É interessante perceber o contexto em que vivemos e para o qual somos constantemente desafiados a participar. A dinâmica da sociedade , norteia toda uma complexidade pautada no individualismo e no achismo. Sem a devida compreensão das equações que contemplam a inteireza do que somos, jamais chegaremos a uma definição que seja, ao mesmo tempo, inquestionável e verdadeira para nós mesmos, em primeiro lugar. 

O divisor de águas para a efetivação do processo de transformação e inovação, passa por uma definição e organização instrumental. A instrumentalização de comportamentos, é uma ferramenta essencial para a clarificação das ideias. O ser humano, contempla toda uma problemática resultante da elaboração de conflitos, pertinentes aos vários percursos que somatizam suas experiências.

Aliado a isso, estão as influências do meio externo que se colocam como barreiras, na tentativa de diminuir as forças de cada um e propiando um sentimento de autocomiseração que, fatalmente, resultará, na inaptidão e no desânimo.