Hipertensão: atingindo pessoas cada vez mais jovens

Foi-se o tempo em que pressão alta era coisa de gente velha. Nos dias atuais, ela vem fazendo parte da rotina tanto dos mais idosos quanto dos mais jovens. Por que este mal está atingindo pessoas com menos idade? Excesso de peso, sedentarismo, má alimentação, estresse, fumo e álcool são algumas das respostas. Mas entender a hipertensão é muito importante acima de tudo, para que se saiba exatamente como ela afeta o organismo, como diagnosticar, como tratar e como prevenir.

O que é a hipertensão?           

Hipertensão arterial, nada mais é que pressão alta. O problema ataca diretamente os vasos sanguíneos e consequentemente o coração, o cérebro, os olhos e pode até mesmo causar a paralisação dos rins.

Diagnóstico

A pessoa é diagnosticada como hipertensa quando sua pressão arterial tem frequentemente valores iguais ou maior a 140 por 90 mmHg.

Causas do problema

A hipertensão arterial pode ter motivos genéticos hereditários, no entanto fatores que certamente causam o problema são:

- Alimentação com excesso de sal e gordura;

- Sobrepeso e obesidade;

- Uso de alguns medicamentos;

- Estresse e depressão;

- Tabagismo;

- Alcoolismo ou mesmo consumo frequente de pequenas doses de álcool;

- Falta de atividade física;

- Fatores genéticos.

Como identificar o problema por reações do corpo

O diagnóstico exato da doença só pode ser dado com medições constantes da pressão. O corpo não demonstra gritantemente o problema. Não ter sintomas alarmantes é o que torna a doença extremamente perigosa. Nos casos mais avançados de hipertensão pode-se identificar na pessoa sintomas como tonteiras, dores no peito, visão embaçada, dores de cabeça, palpitação, zumbido no ouvido e sangramento nasal.

O que pode acontecer se a doença não for identificada?

O não diagnóstico da pressão alta é muito perigoso. Pacientes com a pressão alterada podem ter uma série de complicações como:

- Insuficiência cardíaca;

- Problemas nos rins;

- Impotência sexual;

- Arterioesclerose;

- Ataque cardíaco;

- Problemas visuais;

- AVC.

Tratamento para a hipertensão

A doença não tem cura, no entanto pode perfeitamente ser controlada. O tratamento correto é indicado pelo médico. No entanto, como qualquer outra doença a hipertensão pode ser tratada com uma série de medidas que ajudam no bem estar como: manter o peso correto, ter uma boa alimentação sem muito sódio, praticar esportes, não fumar, beber moderadamente e caso seja medicada, tomar os medicamentos com disciplina.