O laser está cada vez mais presente no universo estético. O seu poder energético tem vários usos e permite tratamentos menos invasivos e com resultados mais rápidos.

O laser é um feixe de luz conduzido em forma de onda energética, é uma radiação luminosa monocromática amplificada emitida através de um cabo. Os raios são direcionáveis e podem ser focalizados em pequenas superfícies. Quanto menor a superfície mais alta pode ser a intensidade do mesmo.

O laser tem três propriedades físicas básicas: absorve energia, emite ressonância e excita a matéria. Ele pode ser de emissão contínua ou por meio de pulsos (reais ou caóticos), por raios ultravioletas, infravermelhos ou luz visível. Cada tipo de laser tem suas propriedades e é usado para um tipo de tratamento, devendo ser tomadas as precauções especificas de cada um. O laser infravermelho tem efeito térmico (geram calor), o ultravioleta tem efeito foto-químico, e a luz visível têm efeitos elétricos e mecânicos, dentre outros.

O laser começou a ser utilizado em procedimentos médicos na década de 60, estando presente nas áreas de dermatologia e cirurgia plástica. Na década de 70 publicações médicas mostram resultados positivos em lesões da pele e tatuagens. A partir de então o seu uso foi ampliado para diferentes doenças de pele, além de pequenas cirurgias e o uso em tratamentos estéticos com gordura localizada. Hoje se empregam diversos tipos de laser e seu uso é recomendado para quem quer evitar procedimentos invasivos, pois as fibras óticas são pequenas e podem ser facilmente introduzidas em qualquer parte do corpo, acedendo o interior e tratando o problema com facilidade.