MINHA MEMÓRIA

Em 1987, aos 6 anos de idade, entro para a escola, uma escola improvisada com no fundo de um quintal para iniciação na leitura, até entrar na escola formal com 7 anos. Da pré-escola à quarta série não tive dificuldades sendo sempre bem sucedido ao final com aprovação direta na “Escola Presidente Castelo Branco” município de Itaituba, sudoeste do Pará. Quando aprovado para a Quinta série, a escola pública entra em greve por questões trabalhistas sindicais, onde permaneci sem ir à escola por três meses. No entanto, a escola Joaquim Caetano Correa conhecida como “Fundamental” não aderiu totalmente à greve dando condições para que retornasse para escola continuando a serie interrompida, nesse período estava em vigor a Lei nº 5692/71. Na nova escola não aceitava muitas informações que eram dadas pelos professores, principalmente na disciplina de História por sempre acreditar que as informações estavam erradas ou no mínimo fora do lugar, o que me fez reprovar dois anos a sétima série, isso entre outras coisas, sendo obrigado a mudar para a turma de EJA (antigo Supletivo) onde conclui o Ensino Fundamental.

Na transição para o Ensino Médio, a escola pública não tinha mais vagas para o ingresso, tendo que ir para escola particular “Maranata” também em Itaituba, onde tive que pedir emprego para pagar as mensalidades. Iniciando a docência desde então, pois o curso que estava em aberto no qual consegui matricula foi o de “Técnico em Magistério”.

2 – FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÕES

Após uma temporada na cidade de Guarulhos, retornei à Itaituba com o intuito de retomar a docência para qual fui convidado, no município de Jacareacanga. No ano de 2001, através do FUNDEF, as prefeituras do Oeste do Pará fizeram convênio com a Universidade Federal do Pará, para suprir a formação dos docentes da área, lançando o vestibular no ano de 2002.

Entre os cursos de Formação havia matemática, Geografia, História, Ciências Naturais e Letras, onde escolhi Ciências Naturais, que teve duração de 9 períodos, em 5 anos e meio. Durante o tempo que estava cursando Ciências me dediquei ao máximo na, juntando-me mesmo que de maneira voluntária, a práticas das turmas de Biologia 2003 e 2004, onde fui convidado para ingressar na equipe de pesquisa denominada “SAPOPEMA” – Sociedade para a Proteção e Pesquisa do Meio Ambiente – no Parque Nacional da Amazônia em Itaituba. Em uma dessas idas ao parque como pesquisador na área de herpetofauna fiz uma captura errada e fui vitima de uma Micrurus hemprichii – coral-verdadeira, faltando pouco para ir a óbito, durante pesquisa para o Museu Emilio Goeldi juntamente com o Dr. Marinus Hogmoeld, com o Guarda Parque Adelson e analista ambiental do ICMBio Polina e ainda Pesquisa de Campo sobre “O Homem Digital” em uma das disciplinas da Graduação pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

 Quanto à capacitação profissional, após a minha Graduação em Ciências Naturais, dediquei-me a cursos que me ajudassem na prática da Biologia em campo, já que não abandonei as pesquisas mesmo que individualmente me mantivesse ativo. Fiz Curso de Formação de Aquaviários, já que piloto embarcação pequena e precisava da carteira da marinha; Extensão universitária em Manejo Florestal Sustentável e EIR, na cidade de Paragominas, através do Instituto Floresta Tropical; Capacitação em Identificação de Espécie Florestais, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Parasitologia Clinica através do Portal da Educação;

Com a aprovação no concurso público do município de Itaituba para o setor de zoonoses – Secretaria de Saúde, comecei a cursar “Técnico em Enfermagem” pelo Centro Profissionalizante de Enfermagem – CEPROEM, onde cursei concomitantemente TLSN - Trauma Life Support For Nursing pela Universidade do Estado do Pará e SBV - Suporte Básico de Vida também pela Universidade do Estado do Pará. Na Área de Informática cursei Secretariado Informatizado, Capacitação Avançada Em Computação Gráfica na escola Éden On Line Informática. Na área de meio ambiente Educação Ambiental e Biodiversidade e Comunicação e Educação Ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.

 3 ATIVIDADES DOCENTES

Como mencionado anteriormente, o início na docência deu-se no ano de 1997 com a entrada no curso Técnico em Magistério na Escola Maranata equivalente ao Ensino Médio, atuando até o ano de 2000, quando faço uma pausa em virtude a uma viagem ao estado de São Paulo. No retorno volto à docência agora em área Indígena,  precisamente na Aldeia Caroçal Rio das Tropas, município de Jacareacanga com as disciplinas de Ciências, Matemática e Geografia até o ano de 2002.

Em 2003, retorno para o Município de Itaituba, deslocando-me para o Distrito de Campo Verde – km 30, com a disciplina de Matemática, até o acidente com a serpente em outubro de 2004, afastando-me da sala de aula por mais um período.

Em 2005, como parte do estágio obrigatório, inicio a docência no Ensino Médio na escola Instituo de Educação de Itaituba com turmas de 1º a 3º ano e turmas de ensino fundamental com a disciplina de Ciências onde permaneci até o ano de 2007.

Em 2008, sou contratado para atuar na educação profissional na Escola Estadual de Ensino Tecnológico do Pará – EETEPA, com turmas de Meio Ambiente, Floresta, Informática e Agropecuária. No segundo ano, de atuação fui convidado a montar a estrutura de um novo curso com base no catalogo de cursos técnicos do Brasil, onde organizei e ajudei a implantar no município o Curso Técnico em Agenciamento de Viagens, formando duas turmas, em um das quais, por falta de profissional, consegui ministrar 45% das disciplinas especificas voltadas a turismo e técnicas de agenciamento de viagens no Brasil.

Com a experiência do curso de agenciamento a gestão da escola sugere um novo desafio e me pede para formatar um novo curso para as turmas novas, surgindo o curso de Agronegócio onde pude ministrar a disciplina de Gestão Ambiental.

Em resumo, as disciplinas que ministrei durante o período na EETEPA foram: Educação Ambiental; Biologia (1º ano), EIA/RIMA; Técnicas Operacionais e Administrativas de Agencia de Turismo – TOAAT; Segurança no Trabalho; Química Ambiental; Ecoturismo e Turismo Esportivo; Organização de Roteiros Turísticos; Teoria e Técnica do Turismo; Turismo e Meio Ambiente; Legislação e Ética Profissional; Turismo Local e Regional; Gestão Ambiental;

Em 2011, é iniciado na escola o curso de Especialização Técnica em Identificação Botânica no qual ministro as disciplinas de Morfologia Vegetal e Herbário, ministrando também a disciplina de Plantas Medicinais e Ornamentais na Turma de Agropecuária e Desenho Técnico nas turmas de Segurança no trabalho.

No curso de Agenciamento de Viagens, orientei os alunos na 1ª Mostra de Pontos Turísticos da cidade de Itaituba na orla da cidade.

Como re-oferta da disciplina Biologia, orientei alunos em Levantamento de Fauna durante dois dias na Escola e dois dias na ilha denominada “Ilha do Papagaio” rio tapajós. Na oportunidade aplicamos técnicas de conservação e identificação de espécimes e PA complementar da disciplina EIA/RIMA orientei novas turmas de meio ambiente nas atividades práticas de um EIA/RIMA na área verde do Aeroporto Municipal.

Nesse mesmo ano, a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC solicita que para complementar a hora atividade, os professores fizessem projetos na escola, ao qual, juntamente com a Professora Pós-graduada Denise Ferreira de Sousa, assumimos o Laboratório de biologia da Escola, onde na oportunidade realizei aulas praticas de Micologia e Parasitologia.

Após minha saída da EETEPA lecionei a Disciplina de Biologia Básica I e Citologia na Instituição de Ensino Superior ITTAP – Instituto Teológico do Tapajós e a Disciplina de Zoologia I na Instituição de Ensino Superior IELC.

 4 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

No ano de 2005, em virtude dos trabalhos no Parque Nacional da Amazônia, fundamos em Itaituba a ONG intitulada AMIPARNA, na qual Fui Diretor Administrativo por um mandato de dois anos e Diretor do Núcleo de Pesquisa por mais dois anos. Em 2008 através de convenio com o PNUD (Programa das Nações Unidas), trouxemos para Itaituba o curso de Condutores Ambientais, no qual ministrei as disciplinas de Condução Turística e Recreação na Natureza, além de ser um dos idealizadores e coordenadores do projeto.

Como concursado na administração pública municipal, fui removido do setor de zoonoses na saúde e passei duas temporadas distintas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente como analista ambiental. No primeiro momento, assumi cadeira de conselheiro junto ao ICMBio nos conselhos consultivos do Parque Nacional da Amazônia, Floresta Nacional do Crepori e Floresta Nacional de Itaituba I e II. No segundo Momento assumi como conselheiro no Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, participando da Comissão de Reformulação do Plano de Cargos e Carreiras da Administração Direta, do Plano Diretor do Município e Regime Jurídico Único.

Em 2008, inscrevo-me no Programa de Mestrado a Distancia pela Universidade de Leon na Espanha, através da Fundação Iberoamericana, ganhando bolsa de estudo para cursar Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais com Especialização em Gestão de Unidades de Conservação, tendo que trancar por dois anos, devido falta de verba para pagamento das mensalidades. Em 2011, retorno sem sucesso para o mestrado tendo que trancar novamente, retornando este ano para concluir o curso.

Em 2012, durante as festividades da Semana de Meio Ambiente, juntamente com representantes do IFPA, ICMBio e EETEPA, participei pela secretaria da elaboração e execução das atividades do evento denominado Semana do Meio Ambiente, onde participei de mesa redonda e como palestrante de um dos temas apresentados.

Como biólogo pesquisador, pois ainda tinha vinculo ao Conselho Regional de Biologia da Região 06, comandei equipe de trabalho em área particular para levantamento de fauna a fim de licenciamento ambiental no distrito de Fordlandia no município de Aveiro.

5 TÍTULOS, HOMENAGENS E APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO

Atualmente, continuo com o titulo de Licenciado Pleno em Ciências Naturais outorgado pela Universidade Federal do Pará no ano de 2007. Neste mesmo ano fui aprovado no Concurso público para Agente de Controle de Zoonoses empossado no dia 09 de abril e neste ano fui aprovado na modalidade de ensino médio como Fiscal de Meio Ambiente e na modalidade de ensino superior como Analista Ambiental para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção.

No mês de junho e julho, fui convidado a substituir um professor na Instituição de Ensino Superior Faculdade de Itaituba - FAI, com as disciplinas de Biofísica, Bioestatística e Biologia da Educação, nos cursos de Enfermagem e Pedagogia. Como um dos critérios para permanecer na docência na FAI é possuir no mínimo a Pós-graduação, me inscrevi para cursar Docência no Ensino Superior, já que ainda estou na fase de Projeto Final do Mestrado e precisarei convalidar o diploma quando recebê-lo. A proposta de trabalho final é apresentar as Salas Temáticas, aonde o aluno vai para a sala da disciplina e não o professor se deslocar de sala em sala para ministrar suas aulas. A proposta é para turmas de Ensino Médio e/ou Fundamental, sendo necessário um estudo mais detalhado para apresentação da proposta no Ensino Superior.

José Santos Nascimento Filho, Itaituba, 21 de julho de 2014.