Esse artigo é sobre a importância de ter uma boa alimentação durante a gravidez. Vamos focar no que uma grávida não deve comer e dar dicas do que não pode ser incluído em sua dieta. Esperamos que no fim, você esteja mais consciente do que você e seu bebê devem ingerir!

Há um equivoco na velha frase: grávida tem que "comer por dois". Nesse caso, não é comer mais, porém melhor. Veja agora quais alimentos devem ficar longe de você no período de gestação.

Quais alimentos a grávida tem que evitar?

 Não existe tanta restrição assim. Na verdade, gravidez não é doença e a gestante pode consumir quase tudo, mas é bom evitar alguns alimentos, como:

1.      Alguns peixes

Peixes e frutos do mar crus ou mal cozidos, como ostras e sushi (o sushi pode ser comido se o peixe tiver sido congelado); peixe espada, cação e carne de tubarão, que contem altos níveis de mercúrio; o atum não deve passar de uma lata ou dois filés frescos e bem preparados por semana.

Em relação a outros peixes, porém, não há restrição e até fazem bem a você e ao bebê.

  1. 2.       Alguns queijos

Queijos de casca branca, queijos com fungos, queijos do tipo frescal ou minas, que podem ser preparados com leite que não seja pasteurizado. O problema desses alimentos é a possível presença da bactéria que causa a listeriose, doença que pode ser prejudicial ao bebê.

3.      Alguns tipos de Carnes, ovo cru e bebidas

Também se deve evitar a carne bovina, mal passada ou crua; bife de fígado e miúdos para evitar grande quantidade de retinoica da vitamina A, prejudicial ao feto; carne de porco mal cozida; receitas com ovos crus: gemada, ovo frito ou mexido com a gema mole, massa de bolo, mousses, pudins etc. A precaução é para evitar que bactérias afetem o bebê.

  1. 4.       Alimentos que causam alergia

Se você tiver casos de alergias na família, por alimentos como castanhas, nozes, e amendoim, por exemplo, evite esses alimentos na gravidez; descarte as bebidas alcoólicas, pois consumir há divergências sobre danos graves que podem ocorrer à criança; em relação a café (e toda bebida que tiver cafeína), não tome mais duas xícaras por dia. Opte por bebidas descafeinadas.

Na dúvida, consulte um nutricionista ou até mesmo peça dicas a seu médico. Enquanto isso, não deixe de conhecer esta belezinha, uma camiseta para grávidas, que deixará sua espera pelo bebê muito mais divertida e fashion!