CHAVES, Patricia¹
OLIVEIRA, Fernanda²

RESUMO:

O presente estudo visa a reflexão dos fatores multicausais do descolamento prévio da placenta. Este estudo foi realizado no período de agosto/outubro de 2008. Utilizou – se como método de pesquisa revisão de referências aqui citadas . Destacando os seguintes pontos: o enfermeiro nas consultas de pré-natal com gestantes de alto risco com incidências para descolamento prévio de placenta.e as intervenções em saúde. O contexto social vêm se mostrando preocupado com o bem estar da população e dentre eles a predisposição ao "descolamento prévio de placenta".
PALAVRAS CHAVES: Descolamento prévio de placenta. placenta, gestante de alto risco.

SUMARY: This study is a reflection of the factors multicausais advance detachment of the placenta. This study was carried out from August / October 2008. Used - whether as a method of research review of references cited here. Stressing the following points: the nurse in the pre-natal consultations with high-risk pregnant with implications for detachment of prior placenta.e interventions in health. The social context is showing are concerned about the welfare of the population and among them the willingness to "advance detachment of placenta."
Keywords: Advance detachment of placenta. placenta, pregnant women at high risk.

INTRODUÇÂO:

A gestação é caracterizada por alterações fisiológicas, físicas e emocionais, vivenciadas de forma distinta por cada mulher. Essas alterações são decorrentes de fatores hormonais e mecânicos, e devem ser considerados normais durante o estado gravídico. Conquanto, há alguns fatores que tornam a gestação de alto risco, para a mãe, para o concepto, ou para ambos, a exemplo do descolamento pr´vio de placenta. Como a gestação é marcada por etapas de desenvolvimento, a gestante precisa ser acompanhada sistematicamente durante a evolução da gravidez, com vistas a atender as suas necessidades, obtendo assim melhores resultados sobre a sua saúde e do recém-nascido. Durante o acompanhamento da gestante, os profissionais da saúde devem realizar intervenções preventivas, educativas e terapêuticas, tais como exames físico e obstétrico, vacinação, solicitação de exames de rotina, entre outras; ao passo que, de acordo com os dados obtidos e as necessidades, a gestante deve ser orientada, incentivada e ajudada a realizar o autocuidado necessário. Ressalta-se a relevância destas intervenções, tendo em vista que um outro ser está sendo formado, e que, se estes cuidados não forem efetivados, mãe e filho correm risco de vida.

A ciência da enfermagem está pautada numa ampla estrutura teórica . Assim, sendo o processo de enfermagem o cerne da profissão, é importante a sua utilização na assistência ao paciente, para nortear a prática da enfermagem. Porém, necessário é que este processo seja embasado numa teoria de enfermagem, para que possibilite não apenas nortear a sua prática, bem como viabilizar e tornar concretos os resultados dessa assistência. Na execução do processo de enfermagem deve se traçar uma linha objetiva de forma à incentivar, estimular a paciente á compromissar-se ao pré-natal e à também participar ativamente das atividades propostas pela unidade responsável do pré-natal.

No caso de uma gestante de alto risco, em particular com descolamento prematuro de plancenta, estes cuidados devem ser intensificados e monitorizados, pois este diagnóstico é um dos principais fatores de prematuridade e letalidade materna caso não haja interferência na terapêutica, podendo provocar grandes perdas sangüíneas, superando a capacidade de reação orgânica compensatória, podendo levar a óbito materno. Descolamento prematuro da placenta (DPP) é diagnóstico obstétrico caracterizado pela separação completa ou parcial da placenta implantado no corpo uterino, de maneira abrupta e intempestiva, antes da expulsão do concepto e após a 20ª semana de gestação. Antes deste período é complicação integrante do quadro clínico do abortamento.

É intercorrência obstétrica com grande potencial de morbidade e mortalidade materna e fetal que se associa a maior incidência de anemias, coagulopatias, hemotransfusão, histerectomia e infecções puerperais. Resultados perinatais adversos que, com freqüência, acompanham esse diagnóstico incluem: prematuridade, baixo peso ao nascer, sofrimento fetal e morte perinatal.

OBJETIVO:

Identificar com diagnósticos de enfermagem em gestantes de alto risco durante o pré-natal o descolamento prévio de placenta suas causas e incidências.

RESULTADOS:

incidência do DPP é heterogênea nos diversos serviços, sendo relatadas taxas entre 5 e 35 casos a cada 1000 gestações. Essa discordância pode ser justificada pelas diferentes características das populações analisadas. Dentre as principais causas de DPP podem ser destacadas as traumáticas e as não traumáticas. Os acidentes automobilísticos respondem pela maioria das causas traumáticas, ao passo que a doença hipertensiva é responsável por até metade dos casos não-traumáticos. Outros fatores como multiparidade, rotura prematura de membranas, idade materna, DPP em gestações anteriores, tabagismo, alcoolismo e uso de cocaína também são freqüentemente apontados como possíveis fatores de risco.

DISCUSSÃO:

O contexto social e muito particularmente a família vem se mostrando significativo fator para a ocorrência, ou o desejo de engravidar ainda que conflituoso. Muitas vezes no pré-natal nos deparamos com gestantes, que apresentam, hipertensão crônica entre outras como fumantes e até usuárias de drogas ilícitas, que no caso das mesmas são orientadas quanto ao risco para si própria e para seu filho.Em muitos casos temos o sucesso na conscientização destas gestantes, que tomam para si e seu bebê o bem estar. Contudo isto não acontece em todos os casos; por isso tratamos, então, da perspectiva de uma tomada de consciência sobre os reflexos de nossa inserção no trabalho e na comunidade, bem como da responsabilidade que devemos e podemos assumir enquanto agentes e formuladores de políticas de saúde e cuidados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O enfermeiro ocupa um papel importante no acompanhamento às gestantes de baixo e de alto risco, que necessitam de recomendações e cuidados para que a gestação chegue a termo, a fim de prevenir a prematuridade e ou riscos à sua saúde e a do concepto. Para tanto, a gestante deve engajar-se no pré natal, devendo compreender a natureza da assistência e os fatores intervenientes na mesma.

REFERÊNCIAS:

Camano L. Descolamento prematuro da placenta. In: Neme B, editor. Obstetrícia Básica. 2ª ed. São Paulo: Sarvier; 2000. p. 674-89

REZENDE, J. de.; MONTENEGRO, C.A.B. Obstetrícia fundamental. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1995.Caps. 5, p. 69-84: Modificações do organismo materno.

Rezende J. Descolamento prematuro da placenta. In: Rezende J, editor. Obstetrícia. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. p. 824-34.

REZENDE, J. de.; MONTENEGRO, C.A.B. Obstetrícia fundamental. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1995.Caps. 5, p. 69-84: Modificações do organismo materno

FOSTER, P.C.; JANSSENS, N.P. Dorothea E. Orem. In: GEORGE, J.B. et al. Teorias de Enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 90-107.