Um reagente é um material que é acrescido a um sistema de outros materiais com o objetivo de fazer uma reação química, ou que é aumentado para verificar se uma determinada reação acontece. Há também os conhecidos como reagentes analíticos que são usados para confirmar a existência de outro composto . Ao se comprar um kit de reagentes deve-se verificar que são compostos químicos de determinado padrão de pureza que poderão ser utilizados em análises químicas ou testes clínicos. Os graus de pureza que são exigidos são observados por entidades do governo que tem autorização para tal uso. 

Os reagentes quando fazem uma combinação entre si originam outras composições que deverão ser utilizados em outros nichos. Os determinados analíticos são aqueles que serão utilizados por laboratórios clínicos como matérias-primas para testes laboratoriais, sendo essenciais para se observar a existência de certas condições de saúde. A atenção em relação à extrema pureza de um kit de reagentes que será destinado a para um laboratório clínico é premente, considerando que determinadas condições de saúde de um indivíduo só serão diagnosticados por meio testes que utilizam esses reagentes.

 Existem diversas empresas que ofertam esse tipo de produto laboratórios ou farmacêuticos. É essencial verificar com frequência a qualidade desse material ao se fazer a compra. Verificar como a fábrica os oferta no sítio é um bom início. Devem constar informações detalhadas sobre cada conjunto, além de a empresa estar regulamentada pelos órgãos responsáveis para comercializar esse grupo de matéria laboratorial. 

 A empresa fabricante dos reagentes pode estar na responsabilidade pelo transporte dos produtos em questão até o lugar onde ocorreu a aquisição, garantindo que exista segurança absoluta nesse transporte e que o material não se deteriorará no decorrer do caminho. A correta manipulação do reagente igualmente deve se mostrar bem esclarecida em todas as embalagens considerando que é um ponto essencial para que aconteça o sucesso em todo o processo dos exames.

O descarte é mais um ponto que o fabricante deve fazer um esclarecimento com o seu cliente, levando em consideração que são materiais químicos, e que passam por uma identificação de saúde. O momento do descarte terá que vir a acontecer com muita segurança para toda a população e para ambiente em geral e esses itens deverão ser totalmente explicados. É importante que o comprador faça contato com o fornecedor dos reagentes se tiver perguntas sobre quaisquer fatores que estejam relacionados diretamente com a maneira de manipular, armazenamento, a maneira de descartar ou outro fator que se faça necessário apresentar algum esclarecimento.