Não se trata unicamente de diagnosticar o estado atual para, levando em conta o meio, (que é o que decide sobre as mudanças que terá que assumir),"sonhar" um futuro desejado, mas sim que se deve traçar estratégias que nos permitam planejar como ultrapassar os obstáculos.
Logo, o pensamento estratégico deve traçar um diagnóstico nítido, levando em conta tanto o meio como as barreiras existentes (as objetivas e as subjetivas) para planejar uma estratégia que permita vislumbrar o futuro desejado.

O mais importante é depois de vislumbrar esse futuro, esse amanhã metafórico, inclinar-se a ele, e todos os dias da vida "agarrar" o presente, de maneira a convertê-lo, com o passar do tempo, no esperado.

Isto chama-se efeito Merlin (devido ao legendário mago).

Chega-se então ao conceito de acionar estratégico, que é o que possibilita, a partir de uma posição de futuro, transportar-se para direção escolhida através da estratégia, para ir aproximando o presente à visão desejada.
No âmbito empresarial, pelo antes exposto, um elemento vital é alcançar uma linha ou direção estratégica, que permita traçar um sentido, ao qual se somem voluntária e entusiasticamente o coletivo que integra a empresa. Para isso se requer uma liderança muita sólida na direção.

O efeito Merlin consiste em ser capaz de concretizar um futuro vislumbrado e desenhado de forma desafiante, de perceber com mais clareza as potencialidades do presente e ir atraindo-o, em um processo repetitivo e de constantes aproximações.

Para obtê-lo é imprescindível despojar-se totalmente das caducas concepções costumeiras. Para aprender, há primeiro que desaprender.

A implicação neste propósito possui um papel chave, assim como o compromisso para lutar por alcançar algo melhor qualitativamente.

Implicação e compromisso não é o mesmo. A primeira é um certo estado de alinhamento quanto às políticas e estratégias traçadas em um determinado processo. Quando nos referimos ao compromisso o fazemos com o significado de um estado superior, ser capazes de subordinar interesses individuais ou particulares a interesses coletivos.