Na rotina de musculação não se deve ignorar fortalecimento muscular adequado para os músculos da região da coluna vertebral.

Extensões: exercício clássico. Envolve levantar o tronco levemente. Essa hiperextensão exige muito dos discos intervertebrais.

Apenas alguns destes últimos são os músculos mais negligenciados, embora cruciais para funcionar como o suporte da coluna, que também faz necessário para executar corretamente os exercícios que exigem manter uma postura ereta.

Muitas vezes, se provocam problemas de contusão nos músculos extensores da coluna vertebral, levando a tensão os ligamentos da região.

Portanto, é aconselhável incluir um trabalho inferior nas costas. Por isso, é bom saber que há uma ampla gama de possibilidades para exercitar por trás na região inferior, porque, há muitos músculos que estão incluídos neste grupo.

O uso de Electroestimuladores pode colaborar a dar tônus muscular como aquecimento espinal antes de um treino mais profundo.

Estes são: músculos iliocostal, interespinhoso, intertransverso, dorsal, quadrado lombar e eretores da espinha.

No entanto, ao contrário do que acontece com os seus abdominais, você não pode isolar lhos e deve trabalhar lhos juntos. Aqui estão algumas variações para esse músculo.

Todos são deitados e a posição de partida básica é com as pontas dos pés apoiados no chão e joelhos no

- Extensões com rotação: é igual às extensões tradicionais, mas uma vez estendidas as pernas, adiciona-se uma ligeira rotação para o lado.

- Pára-quedas espinhal: é um movimento como se quiser voar com a coordenação do movimento de abertura e fechamento das pernas e braços simultaneamente.

- A partir do chão: Realizamos um toque de cotovelo com o joelho alternado.

- Pernas. As pontas dos pés se movem paralelamente a um lado e outro, sem tocar no chão.

- Invertida: Neste exercício, você altera o ponto fixo e o ponto móvel, como os braços e as pernas ainda estão se movendo para os dois lados. A intensidade é maior do que no primeiro.

- Extensões invertida: os isquiotibiais e glúteos também estão envolvidos neste exercício. Cadeira romana é feita em apoiar o tronco e as pernas liberando, a ascensão e queda.

Pode resultar uma boa alternativa o uso do Remo mas no momento da flexão de braços puxando os remos efetuar uma hiperextensão ao ponto de deixar o corpo totalmente esticado.

Finalmente, ao planejar o exercício da espinal bom considerar um fato: é um músculo predominantemente de fibras vermelhas (tipo I), ou seja, que respondem bem a estímulos de intensidade prolongada e baixa.

Por conseguinte, caso este tipo de trabalho é prioritário, a fim de conseguir uma maior eficiência.