Ao pensarmos na evolução da humanidade, veremos que muitos foram os caminhos percorridos em sua trajetória ao desenvolvimento. A evolução se deu através de seus questionamentos. Indagar sobre o seu passado e sobre o seu futuro levou o ser humano a fantásticas realizações, a descobertas extraordinárias e inovações que marcaram profundamente sua forma de vida. Necessidades relacionadas a viver mais e melhor, a conhecer, conquistar e aprender levou o homem a buscar respostas que puderam ajudá-lo a esclarecer sobre sua existência e a sua relação com a natureza.

Já nos primórdios de nossa civilização, esse instinto fez com que surgissem novas formas de pensar o mundo para garantir maior segurança, conforto e satisfação. O homem aprendeu a conviver em grupo para caçar, lutar pela defesa de seu território e, principalmente, para enfrentar as adversidades da natureza.

A cada nova era, a cada nova configuração de sua forma de vida, mais uma etapa era superada, mais um passo era dado na construção do futuro.
Em todas as áreas do conhecimento humano, sempre houve grandes pensadores, grandes inovadores ? homens posicionados à frente de seu tempo. Homens que ousaram questionar, desafiar e lutar para construir o futuro. Homens como Galileu, Copérnico, Isaac Newton, Thomas Edison, Albert Einstein, Karl Marx, Freud e tantos outros, que marcaram profundamente a vida humana e ficarão eternizados nos anais da história.

Os "questionamentos" tornaram-se a essência de sua vida!

Fatos marcantes, como a descoberta do fogo, da roda, o primeiro tear, a primeira máquina a vapor, o surgimento da aviação, do computador e as viagens ao espaço pontilharam o seu desenvolvimento.

Simultaneamente, a estes avanços, ocorre o crescimento da população e, inevitavelmente, a interação entre povos e culturas fez crescer também o mercantilismo e intensificar a competitividade. Dentro deste contexto de busca da melhoria nasce o capitalismo e, consequentemente, a globalização.

Novas etapas se abriram para a construção do futuro da humanidade e, conseqüentemente, novos conhecimentos e novos problemas são incorporados ao processo evolutivo do homem. Nasce uma nova configuração social, uma nova forma de interação entre os povos, mas também, cresce a pobreza e a desigualdade entre os homens.


Motivados pelo modismo, sexo e ilusões, a população e as classes menos favorecidas vão crescendo e sendo empurrada pelo rolo compressor da evolução e da modernidade, para as periferias das grandes capitais.

É cada vez maior a distância que separa o sonho e a realidade dessa gente.

Mas, o povo do novo mundo, agora conectado à internet e ligado a um aparelho de TV, por onde transitam os seus desejos e se alimentam de fantasias e ilusões, começam a perceber que algo está errado. Esse mundo não é tão belo quanto parecia ser. Desesperados por ver e sentir que na vida real os velhos fantasmas, tais como o desemprego e a fome, ainda rondam a cidade, é necessário buscar alívio para esta frustração em um copo de bebida, em um cigarro ou numa droga qualquer que possa aplacar essa angústia e desilusão; coisa que o velho futebol parece não dar mais conta de cumprir o papel.

Mesmo com a visão embaçada e os pensamentos confusos, essa gente sofrida, percebe que há uma redoma de vidro que insiste em isolá-los de alguns prazeres e possibilidades que parecem pertencer apenas a uma pequena parcela da população.

Até mesmo as crianças, que antes, o maior delito era a desobediência apenas aos pais, agora vagam pelas muralhas da redoma, procurando uma brecha, uma rachadura, para dar uma olhada e, se possível, furtar objetos para sentir o gosto que tem a vida do povo do outro lado da muralha da redoma de vidro.

Algo está muito errado!

Parecem comprometidos os valores e propósitos pelos quais a humanidade deu os seus primeiros passos e pelo que tanto lutou, a busca de um futuro onde possa perpetuar o seu antigo desejo de conhecer, questionar, indagar, superar obstáculos para viver mais e melhor, removendo a redoma da injustiça e da desigualdade social.

Isto sim é liberdade!