MUDANÇA HUMANA: EGOCENTRISMO[1]

Wállison Rodrigues da Silva[2]

Acredita-se, que o homem[3] é mutável, mediante a tantos ódios, rancores, violência... Mas, realmente, queremos a transformação do nosso jeito, ou da forma que nos convêm, e o homem, acaba virando um escândalo posteriormente. Quando uma pessoa comete um crime, ela é geralmente acusada, às vezes, pela própria vitima, ou por parentes e amigos da vitima; o acusador, pensa logo em sua própria segurança, assim, faz a acusação, para que aquele possa logo ser preso, e que fique na cadeia por alguns anos. Mas, quando estes presos, conseguem ganhar a liberdade, alguns pensam em vingança, outros continuam a fazer o que faziam antes, e, são raros aqueles que se convertem. Quando se é percebido por nós, que o homem, precisa de uma ajuda especial, acaba sendo tarde demais, pois, interiormente no homem, tem-se um dos dons de Deus, que é considerado um dos mais belos existentes: o AMOR. E este dom, deve ser despertado, dentro de cada ser humano, pois, este dom, é gerador de inúmeros outros dons, que às vezes, fica obscuro, no interior da própria pessoa.

Experiências químicas, suposições... Não são técnicas de transformação humana, o desvendamento e a solução, é DEUS, isso em primeiro plano, pois este é o criador do mais belo dom, que já foi citado. Em segundo plano é o próprio homem, é impossível que haja transformações, se o homem se fecha interiormente, ou que às vezes, não sabe o caminho no qual ele deve seguir. Não faz parte da nossa missão, tentar mudar o mundo com nossos métodos, pois, cada um de nós possui um método diferente, e assim, criamos um caos no homem e no mundo, e acabaremos nós tornando um "nada", porque também fazemos parte da humanidade.

É diferente a ajuda–mútua, da ajuda-ignorante. A ajuda–mútua, é aquela em que todas as pessoas, se unem, em busca de uma melhoria, independente do lugar. A ajuda – ignorante, e aquela em que uma só pessoa, acha ser conhecedora da solução, onde, que no seu ato de pensar as outras pessoas estão equivocadas.

A solução já nós foi apresentada, basta encaminhamos o homem até ela, uma vez, conhecida por ele, nunca será enganado por supérfluos mundanos.



[1] Neste texto, retrata-se um dos egoísmos humanos, e procura uma forma de solução.

[2]Acadêmico de Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz – Sedes Sapientiae. Área de pesquisa: Filosofia Antiga, Medieval e estudos sobre o Amor. Estuda Italiano e Musica (Teoria e Piano). Com competências transversais em diversas áreas pela fundação Getulio Vargas e Senai.

E-mail: [email protected]

[3] Deve-se perceber que, a pessoa que lê o texto, também, faz parte do homem, e que esta palavra tem o significado tanto para homem (masculino), quanto para Mulher (feminino).