Resumo

A doença de Alzheimer causa problemas de memória, raciocínio e comportamento. No estágio inicial, os sintomas da demência podem ser mínimos, mas como a doença causa mais danos ao cérebro, os sintomas pioram. A taxa de progressão da doença é diferente em cada pessoa, mas, em média, as pessoas com doença de Alzheimer vivem cerca de oito anos após o início dos sintomas. Embora atualmente não haja tratamento que detenha a progressão da doença de Alzheimer, existem medicamentos para tratar os sintomas da demência. Ao longo das últimas três décadas, a pesquisa sobre demência trouxe informações mais profundas sobre como a doença de Alzheimer afeta o cérebro. Atualmente, os pesquisadores continuam buscando tratamentos e cura mais efetivos, bem como formas de prevenir a doença de Alzheimer e melhorar a saúde do cérebro. Objetivo: Abordar a importância da aplicação de novas tecnologias como forma de amenizar e atenuar os impactos da doença de Alzheimer em idosos. Para a obtenção de dados com embasamento teórico-científico, em um período, em maior parte, de 10 anos. O estudo apresentará uma abordagem qualitativa, pois descreverão ações, através do aprofundamento da compreensão da organização, métodos aplicados.

Palavras-chave: Alzheimer; Neuropatologia; Sintomas; Cuidados; Complicações

Introdução

 

        A doença de Alzheimer (DA) é classificada como um mal neurodegenerativo que afeta as capacidades cognitivas do idoso, interferindo no comportamento, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. De início, o idoso perde a sua memória mais recente, mas pode se lembrar com precisão de acontecimentos de anos atrás. O Alzheimer é uma doença de grande impacto no cotidiano da pessoa, pois afeta, dentre outras coisas, a capacidade de aprendizado, compreensão, orientação, atenção e linguagem. A pessoa se torna, cada vez, mais dependente da ajuda dos outros, pois isso se torna necessária algumas mudanças no meio familiar. Por isso torna-se necessário à ajuda de familiares ou cuidadores no auxílio da locomoção, alimentação do idoso, ou seja, para rotinas básicas.

       Quando um paciente é diagnosticado com a DA, acontecem algumas mudanças necessárias no comportamento da família, pois todos os membros são afetados, em graus diferentes. Isso pode ocasionar o afastamento de alguns membros por vários motivos, entre eles: vergonha ou por não entenderem ou não saberem sobre a doença. Cuidar de idosos é ter consciência, aceitação e um reconhecimento amplo, tanto do aspecto individual como coletivo, do envelhecimento como um processo inerente e existencial.  O processo de cuidar é um exercício que ocorre com o passar do tempo, não sendo planejado. Em suma, o trabalho visa mostrar como a tecnologia entra nesse aspecto como forma de amenizar os impactos da DA, de forma em que estimula as funções cognitivas do idoso. A doença de Alzheimer não tem cura, então a tecnologia, em suas diversas esferas, atua como forma de controlar os impactos de tal doença na vida do idoso.

        Este trabalho justifica-se na eminente necessidade de apontar os estudos e aperfeiçoamento em tecnologias no intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos que sofrem com a doença de Alzheimer. Mostrar, através de uma revisão literária, a importância da pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias no âmbito da saúde mental dos idosos, inserida na contextualização do envelhecimento como um processo individualizado com potencialidades únicas e diferentes. O presente estudo irá expor os possíveis benefícios que tais tecnologias possam proporcionar para o idoso acometido pela doença de Alzheimer. As estratégias terapêuticas no comprometimento cognitivo e funcional do idoso. Expondo assim que a ciência está em constante evolução e prol da melhoria da saúde, tornando um incentivo e motivação na vida acadêmica.

       Com o avanço da medicina e das inovações terapêuticas no combate com o tratamento, prevenção e controle das patologias neurodegenerativas fica a seguinte pergunta: Em que sentido a aplicação de novas tecnologias contribuem no controle da doença de Alzheimer em idosos?

      Abordar a importância da aplicação de novas tecnologias como forma de amenizar e atenuar os impactos da doença de Alzheimer em idosos.  Contextualizar sobre a doença de Alzheimer: o local que é afetado, os sintomas e diagnóstico; abordar sobre as tecnologias empregadas no intuito de amenizar e controlar os sintomas; apresentar o enfermeiro no processo educativo para cuidadores do mal de Alzheimer.

       Na elaboração desse trabalho, se utilizará a pesquisa de caráter bibliográfico, no qual através das obras de vários autores se encontrarão os fomentos necessários para a elaboração teórica deste trabalho. Objetivando principalmente, encontrar as respostas mais efetivas na literatura para ajudar a entender a importância da inserção de novas tecnologias no tratamento da doença de Alzheimer em idosos. A pesquisa se iniciará por meio de um levantamento do referencial teórico em periódicos de plataformas científicas, como Scielo, Google Acadêmico e no PubMed, sites, jornais e livros para a obtenção de dados com embasamento teórico-científico, em um período, em maior parte, de 10 anos. O estudo apresentará uma abordagem qualitativa, pois descreverão ações, através do aprofundamento da compreensão da organização, métodos aplicados.