Mohammed VI viveu a semana a mais enlouquecedora de seus 14 anos do seu reinado . Em detrimento disso, um erro monumental foi cometido em seu nome, ele é responsável: o selo real foi aposto diante de um perdão concedido a um pedófilo espanhol reincidente, Daniel Galvan Fina, condenado a 30 anos de prisão por estuprar 11 crianças. Isto, obviamente, despertou a indignação do público: permitir a um monstro sair provocando um escândalo inaceitável. Um escândalo político que fala a todos. Não existe uma casa marroquina, que não se simpatizou com as vítimas e suas famílias. Não há um cidadão do mundo que não se mostrou sensível a esta questão

Este é o tipo de faísca que pode incendiar um incêndio devastador para a monarquia se não for controlado a tempo. A cláusula do contrato entre o soberano e o povo, como protetor das vítimas, foi momentaneamente interrompida. Mohammed VI compreendeu e sua resposta foi inteligente, eficiente, humano, mas resta ainda insuficiente.

Gestão de crises,  maneira do Makhzen

A reação da monarquia veio tarde, mas não tardou muito para limitar os danos. Quatro dias após a liberação de Daniel Galvan, e enquanto este  já havia deixado o país, o palácio entrar efetivamente na linha. Enquanto isso, o caso tinha crescido: o sit-in organisado sexta-feira 2 de agosto, frente ao Parlamento para condenar esta graça injustificável acolhida  com selvageria (quase) inhabitual das forças de ordem.

As imagens da repressão foram difundidas pela noite  nas redes sociais e alguns jornalistas estrangeiros e marroquinas. Elas foram retomadas nos próximos dias por todos os meios de comunicação estrangeiros influentes. Isso pode ser o que finalmente convenceu os faucoes do regime, que Danielgate transformou em um negócio muito grande a ser sufocado. Era hora de entrar em modo  gestão de crise.

E, na verdade, a monarquia conseguiu o golpe. A primeira versão do gabinete real chegou a reconhecer que essa graça foi um "erro" e que o descontentamento é legítimo. É, obviamente, tem o cuidado de limpar o rei porque "nunca foi informado de qualquer maneira que seja ou em nenhum  tempo", sendo nunca tem "concordado que Daniel Galvan Fina possa  ter sua sentença interrumpida" Mais sobretudo, por causa do comunicado que reorienta a crise em seu lado humano: "Sua Majestade, o Rei, como o primeiro protetor dos direitos das vítimas, tanto para as crianças como para suas famílias, sem poupar esforços para continuar a cercar sua solicitude ".

Depois da mea culpa, o gabinete real deve em seguida passar em acção: um segundo comunicado de imprensa anunciou a retirada da graça, ordenando para dar ordens a seguir esta nova decisão e lembrou que uma investigação está em andamento para determinar as responsabilidades.

No dia seguinte (segunda-feira 5 de agosto), os anúncios reais levaram aos resultados concretos: Imagens da prisão de Daniel Galvan em Espanha tranquilizaram a opinião pública: aparecendo novamente perantes as grades. No processo, um terceiro comunicado de imprensa do gabinete real vem designar e punir os responsáveis pelo "fracasso" no processo de concessão da graça. Em termos de gestão de crises, isso chama pelo encadeamento de pequenas vitórias, preparando o terreno ao grande golpe que vai certamente virar a maré. Isso ocorreu terça - feira, 6 de agosto, quando Mohammed VI recebeu as famílias das vítimas. As imagens da recepção, um chefe de obras  de comunicação diante da crise de 1 minuto e 46 segundo, percorreram o mundo. O rei livrou-se ao julgamento dos principais envolvidos neste caso. E estes ultimos aceitaram a situação  (sem indignação) expressando o seu perdão. A imagem humana emotiva por parte de um soberano, cuja compaixão é provavelmente sincero. Este é o final feliz do lado humano de Danielgate para o público em geral.

O custo politico

No nível político, no entanto, a monarquia não é incólume neste caso. Pela primeira vez, ela teve que admitir cometer um "erro", e voltar sobre a decisão,  designar um responsàvel, e comunicar como ela nunca fez.

Isso é tudo a magnificência do rei no poder divino, que levou um sério golpe.

Mohammed VI torna-se um homem como qualquer outro: um líder que pode cometer erros, que pode cumprir com suas responsabilidades, podendo corrigir seus erros.

A monarquia, portanto se beneficiou, livrando-se a um exercício de introspecção, para tirar os ensinamentos do teste do estresse que acabou de passar. O rei exprimiu o desejo segundo o qual foi mal informado. Para ele, em seguida, é de remeter o fato do circuito de informação. Um circuito do qual ele não sabe estritamente nada. É um mistério tão grosso quanto as paredes do harém. Só que Danielgate é a prova que este circuito está com defeito. Contendo um buraco, deixando uma grande margem de erro, se não é uma margem de instrumentalização. Isso pode ser o que trouxe os fracassos espetaculares do passado (ilhota Leila, óleo de Talsint, processo de opinião  ...) que têm manchado a imagem do Marrocos e o esplendor de sua coroa.

Até então, as medidas políticas tomadas na sequência do escândalo permaneceram convincentes. Elas não são suficientes como garantia da infalibilidade da tomada de decisão no palácio. O anúncio da reforma do sistema do perdão real é uma decisão básica. A Revogação de Hafid Benhachem soa como a designação de um bode expiatório sobre medida: um servo que está disposto a usar o chapéu, sem dizer uma palavra. Um truque de Makhzen na mão para fechar o caso, mas sem enganar ninguém. É difícil acreditar que a cadeia de responsabilidade é limitada ao nível da Delegação Geral da administração penitenciaria da Correção e Reabilitação.

Esta organização conduzida por Benhachem é um entre os six membros  compostos da mesa da comissão de perdões reais. Onde, então, estão os outros cinco? A pergunta é que representa o gabinete real (instituição onde não se conhece a organização), que tem um assento neste comitê? E então, na miríade dos consultores que o próprio rei recrutou, ou ainda não tem ninguém para controlar o ausente suposto de Benhachem que "transmitiu inadvertidamente as informações erradas"?

Quais são então os conselheiros de Sua Majestade? São todos brancos como a neve nessa confusão? Perguntando se não será  ao seu nível que as duas listas fornecidas pela diplomacia espanhola foram fundidas como parecem confirmadas pela mídia Ibérica?

O ministro do Interior e do Procurador-Geral do Tribunal de Cassação, que encomendou a pesquisa sem tratar de uma conferência de imprensa. A priori, eles nunca farão. No entanto, muitas áreas cinzentas persistem neste caso. E há também os responsáveis envolvidos na repressão brutal da manifestação de sexta-feira passada, sem nomear nenhum deles. Perguntando ainda sobre a queixa apresentada pela sociedade civil contra o Ministério do Interior se vai dar resultados?

Em última análise, a monarquia ganha para continuar a sua dinâmica nos últimos dias e aprofundando ainda mais neste caso. É seu dever fazer tudo o possível para garantir que os marroquinos possam conhecer em detalhes o que realmente aconteceu.

Isso seria uma forte mensagem política que demonstra a capacidade do sistema para aprender com seus erros. Isso mostra também que o rei é realmente  está em "sintonia com o seu povo." Uma nação que tem derramado seu sangue para que seja bem mais informado. Ao estabelecer a verdade, toda a verdade, Mohammed VI, o chefe de Estado, o homem sairá fortalecida.

Lahcen EL MOUTAQI