O DESENVOLVIMENTO MATURACIONAL DO CÓRTEX CEREBRAL: UMA ABORDAGEM PIAGETIANA

Resumo

O processo de mielinização do Córtex Cerebral ocorre por etapas, que vai desde o útero até a vida adulta. A mielina é uma substância lipídica que faz aumentar a velocidade de condução do fluxo nervoso pelos axônios. Piaget percebeu através de observações clínicas que o desenvolvimento cognitivo infantil também atravessa estágios. Ao passar por cada fase desta, a criança apresenta características, reações e comportamentos que só são possíveis porque as áreas do córtex cerebral responsáveis por estas funções estão mielinizadas. O objetivo deste artigo é confirmar se de fato há esta relação direta do amadurecimento cortical com as fases Piagetianas.

Palavras-chave: Neurônio, mielina, maturação, desenvolvimento e cognição.

  INTRODUÇÃO

            O funcionamento do Sistema Nervoso é algo fascinante e ainda misterioso do ponto de vista da Ciência. No decorrer da História muitas especulações religiosas, culturais e científicas foram feitas e a cada dia a humanidade vem dando passos cada vez mais largos em busca de respostas a cerca do Cérebro.                                          

            Ao observar o Sistema Nervoso, percebe-se que partes deste situam-se dentro do crânio e na coluna vertebral e outras estão distribuídas por todo o organismo. São elas respectivamente denominadas Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). A Medula Espinhal e o Encéfalo constituem o SNC, como ressalta Lent:   

     Denomina-se encéfalo a parte do SNC contida no interior da caixa craniana, e medula espinhal a parte que continua a partir do encéfalo no interior do canal da coluna vertebral.                                                      (2004, p. 8).

      É no encéfalo que, além do cerebelo e do tronco encefálico, fica o órgão mais importante de todo o organismo: o Cérebro, a misteriosa massa pensante, que levou cerca de 2,5 milhões de anos para chegar ao que é hoje, e que deu ao ser humano a capacidade de sentir, ver, ouvir, interpretar, tomar decisões e de exprimir opiniões. O Córtex Cerebral foi a última etapa deste processo evolutivo, mais precisamente a parte pré-frontal. Trata-se de uma fina camada localizada na superfície do cérebro, enrugada e cheia de giros e sulcos, onde ficam localizadas as funções neurais e psíquicas mais complexas.

            O bloquinho de construção do cérebro é o Neurônio, célula responsável pelo processamento de informações vindas de dentro e fora do organismo.

     Sendo unidades funcionais de informação, os neurônios operam em grandes conjuntos, e não isoladamente. Esses conjuntos de neurônios associados formam os chamados circuitos ou redes neurais. (LENT, 2004, p. 14).

      São aproximadamente cem bilhões de células nervosas trabalhando em conjunto e se conectando a outras milhares. A Sinapse, espaço entre um neurônio e outro, é preenchido por substâncias químicas fabricadas pelo próprio neurônio: os neurotransmissores, que são os grandes influenciadores do pensamento e da ação humana.

A região de contato entre um terminal de fibra nervosa e um dendrito ou o corpo (mais raramente um axônio) de uma segunda célula chama-se sinapse, e constitui uma região especializada fundamental para o processamento da informação pelo sistema nervoso. (LENT, 2004, p. 17)      

      Para que os impulsos nervosos adquiriam mais velocidade ao passar pelas fibras nervosas, é necessário que estas estejam envolvidas por um material gorduroso e isolante denominada bainha de mielina. ”A mielinização, portanto, é um dispositivo que permite adquirir maior eficiência na transmissão de informação” (LENT, 2004, p. 55).

      Córtex cerebral mielinizado é um cérebro maduro e este processo de amadurecimento ocorre por etapas que se inicia ainda na fase embrionária, se entendendo até a vida adulta. À medida que cada parte do córtex cerebral é mielinizada, suas funções específicas vão sendo acentuadas e aperfeiçoadas, proporcionando ao indivíduo executá-las com mais eficiência.

      Piaget, um grande Biólogo que por focar sua atenção no processo de aprendizagem humana se tornou um Psicólogo, fundou uma teoria que revolucionou a história da psicologia. Para ele, a construção da inteligência humana atravessa estágios, cada um com suas características particulares e específicas, como descreve Costa:

Para Piaget, inteligência é adaptação e seu desenvolvimento está voltado para o equilíbrio. Sendo assim, a ação humana visa sempre a uma melhor adaptação ao ambiente. Para que ela seja possível, ocorrem constantes organizações da experiência, voltadas para a equilibração. (1997, p. 8)

      À medida que a criança passa por cada estágio de desenvolvimento da inteligência, vai adquirindo novos conceitos e habilidades por meio de mecanismos funcionais que, somados aos anteriores, trazem equilíbrio ao organismo.

      Portanto, levando-se também em consideração as influências do meio e as relações sociais, o processo de desenvolvimento cognitivo só é possível porque o cérebro está paralelamente se evoluindo, estando o seu córtex em processo de amadurecimento, ou seja, suas células neuronais estão sendo mielinizadas. O Artigo proposto visa justamente tentar mostrar esta relação entre o desenvolvimento cognitivo defendido por Piaget e as etapas de mielinização do córtex cerebral, através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo.