O Presente artigo assenta-se na reflexao inerente à importância do jogo no processo de Ensino Aprendizagem, principalmente na idade Pré-Escolar.

As teorias de estagios da vida adulta enfatizam os desafios, os problemas, os conflitos e as mudanças intelectuais  e de personalidade que surgem em momentos diferentes, (DAVIDOFF,2001:462)

Nós observamos uma mudança de maneira como se dirige ao meio social e aos objectos claras tendências de se separar da família, em muitos casos acontecem problemas de rendimento escolar e da adaptação às normas de comportamento, que antes eram incondicionalmente aceites e que nessa fase eles são colocadas como hipoteses e as vezes analisadas e refutadas.

Tendo em conta que a educação da criança em idade pré-escolar constitui o segundo passo na formação da personalidade da criança depois da educação familiar, dai que as possibilidades do seu desenvolvimento nesta fase da vida sejam extraordinárias. É nesta vertente que  o artigo aborda sobre o papel dos  jogos  no Processo de Ensino e Aprendizagem da criança pré-escolar, Este estudo, tem por objectivo, identificar os factores que contribuem para a fraca aplicação de jogos nas actividades curriculares na aprendizagem das crianças pré-escolares. Como forma de concretização deste objectivo, traçaram-se os seguintes objectivos específicos: mencionar os tipos de jogos usados na aprendizagem das crianças; descrever os tipos de jogos aplicados nas actividades curriculares na aprendizagem das crianças pré-escolares e, explicar a importância dos jogos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar

Quando se fala de jogos no processo de Ensino Aprendizagem, refere-se a actividade mental, efectuada pelo prazer que advém da sua realização mais do que pelo seu valor instrumental. Agir pelo prazer de agir.

O jogo possui um valor expressivo, comunicativo, relacional, também de projecção das dinâmicas afectivas internas inconscientes e, logo organizador da vida psíquica.

O jogo pode-se entender como sendo uma acção de uma actividade voluntária, realizada dentro de certos limites de tempo e de lugar, segundo uma regra livremente considerada, mas imperativa, provida de um fim em si, acompanhada de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente do que é na vida normal.

Tendo em conta que a educação da criança em idade pré-escolar constitui o segundo passo na formação da personalidade da criança depois da educação familiar, dai que as possibilidades do seu desenvolvimento nesta fase da vida sejam extraordinárias.

É notório que a aprendizagem proporciona, dum lado, o desenvolvimento harmonioso da criança, e de outro lado, os jogos constituem uma ferramenta pedagógica e, ao mesmo tempo promotora do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afectivo e do desenvolvimento social. Ainda, os jogos, podem ser um instrumento de alegria e de prazer, visto que, uma criança que joga, antes de tudo, o faz porque se diverte, mas essa diversão pode ensinar-lhe esquemas de relações interpessoais e de convívio ético.

 Sendo a função primordial do jogo, ajudar a criança em alguns pontos cruciais, como o desenvolvimento do pensamento lógico, domínio de conceitos, (Atunes,2004:23).  É indispensavel o seu uso no processo de Ensino Aprendizagem, principalmente na creche.

A partir dos resultados deste estudo observamos uma relação entre o fraco uso de jogos e falta de conhecimento da importância de jogo na vida da criança e principalmente no Processo de Ensino aprendizagem, além disso notou-se que as Educadoras (titias) da creche em causa não tem nível médio da  escolaridade.

Comprovou-se de que as creches não tem um curriculo linear, que possa lhes orientar. Oque os educadores das creches fazem, são improfisos de algumas actividades curriculares.

Com a implementação de alguns jogos, sob orientação dos Profissionais, notou-se o seguinte;

Durante os jogos, deve se estabelecer uma parceria através do jogo conjunto, mostrando-se que a  relação entre o sucesso do jogo e a qualidade de ligação, e  com grau de sensibilidade maternal no primeiro ano de vida da criança.

 

Referencia Bibliografica

ANTUNES, C. O Jogo e a Educação Infantil: Fazer e dizer, olhar e ver, Escutar e Ouvir. 2ed. Petrópolis, 2004

 DAVIDOFF. Linda L. Introdução à Psicologi,Makron Books editora. 3ed.2001. São Paulo