Muitos motivos podem ter um país para explicar a situação que vivem em determinados momentos de sua época. Você pode levar em conta fatores histórico de cada cultura. Uma sociedade sempre é um resultado daquilo que foi cultivado durante anos. Tudo o que remonta suas historias levam com sigo a situação financeira como uma das varias conseqüências que podem fazer um país progredir a cada época, ou o inverso, regredir a cada geração. Não seria muito difícil remontar toda a historia financeira desse país e colocar a culpa nos erros de maus administradores do passado, mas sejamos objetivos, não importa em que tempo tenha vivido ou que carga tenha herdado de uma época anterior muito do que poderia ser feito e mudado nesta momento que vivemos, depende bastante das iniciativas que não foram tomadas na hora de pensar em crescer e evoluir a maneira como lidamos com o dinheiro em nossa sociedade atual. Independente da carga que tenha trazido do passado, se houvesse alguma iniciativa por parte de quem tem o poder nas mãos para cultivar maneiras de aprendizado, que talvez não no presente momento, mais num futuro próximo, acarretasse numa carga menos pesada nos herdeiros que iram se ver na mesma situação em que os atuais se encontram, a mercê de seus próprios destinos.

                Mudar a historia de um país financeiramente não parece ser uma tarefa fácil. Muito porque não é so o lado financeiro que precisa ser mudado mais a junção de todas as áreas para chegarmos num bem incomum. Um fato que nunca chegou a acontecer, todas as áreas que montam esse país, obterem sucesso juntos, ao invés de separadamente. Fica a impressão de que não existe união e de que quando um obtém sucesso o outro não esta equivalente.

              Hoje a situação financeira vem se agravando a cada mês. Ainda que muitos erros políticos tenham sido o responsável para chegarmos no ponto em que chegamos. Esta situação já era de fato esperada dês do momento em que passamos a maior parte de nosso tempo tentando alcançar satisfação imediata e em curto prazo ao invés de cultivar algo a longo prazo. Um erro cultural que tem sido muito evidente na sociedade atual. Pensamos no agora e não esperamos o amanhã. E na maior parte do tempo ele sempre vem, e traz com sigo todos os erros que cometemos. Um ciclo vicioso, porque é sempre a mesma coisa. Políticos vem e vão do poder, mais todos independente de suas idéias criativas para mudar o país, sempre acabam buscando satisfação imediata ao invés de uma a longo prazo. E no final acaba na mesma situação, quase ao ponto do que poderíamos chamar de crise. O pior é que quando  deveríamos esta nós ajudando e buscando uma solução juntos para o problema, ficam parados a espreita do primeiro erro que o outro cometer para poder usar isso contra seu adversário. Quase como uma competição, quando seus filhos é que vão herdar isso, e crescerem sem a completa visão do que realmente significa estar diante e a frente de toda uma nação. Verão seus pais competindo com a vida de outras pessoas, seja por um objetivo nobre ou para obter benefícios pessoais. A responsabilidade por tudo isso nunca esta num único lugar ou nas mãos de uma só pessoa. Cada um de nós precisa começar a compreender que precisamos assumir de fato a responsabilidade pelo o que nós acontece. Então a culpa não é só deles mais nossa também. Somos responsáveis por aquela pessoa pedindo dinheiro na rua, por um pai de família não conseguir criar e educar seus filhos neste país. Então nós tornamos responsáveis por aqueles que não do mesmo sangue que o nosso. Uma tarefa difícil e que poucos conseguem assumir. Quase impossível de ser feita quando assumida sozinho. Romper um padrão que a anos é cultivado numa cultura, parece ser difícil mas não impossível. Basta alguém dar o primeiro passo e todas as outras vão segui-lo. Basta apenas uma iniciativa e a falta de medo de cometer erros que iram acontecer. Mas até  que isso aconteça, vamos continuar colocando a responsabilidade pelos nossos problemas nas mãos de políticos despreparados. Dentre aqueles que de fato estão bem intencionados ate os que buscam benefícios próprios, nenhum nunca conseguira obter resultados sozinhos. Porque é exatamente isso que estão fazendo, trabalhando sozinhos, cada um com suas idéias e valores, com suas verdades se debatendo umas contra as outras. Enquanto a população assiste aprendendo a cada dia que i mais importante é cuidar do seu próprio nariz.

              A curto Prazo tudo é imediato rápido e fácil, a longo prazo o processo pode ser lento e demorado. Muito do que podemos ver geralmente em qualquer iniciativa política para melhorar nossa situação financeira, tem por traz uma ação imediata empolgada e emocional. Geralmente são decisões tomadas em um curto prazo no tempo de cada mandato. Pense em algo a longo prazo, significa correr o risco de passar a vida toda lutando e passando pela possibilidade de que talvez você nunca venha a ver ou usufruir  dos resultados. Imagine passar uma vida toda lutando por algo que você não verá, quando as pessoas ao invés de exaltar seu nome, vão julgá-lo e crucificá-lo. Pense em como seria dar tudo de si num projeto, ainda que pequeno mais importante para a população, e eles disserem que essa ação não passa de sua obrigação. Um estimulo muito motivacional para qualquer político com boas intenções. Lutar e não ouvir ao menos um obrigado. Esta é uma visão interessante dos dois lados. A população que precisa se envolver e os políticos que precisam de motivação! Imagine um político visto como um herói e um cidadão mais participativo e presente diante de seus direitos.

             Eu não diria que estas poderiam ser as respostas para nossos problemas, ou que elas sejam suficientes para solucionar um enredo tão complexo sobre o futuro financeiro e conseqüentemente político deste país. Mais acredito que parte dos problemas podem ser resolvida a partir das uniões de grupos numa sociedade que buscam um mesmo bem incomum. E não vivam apenas como indivíduos a procura de suas próprias sobrevivências, mais pela sobrevivência de todo um coletivo. Seja qual for o futuro que nós reserva, somente juntos seremos capazes de proporcionar um futuro melhor para os nossos netos, que iram herdar todas as escolhas que fazemos hoje.