JUAZEIRO-BA

2017

HUMANIZAÇÃO NAS DIVERSAS INTERFACES

Trabalho apresentado aos docentes: Carine Naue, Fabrício Olinda, Pablo Magalhães, Livia Brandão, Liz Romão, como requisito para complementação de nota do 1º período noturno. Curso de fisioterapia, discentes: Erica Larissa, Jucimara Maria Pereira, Maria Larissa Brito, Rizoneide Alencar, Tayanne e Thalia Lopes.

JUAZEIRO-BA

2017

INTRODUÇÃO

    A humanização leva-nos a bases mais antigas onde a filosofia renascentista era utilizada no cotidiano das pessoas bem mais que nos tempos atuais. Através desse período de tempo desde as bases filosóficas até as atuais passamos por metamorfoses e superações sobre o discurso do humanismo e hoje depois de toda essa mudança de tempo, superação e avanço temos as práticas de humanização sendo inseridas nas diversas áreas: saúde, administração, educação, dentre outros numa busca qualitativa nas relações sociais.

  De acordo a Ferreira 2009, apud SANTACASACM:

“Humanização significa humanizar, tornar humano, dar condição humana alguma ação ou atitude, humanar. Também quer dizer ser benévolo, afável, tratável. É realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro”

   A humanização é algo buscado em todas as áreas com uma fonte presente de respeito com o ser humano. Considerando a área da saúde e da educação física sabemos que há muito a ser melhorado, apesar de grandes avanços terem ocorrido do decorrer dos tempos e com relação ao uso do humanismo nas práticas de saúde e isso irá refletir diretamente na sociedade. Buscamos acima de tudo a inclusão social das pessoas com necessidades especiais e sempre tratando todos os problemas como obstáculos que podem ser ultrapassados.

HUMANIZAÇÃO NAS DIVERSAS INTERFACES

     A APA (Associação Petrolinense de Atletismo) é uma instituição filantrópica fundada em 2003 que mantém hoje 52 corredores, sendo 22 para-atletas treinados em Petrolina, mais 250 alunos atendidos por escolas parceiras em outras cidades do nordeste.

    No dia 22 de junho foi realizada uma visita, seguida de uma entrevista, onde o grande foco foi a humanização voltado para as pessoas com necessidades especiais. Na entrevista foi observado o trabalho do Educador Físico Givanildo Marcos da Silva, que além de ajudar seus atletas, trabalha com a humanização principalmente na inserção dos alunos na sociedade e até na família. O seu trabalho além do bom tratamento que a humanização compele ele também ajuda no desenvolvimento e na reabilitação do atleta devido

    O ambiente onde acontecem os treinamentos é apropriado os atletas têm a possibilidade de treinar de forma adequada e com o uso de vários materiais específicos para cada modalidade.

    A grande dificuldade enfrentada é a falta de patrocínios e a falta de informação da família que não incentiva por não conhecer os benefícios que o atletismo oferece, onde os atletas acabam sendo prejudicados por conta da falta de verbas e condições financeiras para as competições. Com isso a associação realiza uma visita mensalmente para que os familiares conheçam o local e o trabalho deles, com objetivo de mostrar os benefícios na sua qualidade de vida.

   Na APA encontramos diversos indivíduos cada qual com sua deficiência e particularidade e cada um deles tem um atendimento apropriado para seu tipo físico que inclui, a preocupação desde a alimentação aos exercícios que devem ser feitos.

 A prática esportiva atrelada a uma nutrição adequada são fatores essenciais na conquista do melhor desempenho físico e esportivo (COELHO et al., 2009). Por exemplo, os exercícios de força no esporte são conhecidos como atividade física anabólica, que, por sua vez, estimulam a síntese de proteína para o aumento da massa muscular.(COELHO et al., 2009).

    Conforme como foi citada acima a prática de exercício associada a uma boa alimentação tem sim fatores que contribuem para uma melhor desenvoltura ou reabilitação de seus praticantes, melhorando assim sua qualidade de vida.

    Com base nessa visita podemos dizer que a humanização também está envolvida nas atividades dos atletas, em que a sociedade tem grande dificuldade em aceitar por não saber a sua capacidade em desenvolver as atividades, por isso a relação entre o profissional e o atleta é fundamental porque ajuda no desenvolvimento em ambos, o profissional se sente realizado em poder colocar em praticas suas habilidades e o atleta com sua melhoria e o seu avanço no dia-a-dia.

CONCLUSÃO

A humanização cria espaços de comunicação entre profissional e o cliente/paciente/ aluno/ atleta seja qual for a área, fazendo com que o atendimento aconteça tanto de modo acolhedor quanto eficaz. O trabalho na APA demonstra bem esse quesito, pois há uma boa relação entre o profissional atuante e os indivíduos que participam do local.

 Pode-se perceber que a contribuição que esta instituição trás é de grande valia, pois oferecem de volta ao meio social indivíduos que sem essa ajuda poderiam ser marginalizados da sociedade e não teriam a possibilidade de mostrar todo seu desempenho e potencial perante a comunidade muito menos dá a oportunidade aos profissionais atuantes a utilizarem o método humanista em seu trabalho para trazer como trazem tantos benefícios aos atletas da APA.

REFERÊNCIAS

  • COELHO, B. et al. Perfil nutricional e análise comparativa dos hábitos alimentares e estado nutricional de atletas profissionais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 3. n. 18. p. 570-577, 2009.
  • RODRIGUES, R. Influência do estado de hidratação sobre a capacidade de produção de força do músculo esquelético após exercício prolongado no calor. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). UFRGS, Porto Alegre, 2012.
  •  http://www.santacasacm.org.br/artigos/artigo.php?id=71
  • http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/188