Devido às alterações hormonais deste período, é bastante comum que mulheres grávidas apresentem sangramento e outros sintomas de gengivite, apesar da gravidez não ser a causadora da doença. A gengivite geralmente ocorre no segundo mês de gestação, propiciada pelo aumento das taxas dos hormônios.

Além disso, as modificações na dieta também podem estimular o aparecimento de cárie e outras infecções bucais. Por isso, manter a saúde da boca sob controle é fundamental para garantir gravidez e parto tranquilos.

Utilize o fio dental cuidadosamente, mesmo se houver algum pequeno sangramento, e não deixe de escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, usando pouquinho creme dental –isso evita enjoos. Os dentes tendem a ficar mais sensíveis neste período, e para combater este desconforto, caprichar na higiene é essencial.

Pacientes que apresentam inflamações bucais possuem maiores chances de ter um parto prematuro. Isso fortalece a necessidade de visitar o periodontista e informá-lo sobre a gestação, a fim de manter saúde para você e seu bêbe.