Nos dias atuais, conseguir o DNA das células ou virótico, ou retirar o ácido desoxirribonucleico é muito utilizado pelos laboratórios médicos para identificar bactérias ou vírus que estejam na corrente sanguínea do paciente e também identificar doenças ou disfunções de ordem genética. Existem algumas tecnologias que surgiram para conseguir fazer esse procedimento e que dependem dos laboratórios médicos onde ocorrem. Afora o laboratório médico que é de confiança, o kit de extração de DNA da mesma forma tem que ser de ótima procedência, pelo fato de que ele é o grande responsável por um resultado preciso e sem margem de erros.

Existem certas técnicas que são empregadas para identificar doenças que venham com o nascimento, análises forenses e determinar genes que poderiam ser os precursores de certas doenças como o mal do câncer.

Alguns importantes exames que utilizam a extração de DNA para se chegar a diversos diagnósticos ou pré-testes:

- Extração de DNA acrescentando uma RNase;
- Determinada técnica que envolve moléculas e é capaz de fazer a identidade e a numeração de certas bactérias- FISH;
- Determinada técnica que pode fazer a identidade, e quantificação de vários padrões em grupos do mar -T-RFLP
- Exame que envolve sequenciar genomas e da mesma forma de elementos que digam respeito aos cromossomos e comparar com certos dados públicos pré-existentes.

Outros procedimentos que existem para a extração de DNA poderão ser comentado ainda, como a retirada de lipídios, somando certos tipos de detergentes, fazendo uso de métodos químicos ou físicos em uma amostra; remover as proteínas utilizando o o acrescer de uma protease, ou de mesma forma precipitar o DNA com um determinado álcool.

Quando pede-se exames médicos, e especificamente nesse caso, de DNA, é essencialmente importante que os resultados não mostrem dúvidas ou possam demonstrar alguma disparidade, já que se depende da matéria-prima com que se utiliza o teste para se ter absoluta certeza de que o resultado está equilibrado. As firmas que oferecem o kit de extração de DNA possuem certificado para poderem fornecer este produto e, anteriormente a isso, já fizeram variados testes que observam se estão aptos a fabricar e ser capaz de comercializar o kit de extração. Então, laboratórios clínicos que o compram já conhecem com antecipação que eles são pré-certificados pelos órgãos responsáveis por essa regulamentação. Como são produtos extremamente delicados, deve-se estar atento sobre o modo de envio da empresa fabricante, a validade que é exíguo, e as instruções sobre a estocagem de modo mais adequado, que não traga dissonâncias para o laboratório clínico que estiver comprando.

Para mais informações, visite: extração de dna ou venda de enzimas