O turista sempre se informa antes de uma viagem?

Só com a conscientização dos turistas sobre o que é o turismo sustentável e como integrá-lo às viagens podemos utilizar o turismo como uma ferramenta de preservação ambiental e sociocultural.

As empresas nos destinos turísticos cada vez mais adotam práticas sustentáveis, e assim como em todo o planeta e em todos os setores podemos dizer que é questão de tempo para que seja uma medida obrigatória para a própria sobrevivência das empresas.

Muito se discute em relação integração da sustentabilidade no setor e o aumento das tarifas, existe uma polêmica sobre pagar mais por serviços e produtos de empresas que possuem um sistema de gestão da sustentabilidade.

"Ser sustentável" demanda investimento, porém se as práticas adotadas forem planejadas e monitoras é possível obter retorno em prazo determinado.

Sendo assim ao invés do aumento das tarifas será possível oferecer aos viajantes além da preservação ambiental e sociocultural do local, tarifas mais competitivas através da economia que a empresa poderá gerar através da redução no consumo de água, energia, entre outros insumos, melhor qualidade de serviços e produtos, através da seleção de empresas parceiras e fornecedores, de treinamento e melhores condições de trabalho e renda para funcionários.

Quais as vantagens em ser um TURISTA CONSCIENTE?

O TURISTA CONSCIENTE, com certeza desfruta muito mais das suas viagens, pois sabe como viver inesquecíveis experiências culturais. Ele tem ciência de como se aproximar das pessoas locais e como conviver para conhecer suas tradições e fazer amigos que podem trazer além de vivências novos conhecimentos e surpreendentes visões de mundo.

Os viajantes que sabem planejar e escolher suas viagens tem consciência que estão fazendo bem para o destino, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas que querem preservar lugares que “merecem” ser visitados, que oferecem o desfrutar de paisagens e entretenimento.

As empresas que praticam a sustentabilidade são conscientes da preservação ambiental, social e cultural e portanto podem proporcionar um ambiente de natureza preservada, além de oferecer experiências culturais originais, o que torna produtos e serviços superiores em qualidade e possivelmente melhor custo benefício.