1 INTRODUÇÃO

Neste artigo tivemos a oportunidade de falar  do livro “desenvolvimento humano” de Diane E. Papalia que retrata sobre a idade jovem adulta e idade adulta como um estudo cientifico .

Livro relacionado:

Nos mostra como as pessoas mudam e como as características permanecem estáveis  durante toda a vida, como cada período de desenvolvimento humano  é importante e tem como um dos objetivos analisar o desenvolvimento-físico, cognitivo e psicossocial do jovem e do adulto.

2 DESENVOLVIMENTO FÍSICO E DA SAÚDE  DO JOVEM ADULTO

2.1 Influências Comportamentais Sobre a Saúde e a Boa Forma

Pesquisas indicam que os jovens americanos são saudáveis mas o problema é o excesso de álcool, o excesso de peso e comportamentos prejudicial à saúde. A principal causa de morte entre os norte-americanos de 25 a 44 anos são os acidentes de carros. A publicidade equipara bebidas alcoólicas, a ser "adulto". Mas o assunto é sério e vai além das propagandas, o álcool usado a longo prazo causa cirrose e vários tipos de doenças e nos Estados Unidos foi considerado como problema de saúde mental.

A obesidade foi considerada como epidemia mundial,  devido  a ingestão de gorduras saturadas e transgorduras. Para ter uma boa saúde é necessário praticar pelo menos 30 minutos diariamente de atividade física.

2.2 Influências Indiretas Sobre a Saúde e a Boa Forma

A renda familiar influência na boa saúde e quanto menor escolaridade mais probabilidade as pessoas tem de morrerem por DSTs, suicídios , homicídios , ferimentos e doenças crônicas .

As mulheres tem maior expectativa de vida e vão ao médico com maior freqüência. O relacionamento das pessoas influência na saúde e promove um senso de significado para uma vida normal sem estresses.

2.3 Questões Sexuais e Reprodutivas

A falta de interesse sexual  e um dos problemas mais comum entre as mulheres jovens. Nos homens o problema e a ansiedade em relação ao desempenho sexual. A atividade hormonal protege as mulheres, mas devido ao o ciclo menstrual são acometidas pela “TPM”.

As doenças transmissíveis  é considerado um problema de saúde pública entre os jovens e pode ser o  problema de esterilidade entre as mulheres já no homem a esterilidade pode ser a baixa produção de espermatozóides  e a dificuldade para gerar filhos, mas a ciência já tem métodos  de reprodução assistida para ajudar as pessoas estéreis.

3 DESENVOLVIMENTO PERSPECTIVAS DA COGNIÇÃO ADULTA

O pensamento na idade adulta  ou pensamento Pós-formal é flexível, adaptativo e individualista, usa muito a intuição, emoção e a lógica. Há dois aspectos  da inteligência a criatividade e a  prática que os testes atuais não abordam.

A inteligência emocional está ligada a auto estima e ajuda uma pessoa a ser promovida, a conseguir sucesso, a regular suas emoções.

3.1 Desenvolvimento Moral

O desenvolvimento moral depende da experiência para ser desenvolvido na  idade adulta . Experiência depende do contexto cultural e princípios de cada cultura.

No sétimo estagio o desenvolvimento moral começa a ultrapassar as questões de justiça e vislumbrar que tudo esta ligado entre si.

A fé é desenvolvida pelo processo cognitivo de interação com outras pessoas.  A moral não difere entre homens e mulheres.

 

3.2 Educação e Trabalho

O estudo é uma chance de questionar e reformular conceitos, e o trabalho força o acadêmico a organizar seu tempo de maneira eficiente.

A escolha de uma profissão é uma evolução no processo cognitivo, trabalhos complexos podem dar confiança aos jovens adultos.

3.3 Educação no Local de Trabalho e Alfabetização de Adultos

Em países desenvolvidos a alfabetização está ligada ao status profissional e o  desenvolvimento de habilidades, como o pensamento critico.

As minorias (pobres, negros e mulheres)  apesar das leis de igualdade  ganham menos que os brancos e estão desempregados.

Os afro-americanos além de ganhar menos sofrem com a baixa qualidade de ensino enquanto as mulheres conquistam espaço e atuam em funções gerenciais  antes dominadas pelos homens.

4 DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO JOVEM ADULTO

Os grupamentos de traços foram realizados na tentativa de estudar o desenvolvimento psicossocial adulto, sabendo- se que a personalidade humana persiste da infância ate a idade adulta.

4.1 Os Alicerces dos Relacionamentos Íntimos

O relacionamento íntimo  dos Jovens adultos esta ligada a saúde física e mental. Têm a necessidade de revelar à outras pessoas e de pertencer a alguém, têm amigos, mas passam pouco tempo com eles, enquanto as mulheres são mais intimas em suas amizades.

Os homens e as mulheres tendem a escolher companheiros semelhantes para criar a família e continuar a herança genética. 

4.2 Estilos de Vida Conjugais e Não-Conjugais

O sexo antes do casamento hoje é aceito, mas o sexo extraconjugal  e a homossexualidade continuam sem aprovação. Homossexuais masculinos e femininos, têm dificuldade de assumir à desaprovação da família e da sociedade.

Alguns Jovens adultos preferem não casar quando resolve estão casando mais tarde principalmente em países industrializados, muitas pessoas preferem uma união estável onde o homem tem uma parceira fixa e a mulher a esperança de se casar. Cada pessoa escolhe o momento, a idade, conforme sua cultura, para contrair o matrimônio

O casamento depende da interação para lidar com conflitos. Pessoas jovens têm probabilidade de divórcio . Cada cultura tem um padrão familiar e na sociedade ocidental mudou bastante este conceito.

O casamento ainda é universal e atende as necessidades econômicas, emocionais, sexuais e sociais, além da criação dos filhos.

As pessoas estão  preferindo ter filhos mais tarde, principalmente pessoas com um grau de escolaridade maior.

A violência domestica existe e no Brasil a polícia  está sendo treinadas  para lidar com essa situação que já  combatida em outros países.

4.3 Paternidade e Maternidade Experiência de Desenvolvimento 

Com o desenvolvimento da criança os pais também se desenvolvem. Os homens tem a tendência de querer filhos mais que as mulheres.

Durante a criação dos filhos diminui a satisfação conjugal, dando lugar ao compartilhamento de tarefas. Isso pode melhorar ou piorar a relação.

A maioria dos casais opta por não terem filhos, por dedicação na profissão, preservação da intimidade conjugal ou indisposição de assumir um filho.

4.4 Como Vivem os Casais de Renda Dupla 

O estilo de vida de renda dupla pode estressar tanto o homem quanto a mulher. O positivo é que a renda dupla tira a família da pobreza e o negativo e que começa a rivalidade entre os casais e a culpa em relação as necessidades dos filhos.

4.5 Quando o Casamento acaba

As pessoas casam, divorciam e continuam tentando um segundo casamento ou um casamento misto.

Os divórcios aumentaram nos países desenvolvidos  principalmente nos Estados Unidos devido a  Independência financeira das mulheres e  aprovação de leis mais liberais.

Os cônjuges terão que  desligar emocionalmente um do outro, e aprender a lidar com o divorcio.

4.6 O Segundo Casamento e Ser Padrasto ou Madrasta 

A tendência das pessoas divorciadas é entrar no segundo casamento, contraindo outra esposa ou esposo, iniciando uma “família mista” que muitas vezes é menos estável  e quando há um problema com os enteados o padrasto ou a madrasta joga a culpa no genitor ou genitora da criança.

5 DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO NA IDADE ADULTA

5.1 Idade Adulta: Um Constructo Cultural

A idade adulta compreende entre as idades de 40 e 65 anos. É uma etapa distinta que tem suas próprias normas, oportunidades, papéis, desafios e crescimento pessoal.

O significado de meia-idade varia com a saúde, etnia, condição socioeconômica e cultura é marcadas pelas diferenças individuais cada vez maiores, baseadas nas escolhas, experiências bem como a constituição genética.

A meia-idade é uma época de se fazer um balanço dos anos vividos e dos anos que ainda virão e decidir como melhor utilizar a parte restante do seu ciclo de vida.

[...]

Revisado por Editor do Webartigos.com