Queda de cabelo e implante capilar

Além da genética, diversos outros fatores podem ocasionar queda de cabelo. O volume normal de perda diária é, geralmente, entre 70 a 100 fios por dia. Entretanto, quando os cabelos que caem não são repostos, o volume diminui, culminando no aparecimento de falhas. Trata-se da alopecia, que atinge grande parte da população.

Causas da calvície

A principal causa da calvície é a herança familiar. Nesse caso, o indivíduo herda um gene que o levará à sofrer queda capilar. Entretanto, existem outros fatores que ajudam o cabelo a cair de forma precoce. Eventualmente, há condições que fazem com que mesmo as pessoas desprovidas da citada herança genética, possam apresentar rarefação e até queda de cabelo permanente.

É possível fazer uma comparação com as plantas. O solo de uma determinada planta precisa ser irrigado para que a espécie tenha condições necessárias de sobrevivência. O mesmo raciocínio se aplica aos cabelos, que possuem raiz e uma haste (o fio). O indivíduo não conseguirá manter o cabelo pelo resto da vida se, geneticamente, os fios apresentarem uma característica de queda. Essas pessoas conseguem apenas prolongar a vida dos fios por alguns anos a mais.

Existem produtos que podem ajudar a tratar o problema. A babosa, por exemplo, retira a oleosidade do couro cabeludo (efeito que já é reconhecido), que é um dos fatores responsáveis pela queda capilar precoce. Assim, é possível postergar um pouco a queda, mas o tratamento efetivo se dá apenas pela cirurgia.

Calvície feminina

As mulheres que sofrem com a queda capilar costumam acreditar que o problema é raro. Na verdade, as estatísticas demonstram que 1 a cada 5 mulheres sofrerão queda de cabelo em algum momento de sua vida. Isso pode ocorrer ocasionalmente devido a causas hormonais, realização de dietas (efetuadas frequentemente pelas mulheres), gravidez e estresse (este último sentido de forma mais intensa pelo público feminino).

Portanto, o problema é natural entre as mulheres, e isso não se resume apenas às causas temporárias, mas igualmente aquelas mulheres portadoras da calvície feminina, que apesar de não ser tão divulgada quanto à masculina, também existe. Apesar de algumas mulheres ficarem totalmente calvas como certos homens, geralmente a calvície feminina detém uma característica particular. Enquanto o homem começa a perder cabelo na parte frontal e na nuca, a mulher passa por uma rarefação capilar no couro cabeludo como um todo. De qualquer forma, também existe a possibilidade de realizar o procedimento cirúrgico na mulher.

Cirurgia para tratar a calvície

O transplante capilar consiste em um procedimento relativamente simples. A anestesia é local e o paciente recebe um remédio para permanecer sedado e dormir durante a cirurgia, que pode ser realizada em uma clínica ou em um centro cirúrgico dotado de todo equipamento e suporte necessários.

O processo dura cerca de três a sete horas e o pós-cirúrgico é extremamente tranquilo. Além do mais, a cirurgia não produz uma dor que um bom analgésico não consiga suprimir.

Como é feito o implante capilar

Os fios transplantados pertencem ao próprio paciente. Assim, o cirurgião remove uma tira de fios situados na região posterior da cabeça do paciente, uma vez que a calvície geralmente afeta a área superior. A região temporal também pode ser usada como fonte dos fios a serem transplantados. Normalmente, os locais escolhidos são áreas não impactadas pela queda capilar. As doenças autoimunes podem fazer com que o todo o cabelo caia. Entretanto, o mais comum é uma queda circunscrita à parte superior da cabeça. Posteriormente, a tira de cabelo é preparada e os fios são transplantados para a região receptora, localização da rarefação. Esses fios transplantados se comportam exatamente da mesma forma que os demais presentes na região doadora.

O cabelo cresce normalmente em cerca de um ano após a cirurgia. Existem formas de se transplantar o cabelo já comprido, mas devido a um processo natural do transplante, esses fios também sofrerão uma posterior queda antes de renascerem como permanentes. Embora a raiz permaneça, o fio se quebra. Depois, ele volta a crescer após cerca de dois meses. Em seguida, passa a crescer por volta de 1 cm por mês, mesma medida atingida por um cabelo saudável.

Leia mais em: http://implantecapilar.club/cirurgia/

Pós-cirúrgico

O período de recuperação da cirurgia é rápido. Entretanto, diferentemente da mulher, que tende a contar para todas as amigas que realizou o procedimento, o homem tende a preferir que ninguém saiba que ele passou por uma cirurgia. Se a calvície não for muito extensa, caso o paciente fique quatro dias afastado é possível que ninguém note a realização do procedimento. Cada região que recebe um bulbo tem um furo executado por uma agulha extremamente fina. Assim, muitas pessoas nem aparentam que efetuaram a cirurgia. Já aquelas pessoas que possuem uma calvície mais extensa precisam ficar em repouso por um período um pouco maior de tempo.

Créditos: http://implantecapilar.club/