MOTIVAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

Faculdade Nossa Cidade

Adriana da Silva Santos

Orientadora: Prof.º Esther Cosso

 

            Geralmente cada ser humano usa a motivação para chegar a determinado objetivo, desde muito cedo, como as crianças que são motivadas pelos pais a ir bem na escola para ganhar um presente que tanto quer, mas como alguns sonhos de criança são esquecidos a motivação certas pessoas a esquecem também, uma das grandes dificuldades da motivação se encontra no ambiente de trabalho, onde os colaboradores geralmente estão desmotivados por determinadas situações, como estar exercendo atividades que não gostam, por estarem em um ambiente desagradável entre outras e com isso tem um mau relacionamento interpessoal.

Para Spector (2010, p. 284) “ a motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento”. Isso mostra que a motivação vem de dentro das pessoas, onde altera o comportamento para determinadas situações.  

De acordo com Spector (2010, p. 284), “ a motivação refere – se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta dos desejos, das necessidades ou das vontades”. As pessoas tem que criar essa motivação dentro de si mesmo, trace objetivos, assim terá que ter a motivação para alcançar e quando alcançar motive – se mais ainda para ser feliz. Motivação é sinônimo de  felicidade, atingir seus objetivos e suprir suas necessidades.

 A pessoa que é motivada consegue se relacionar com quem esta a sua volta de uma maneira simples e agradável por estar bem consigo mesmo. Dentro de uma organização motivação e um bom reacionamento interpessoal devem estar sempre juntos para o bem estar de todos.

E na organização para que se tenha um colaborador motivado estude as reais necessidades de trabalho ofereça oportunidades, mostre que ele é capaz de realizar atividades importantes. Faça atividades que deixe- os satisfeitos, procure sempre deixar o ambiente de trabalho com clima agradável.Tenha sempre uma visão positiva sobre seu trabalho, procure fazer sempre o que você gosta pense no que te faz bem siga suas vontades, não se deixe levar por opiniões de terceiros pois só você sabe onde quer chegar e qual o melhor caminho. A motivação deve estar presente no profissional e no pessoal sempre.

Bibliografia

SPECTOR, Paulo E; PSICOLOGIA nas organizações, 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.