Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE – AESA/CESA

Curso de Graduação em Letras – 4º período   2013.2

Maria da Conceição F. de Andrade

[email protected]

 

                           HENRI WALLON

 

  RESUMO: Médico ,psicólogo e filósofo francês mostrou no século passado que a criança também tem emoções e não só corpo e inteligência dentro da sala de aula.

   Henri wallon, nos mostra o quanto é importante o desenvolvimento intelectual de uma criança ,como também, suas emoções que a leva a ter um desenvolvimento como pessoa.

   É através destas emoções, que os alunos conseguem almejar seus objetivos e suas vontades.

   Mas nem todas as escolas, se preocupam com as emoções dos seus alunos, nos dias atuais é comum encontrarmos escolas de método tradicional, que só se preocupam em priorizar a inteligência e o desenvolvimento em sala de aula.

   Wallon ,propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês ,pois, o mesmo tinha uma nova visão intelectual para a educação naquele momento em que ele era coordenador do projeto Langevin-Wallon , que revolucionou o ensino francês da época.

  Ele foi o primeiro a trabalhar as emoções da “criança” dentro de uma sala de aula, numa época em que memória e erudição eram mais importantes na construção do conhecimento.

   A proposta era o desenvolvimento intelectual mais humanizado ,trabalhando com quatro pontos importantes , a afetividade ,o movimento, a inteligência e a formação do “eu” como pessoa.

   São estes os elementos básicos das ideias de Wallon que ficaram conhecidos como propostas WALLONIANA.

   Esta proposta naquela época era algo fora do comum ,pois, os métodos educacionais eram voltados á escola tradicional.

   Mas com a evolução mundial, chegamos nos dias atuais com mais liberdade de expressão, onde interagir com os alunos dando-lhes oportunidades de expressar também seus sentimentos seja de forma escrita ou oralmente trabalhados dentro da sala de aula, torna-se um dos focos principal da educação brasileira. 

   Esta era a vontade de realização educacional francesa que Wallon visava já naquela época.

Referências

Wallon Henri : revistaescola.abril.com

Principais pontos pesquisados.