O PODER DO ACREDITAR E DO AGIR E O AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL

 Dentro de nós existem forças que nos impulsionam a ser alguém.

A nossa prosperidade tanto pessoal como profissional depende do entendimento de alguns conceitos, sem os quais não há como prosperarmos.

No artigo anterior falamos sobre a força do querer e agora é hora de discorremos sobre a força do acreditar e do agir. Essas forças dependem muito do nosso estado psicológico, do nosso querer. Se a nossa autoestima/autoconfiança estiver baixa, viveremos cheios de dúvidas a respeito de nós mesmos. Nada nos animará, porque nos faltará a convicção de que seremos capazes de superar os desafios do mundo. O ser humano sem autoestima e autoconfiança está à mercê do desânimo e da vulnerabilidade. Inevitavelmente, fracassará.

Assim, a prosperidade pessoal e profissional depende, sobretudo, do quanto cada um de nós acredita em sua própria capacidade. A energia que nos impulsionará aos nossos objetivos só se manifestará se acreditarmos em nós mesmos; caso contrário, nossos sonhos e desejos serão apenas possibilidades, nada mais.  

O autoconhecimento é fundamental. Ele nos revelará quais os aspectos em que somos fracos ou fortes e nos ajudará a corrigir as nossas deficiências. Assim, a autoconsciência/autorreflexão nos dará recursos para gerenciar de forma adequada o nosso mundo interior. 

Cada um de nós deve ser o mestre de si mesmo. Cada um de nós deve traçar o seu itinerário. Para isso, é importante avaliar as circunstâncias que nos envolvem e determinar as mudanças que deverão ser implementadas. Mas antes é preciso que nos libertemos das influências do passado e do futuro. A nossa atuação tem como objetivo o presente, o aqui e o agora. À medida que mudanças vão ocorrendo na maneira de pensar e sentir, transformações irão acontecendo também nas experiências vivenciais.

Como na visão vivencial, todo poder vem do interior. Não existe nenhum poder real fora de nós, pois a fé e a esperança estão em nossas almas e precisam do nosso acreditar para poder se manifestar. O poder da vida ou do universo trabalha através de nós e não para nós. Somos canais por onde flui este poder, uma vez que são nossas escolhas que dirigem nossas vidas. Ninguém tem poder sobre a vida e o destino do outro, a menos que haja permissão. Não são as pessoas e os nossos relacionamentos que nos dão forma e sim as nossas escolhas. Os nossos encontros e desencontros apenas nos orientam, mas não determinam as nossas transformações. Se as experiências vivenciais tivessem o poder de nos transformar, pergunto: Por que será que mesmo tendo consciência do meu sofrimento, continuo sofrendo?

Prestaram atenção!!! Só sou envolvido por uma “nova necessidade” quando estou em busca dela.

Como para o autogerenciamento vivencial, toda escolha vivencial é consciente, orientada por uma necessidade interior, cada um de nós é responsável pelo que escolhe.  A experiência da realidade é criada através das nossas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, sentimentos, pensamentos e ações. Ficar reclamando da vida, das pessoas, de Deus, é estagnar-se mentalmente. É preciso pensar diferente, mudar as escolhas. Só assim a energia do acreditar dissipará os nossos entraves interiores, possibilitando uma nova maneira de ser e, conseqüentemente, de viver.

Ao eliminar os entraves que estão dentro de nós, estaremos, sem sombra de dúvida, anulando os que são exteriores, pois estes só têm força por causa dos primeiros. Quando resistimos a algo, ele persiste. A energia flui para onde a atenção se concentra. Os pensamentos e sentimentos formam uma trilha por onde a experiência chega.  Cuidado com as trilhas que são demarcadas na vida.

Enfim!!! É preciso acreditar em nós mesmos, descobrir a nossa própria lucidez, deixar que ela se expanda em nosso interior, só assim superaremos as nossas dificuldades vivenciais. Caso contrário, nos sentiremos fracos, deprimidos e desanimados e conseqüentemente vencidos.

A força do acreditar indexada ao querer e ao agir, nos torna poderoso. Assim, quando nos julgamos merecedores, não haverá nada no mundo que nos impeça de lutar pelo o que desejamos

Ao acreditar que conseguirá o que se deseja é o primeiro passo para começar a obter o que se deseja.

Fique esperto!!!!A certeza do milagre está no necessitado, que ao acreditar com toda a sua energia que será curado, permite a cura. A cura se dá quando a mente humana se oferece inteiramente a ela.

 Para refletir:

Será que “a leitura” tem o poder de nos tornar pessoa autoconsciente de si mesmas. Será que cada vez que leio mais me torno uma pessoa melhor vivencialmente? Mito ou verdade?  

Para o autogerenciamento vivencial, em termos vivenciais, não há como uma pessoa se tornar melhor, mais sábia vivencialmente só com a leitura. Se não o que seria dos analfabetos ou semi-analfabetos e das pessoas que lêem pouco. As pessoas podem ser até iletradas, mas em termos vivenciais nada as impedem de serem sábias, já que para o mundo vivencial o aprendizado vivencial depende da autoconsciência/autorreflexão e não de verdades pré-estabelecidas e transmitidas através de livros, “verdades cognitivas”. È claro que não podemos esquecer-nos do seu poder de nos informar e orientar, mas jamais terão em si o poder de transformar vivencialmente as pessoas.

Cuidado!!! Ao olhar para o espelho e conseguir se vê, isso significa que continua autoconsciente/autorreflexivo logo capaz de interagir com a vida e seus imprevistos.

Porém, ao olhar para o espelho e só ver o espelho, cuidado está embotando a sua capacidade de autoconsciência/autorreflexão, logo já tem dificuldade em interagir com a vida e seus imprevistos.

Por fim, ao olhar para o espelho e não se vê e nem ao espelho, significa que embotou a sua capacidade de autoconsciência/autorreflexão, logo se tornou prisioneiro do “seu conhecimento cognitivo”.

Existem pessoas que só amam aquelas que correspondem aos seus desejos. Muito interessante!!!

Há pessoas que querem ser alguém não sendo ninguém. De fato será alguém, “um ninguém”.

Nunca se afaste da sua força interior, pois se assim o fizer, tornar-se-á um naufrago na vida.

Quem lhe disse que tem direito sobre o erro do outro. Experiências pessoais não lhe dão o direito de julgar e condenar o outro.

Embora eu já tenha muitas respostas, muitas dúvidas surgem a cada momento me alertando que continuo ignorante.

Se você é constituído só de certezas jamais saberá lidar com o inesperado e o desconhecido. Não se torne rígido, pois, para se amoldar a vida será preciso se derreter.

Só há uma maneira de a paz ser alcançada, se libertando do passado.

A ignorância também gera idolatria.Cuidadoooooooooooooooooooo

REFLEXÃO

Como sou eu

Que movo

A mim mesmo

Para aliviar

A minha dor

Por ser metade

De mim mesmo

Eu me derreto

Em lágrimas

Na vã esperança

Que a felicidade

Floresça

Com as lagrimas

Da dor

Esquecendo

Que a vida

É um quebra- cabeça

Que teremos

Que encontrar

Em cada peça

O seu lugar

E que é preciso

Aprender urgentemente

A lidar com

O meu lado escuro

Antes que ocorra

O eclipse vivencial.

Drº Cláudio de Oliveira Lima – psicólogo

Email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com