1 INTRODUÇÃO

   Sabe-se que a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, ou seja, a razão, os sentimentos, os pensamentos, e as atitudes. Sendo assim, o corpo e a mente são estudados pela Psicologia de forma integrada e não apenas separadamente.

   O psicólogo é um profissional formado na área de psicologia, deste modo, busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. Dessa forma, o objetivo final é a saúde mental do indivíduo, para que este possa ter uma boa qualidade de vida. Nota-se que com a resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo, e também com seus pensamentos, medos, desejos e sentimentos.

   A escola é um espaço de extrema importância, pois as crianças aprendem a se socializar, a interagir, a respeitar e a acumular conhecimento para a vida e para o trabalho. Na escola, ocorrem diversas trocas, afetivas, emocionais. Pode-se afirmar que a escola é o segundo ambiente mais importante na vida social de um ser humano. É lá que, com a ajuda dos educadores e pais, que um sujeito vai se constituindo como ser pensante e questionador. A escola poderá conservar isso, despertando em seus alunos potenciais criativos, curiosidades, talentos. 

   Dessa forma, o psicólogo é de extrema importância no contexto escolar tanto para mediação de alunos, quanto de professores, pois trabalhará na busca de resolução de conflitos e para proporcionar a saúde mental da instituição escolar. De acordo com Nascimento et al. (2014), o papel do psicólogo na área escolar será voltado para trabalhar com o conhecimento específicos da Psicologia, assim com o conhecimento das questões educativas.

 

2 OBJETIVO

O texto em questão tem como objetivo enfatizar a importância da atuação do psicólogo no contexto escolar. O presente artigo é bibliográfico.

 

3 DISCUSSÃO E RESULTADOS

 

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”. Jean Piaget.

 

   A escola é o lugar de se construir indivíduos, pois é um campo que permite a construção de pensamentos, valores e sentimentos. Neste sentido, psicólogo é o profissional que atua em prol da reflexão das atitudes dos indivíduos, dando suporte e orientação. Sendo essencial a atuação do psicólogo dentro do contexto escolar.

   O psicólogo colabora para a compreensão e mudança, se necessário, do comportamento de educadores no processo de ensino e aprendizagem e nas relações intra e interpessoais que ocorrem na escola. O psicólogo auxilia e orienta crianças e professores a elaborarem questões difíceis. Além de orientar pais ou responsáveis visando facilitar o acompanhamento e o desenvolvimento escolar.

   Nesta perspectiva, citamos algumas atividades que o psicólogo tem como responsabilidade realizar na escola:

Elaborar e aplicar métodos e técnicas psicológicas que se fizerem necessários para a saúde mental de todos na instituição escolar (alunos, professores, diretores, supervisores e ajudantes de serviços gerais).

♦ Promover trabalhos e reuniões com a diretora, professores e as famílias dos estudantes.

♦ Realizar diagnóstico e intervenção psicopedagógica em grupo ou individual, relativo a comportamento de alunos e educadores.

♦ Promover uma melhor receptividade do aluno e sua auto-realização.

♦ Propiciar o desenvolvimento intelectual, social e emocional do ambiente escolar.

♦ Supervisionar, orientar e executar trabalhos na escola, como: aplicar dinâmicas, jogos, atividades de reflexão, palestras.

♦ Realizar trabalhos na escola com interação com a comunidade, dentre outras tarefas.

   O psicólogo é o profissional capacitado, pois possui o conhecimento da subjetividade do indivíduo e das questões da coletividade, atuando em favor do bem-estar da comunidade. De acordo com Silveira e outros (2007, p. 20) enfatizam que “sua participação ética, crítica e articulada, o psicólogo pode ser um ator social importante, sensível às demandas sociais e criativo na busca de soluções”.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

   Concluímos que o psicólogo é um especialista do comportamento humano, no qual utiliza suas técnicas e métodos científicos como meio de estratégias e intervenções para auxiliar as pessoas a superarem suas queixas. Dessa forma, o psicólogo ajuda as pessoas a superarem problemas de relacionamento, medo, frustração, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias psicoativas e promove a psicoeducação de crianças. Ressaltamos que, o psicólogo ajuda as pessoas no seu autoconhecimento.

   O psicólogo na escola atuará em favor da saúde mental dos indivíduos. Sendo assim, o psicólogo educacional desenvolve o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem. O psicólogo na escola foca a sua atenção nas necessidades das crianças, observando o desenvolvimento das capacidades e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Percebendo se há déficit de atenção, hiperatividade e problemas emocionais com as crianças.

   É necessário um psicólogo na escola, pois além de participar juntamente com a equipe na construção do processo pedagógico da escola, atua desenvolvendo relações grupais para que a equipe da instituição escolar possa cada dia melhorar suas relações interpessoais. Neste contexto, a Psicologia Escolar, como campo de atuação profissional do psicólogo, além de produção científica, logo “caracteriza-se pela inserção da Psicologia no contexto escolar com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem e da relação entre esses dois processos” (OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO, 2009, p. 658).

 

5 REFERÊNCIAS

NASCIMENTO, Jandir Gomes; et al. A atuação do psicólogo no contexto escolar. Psicologado, 2014.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. Psicologia Escolar: Cenários Atuais. Revista Estudos e Pesquisa em Psicologia, p. 648- 663, 2009.

SILVEIRA, Andréa Fernanda et al. Caderno de psicologia e políticas públicas. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007.