Minha História.

Este Memorial tem por objetivo relatar minha trajetória educacional, citando atividades que eu já desenvolvi e atividades realizadas atualmente e as minhas projeções de estudo e pesquisa. Minha história começa com a união de meus pais: Aldemir Miguel e Valdilene que, no ano de 1990, se casaram no civil. Nesse período, minha mãe já estava grávida e em 26 de abril de 1990 nasci no hospital Santo Antonio, no município de Itaituba- PA.

Em 1994 a 1996, comecei minha fase escolar na Escola Raimundo Pereira Brasil onde estudei jardim I e II e Alfabetização em uma escola pública, localizada no Bairro da Liberdade, onde aprendi a ler e escrever. No ano de 1997 até o ano de 2004, estudei na escola Marechal Rondon uma escola que até o momento é conveniada com o município o modo de ensino seguia na linha tradicional, os conteúdos eram transmitidos  por meio de aulas expositivas onde o professor era a fonte do conhecimento as avaliação da aprendizagem era bimestral. Durante meu período escolar sempre procurei tirar boas notas, não repeti o ano nem paguei matéria, durante 8 anos permaneci na instituição, participando de todas as atividades escolares, conclui o 9º ano e tive que ir para outra escola já que a mesma não ofertava ensino médio.  

No ano de 2005, passei por um Teste de aptidão, consegui média para ingressar na instituição Centro Educacional Anchieta. Com a média, consegui meia bolsa na mensalidade, o primeiro ano foi de desafios por ser de família humilde conviver num universo de adolescentes de classe média não foi fácil, meu pai vigilante e minha mãe revendedora autônoma, sempre fizeram de tudo para me oportunizar um bom estudo; assim sempre busquei manter boas médias para ser merecedora de uma boa educação, quanto aos recursos pedagógicos utilizados na escola disponibilizava laboratório utilizado principalmente no estudo de biologia, química e física, além de tecnologias áudio visuais.

No segundo ano do Ensino Médio em 2006, já estava mais habitada na instituição e também já tinha boa amizades, no terceiro ano do Ensino Médio em 2007, conclui meu ensino médio durante esse período participe de processos seletivos, porém não podendo ingressar uma vez que o curso e fora da cidade e minha família não tinha condições suficientes para me manter.

Com finalização do Ensino médio já sabia qual área ia escolher para nível superior, sempre tive interesse na área de Biologia por não ter na cidade o curso nem minha família tinha condições para pagar, optei fazer cursos que se aproxima-se da área, assim em 2008, fiz processo seletivo da Escola Tecnológica do Estado do Para, fui aprovada para o curso de Técnico Floresta onde estudei três meses,  devido o curso ser durante o dia me impossibilitava a trabalhar, dessa forma entrei em acordo com a direção e fui transferida para o curso de agenciamento de viagens turno da noite que teve duração de um ano e meio, com aulas práticas que envolvia visitas e levantamentos de dados de pontos turísticos no município de Itaituba.

Em 2010, fui aprovado para o curso de Técnico em Turismo e Eventos pela rede Escola Técnica Aberta do Brasil, que ofertou o curso a distância com a duração de um ano e meio de estudo via plataforma que permitia acesso a atividades e material de estudo, o sistema Rede e-Tec Brasil oferta educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos foi uma boa forma de incluir profissionais que trabalhavam e necessitam de qualificação para exercer suas atividades. No mesmo ano ingressei na Universidade do Estado do Pará para o curso de Licenciatura plena em Ciências Naturais com habilitação em Biologia sendo modalidade à distância, dessa forma a leitura de matérias enviadas e atividades com prazos de entrega foram minhas companheiras durante quatro anos de estudo concluindo com apresentação do artigo cientifico que tinha por tema “Estudo observacional e comportamental do Mico humeralifer em Mata secundária no município de Itaituba Sudoeste do Pará”, com conceito excelente, aguardando agora somente a entrega do diploma.

Enquanto cursava Ciências Naturais, fui selecionada para estagiar no Instituto Chico Mendes durante 6 meses, realizei um levantamento de Fauna da Reserva do Cachimbo tendo como supervisora Aline Kellerman. No ano de 2012, comecei a trabalhar na Escola Magalhães Barata com as turmas de 6º a 9º ano, 3º e 4º etapa foi uma oportunidade de colocar em prática algumas disciplinas da faculdade, a prática da docência me oportunizou uma convivência especial com alunos. Para dar continuidade aos estudos atualmente estou cursando Pós em Docência do Ensino Superior que têm como objetivo capacitar os professores para o planejamento didático e, sobretudo, para ministrar aulas, finalidade primordial é preparar os profissionais que pretendem trabalhar no Ensino Superior.

ALDENICE VANESSA DA SILVA E SILVA, Itaituba, 21 de junho de 2014.