É de fundamental importância o conhecimento por parte da população, que uma das formas mais comuns de câncer é o de pele, a maioria deles é curável, ocorrem habitualmente nas áreas mais expostas ao sol. Os indivíduos que se expuseram excessivamente a radiação solar, sobretudo aqueles com pele clara, possuem uma chance maior de apresentar câncer de pele.

Uma pesquisa realizada pelo hospital de câncer de Barretos SP, diz que o câncer de pele é a proliferação incontrolável de células cutâneas anormais. O câncer de pele é divido em melanomas e não melanomas, isso vária do tipo de célula afetada, o melanoma, por exemplo, é originado nos melanócitos células produtoras de melanina, substância que confere pigmentação à pele. Os não melanomas afetam as células basais e células troncos das regiões foliculares e interfoliculares da derme.Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) Pele Não Melanoma é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. O Melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. Além destes temos o Carcinoma Basocelular que é um câncer que se origina na camada mais profunda da epiderme, o Carcinoma Espinocelular, câncer que se dissemina na camada média da epiderme, o Sarcoma de Kaposi câncer que se origina nos vasos sanguíneos da pele e a Doença de Paget tipo raro de câncer de pele semelhante a uma mancha cutânea inflamada e hiperemiada(dermatite), origina-se nas glândulas cutâneas ou subcutâneas.

A melhor prevenção contra o câncer de pele é o cuidado com a exposição solar,utilizando adequadamente os meios de proteção princilpamente o filtro solar. Os raios ultravioletas do sol são os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de pele. Segundo algumas pesquisas já  realizadas existe uma associação entre latitude e a incidência do câncer de pele com taxas aumentadas em regiões onde o indice de radiação solar e alto.

Tendo em vista, que o índice de radiação solar do Brasil é um dos maiores do mundo, principalmente na região nordeste e sul, o município de Bagé situado na metade sul do RS, é alvo de altos índices de radiação solar do estado. Devido essa problemática, entende-se que a população bajeense merece uma atenção especial quando se trata de uma doença tão agravante como o câncer de pele. Pois com a desinformação de proteção adequada, o ser humano acaba se expondo diariamente ao sol e consequentemente, aumentando a chance de desenvolver essa doença,portanto, a pratica de proteção solar na cidade deve ser uma realidade.