Especialidade atua na correção da posição dos dentes e ossos maxilares A ortodontia é uma das especialidades da odontologia, criada especificamente para prevenir e corrigir a má oclusão dos dentes e dos ossos maxilares. De extrema importância para a saúde bucal, pode-se recorrer à ortodontia em qualquer fase da vida, desde a infância – em torno dos sete anos – até a terceira idade.

Há uma série de contratempos causados pelos dentes mal posicionados, a começar pela limpeza: dentes tortos dificultam a higienização, podendo acarretar no acúmulo de tártaro, inflamação da gengiva e formação de cáries. “A má higienização pode deteriorar os dentes com mais rapidez, causando, além dos problemas naturais de falta de higiene, a possível perda do dente”, alerta a profissional de ortodontia em Curitiba, mestre em Odontologia com área de atuação em Ortodontia e Ortopedia Facial, Fernanda Baboni.

Além dos problemas de higienização, é muito comum que o mau posicionamento dos dentes e ossos maxilares gere dores na cabeça, no pescoço, ombros ou costas, devido ao posicionamento errado dos ossos e possíveis alterações na mastigação. A dentista Fernanda Baboni explica que, quanto antes diagnosticado e iniciado o tratamento, melhor e mais rápido será o resultado.

Outros problemas relacionados aos dentes tortos são a sobremordida (quando os dentes superiores cobrem os inferiores), a mordida cruzada, a mordida aberta (dentes superiores não tocam os inferiores), a diastema (espaços entre os dentes), o apinhamento (dentes tortos), entre outros.

Tratamentos

O tratamento ortodôntico é realizado por meio de aparelhos, que podem ser fixos ou móveis. Atualmente, existe uma série de modelos de aparelhos para a escolha do paciente. Para que o tratamento possa ser iniciado, a consulta e o acompanhamento de um profissional de ortodontia é fundamental. “Com exames clínicos e análises é possível diagnosticar a necessidade do tratamento com aparelhos, qual o melhor modelo e tempo médio de uso”, afirma a profissional de ortodontia em Curitiba, Fernanda Baboni.

A ortodontia, além de prevenir e corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, melhora a aparência e estética do sorriso e a autoestima do paciente, resultando em bem-estar e uma boca saudável.

Para saber se necessita de um tratamento ortodôntico, agende uma consulta!