a seu final experimentamos uma dor na alma como se estivéssemos sendo cortados por navalhas na própria carne do peito. Agora imaginemos que quando estabelecemos essa relação, e todos os campos de atrações se unem por afinidade, a super força invisível é tamanha, que passamos a ter sinais invisíveis da presença do outro, quando a pessoa está feliz, triste, em perigo.. É só analisar as dezenas de casos das mães com os filhos, que nutrem e tem um laço de amor maternal intenso. Imaginar um fim de um relacionamento é tão sofrível quanto experimentar uma perda de um ente querido. Fica um vazio, um aperto uma dor que não tem cura. Essa dor, que começa com o desligar dos campos, imprimem na alma um registro de sofrimento intangível. Devido as forças de expurgo (Efeito das correntes elétricas de por ex.: um ferro ligado a tomada, quando é desligado sai uma faísca), acontece a mesma coisa com as Moléculas Medianas que somos nós. Muitos não sabem como lidar com esse luto  ou falta do outro e se entregam ás crises depressivas, outros buscam nas drogas uma forma de escapar do problema, outros correm para a religião, outros ficam arredios e aversivos aos relacionamentos. E por que não entendem. Não conseguem conviver com a ideia do fim dos ciclos.

Tudo é ciclo combinável. E se os ciclos dos campos de atrações estão em harmonia as relações são duradouras e só se encerram com o final do fechamento do grande ciclo transicional do corpo material ou seja, a morte.  

A busca por essa consciência fará aos indivíduos atratores e atraídos obterem uma compreensão, que vai além das ligações por atrações psico-combinacionais. E  acabará descobrindo, que somos energia em movimento e nossos sentimentos  e emoções estão atados a leis do universo que são mais fortes que supomos existir. 

 

 

Conclusão.

 

A intenção de escrever este artigo foi trazer uma nova perspectiva sobre um assunto que intriga a humanidade. Os relacionamentos.   

Respondendo as perguntas iniciais  

Será que se atraem? Sim os opostos se atraem

Porque se atraem? Para entrar em homeostase ou completude.

Como se atraem?

As atrações podem ocorrer de difentes tipos

 Atração Física, Atração proventiva, Atração sexual, Atração afetiva, Atração protetiva, Atração Cognitiva/Intelectual, Atração profissiva, Atração espiritual, Atração Bioquímica. 

A somatória destas atrações eu chamo de atração Psico-combinacional,  que determinam  a situação dos envolvidos nos  relacionamentos.  

Todos nós humanos, estamos sujeitos a leis irrefutáveis da natureza e quer queiramos ou não, estas leis exercem uma força forte ou fraca sobre nós e sobre nossos relacionamentos.

Na condição de partícula mediana cabe a nós atuar de maneira ampla ou restrita rasa ou profunda,  quente ou fria, forte ou fraca numa relação. E de acordo com a lei da vida somos seres gregários e buscamos crescer e nos multiplicarmos  para garantir a sobrevivência de nossa espécie. 

Fica fácil perceber, que todo relacionamento no inicio pode ocorrer de forma mais caliente e ir esfriando gradativamente, ou começar assim, sem muitas pretensões e tomar  proporções  atrativas saudáveis  e duradouras.

Tudo isso só vai depender do grau de consciência dos envolvidos nessas relações e de um poderoso campo atrativo entre duas pessoas que são os  campos combinacionais.

Tudo leva crer, que esse principio de interação condiciona a qualidade das relações interpessoais.  E que a falta de determinados conhecimentos pode tornar uma relação saudável em um verdadeiro tormento. 

Concluo, que cabe a cada ser,  expandir a consciência.  Devendo  cuidar de seu jardim e plantar em si as mais belas flores, para atrair sempre as mais lindas, perfeitas  e imperfeitas borboletas.

 

Uildon Calixto

Psicólogo