O povo brasileiro é festivo e encantador com o seu futebol feito como arte e alegria expressiva e gingada. Porém, com os burocratas e magnatas do futebol, ganham muito dinheiro, existindo outro Futebol, embora seja apresentado como deturpado e corrrupto, mas há outra forma de fazer o futebol arte?

Pois só se ver um futebol mascarado pela mídia com atitudes diferente dos campos de peladas que acontecem nos mais de um milhão de campos espalhados pelo Brasil. O Fantástico programa da rede globo, de vez em quando mostra lances bonitos e emocionantes, e outros para o deboche. Um exemplo de apoio é o Campo do América em Fortaleza, com aulas de cidania e tem mais 18 a serem concluidos nos próximos anos nas comunidades periféricas de Fortaleza. O Conjunto São Bernado aguarda a implantação e reforma de seu campo de futebol, incluido no orçamento participativo de 2015.

No futebol das peladas, ocorre um futebol vibrante em que todos tem sua opinião e regras próprias, onde o juiz muitas vezes é escolhido pelo próprio grupo de jogadores. A FIFA deveria escutar e aprender um pouco do Futebol de rua como ocorre nos EUA, na valorização do Basquete de Rua, pois iria modificar algumas regras conservadoras, onde a capacidade de filosofar e pensar um novo futebol é possível, ainda no futebol de rua não tem vez..

No Brasil o futebol ainda é pensado pelo povo como algo que contagia e faz crer que somos pensados a partir de uma bola, esta faz vibrar e criar muitos debates, seja de times ou mesmo dos técnicos com suas estratégias do Futebol arte. Brasil é arte na dança do samba e forró, nas peladas há arte do peladeiro, com campeonatos diários, nos finais de semana e a capoeira nos terreiros e praças do Brasil!
 Lembro ainda quando criança, adolescente e deois adulto, quando os garotos recebiam um presente significativo: uma bola de futebol, isto marcaria a sua vida como presente de gala, além de dar oportunidade de jogar futebol com os amigos e até os contrários a amizade, isto marcava e fazia vibrar nas peladas de final de semana nas diversas cidades onde passei, ou mesmo no final da tarde entrando na noite quando existia quadra iluminada, lembranças de Barão de Grajau - Maranhão e Seminári Seráfico em Messejana Fortaleza Ceará. Aquilo moveu um sonho e determinou uma adolescência diferente, ao invés das drogas, garotos de infância iam alegres jogar uma peladinha em que os times eram escolhidos no momento da partida, pois foi nos os jogos de futebol, onde em diversos lugares na cidade Floriano - PI e Brão de Grajaú-MA, aprendem-se a pensar na bola, seja no jogo de quadra ou de campo de futebol. Como presenciamos na cidade de Barras, no campinho perto da Igreja de Fátima. Os jovens se tornaram missionários quando convidamos para visitar as famílias do lugar.

Neste contexto nasceu junto o futebol, com o poder de gingar parecido com a capoeira de angola, então, muitos garotos faziam da bola seu pensamento onde o corpo realizava o poder de fazer diblar com jogadas incriveis. O sonho a noite era de encontrar os amigos no dia seguinte para jogar futebol com torcida e tudo de animado uma pelada de prazer e vida.

Havia uma ligação com a escola e na familia numa partida de futebol. Sobre o tempo jogado, eram jogados mais de 90 minutos com um futebol divertido, onde as peladas iam até de noite, reversando os times que perdiam, com torneios diários. Cada partida é uma historia de vida, onde os personagens presentes na vida da comunidade, com jogadas, eram comentadas os fatos da partida, com direito a replay contato, desde o campo até chegar em casa com a família, onde os Pais perguntavam, como foi a partida.

Esta arte de fazer futebol popular de rua, o futebol peladeiro, levaria a pensar como poderia um País Continente, sem o futebol, não teriamos os programas televisivos sendo mostrados hoje pela sky, GVt, Oi e Claro.

Nas em várias ruas do Brasil, nos bares e lanchonetes.  Nas redes sociais, nos computadores o futebol ganha o Brasil, com muita  vibração que marcam época, nas copas do mundo há um grande patriotismo vibrante verde amarelo em todas as ruas e familias, a bandeira Brasileira está no peito e em toda parte, o povo desfila e enfeita as ruas, competem qual a melhor torcida e todos opinam sobe o melhor time e escalação, todos são técnicos e dão opinião sobre o atacane, o zagueiro, uma verdadeira democarcia futebolísitica. Isto foi visto pela ditadura militar como válvula de escape, pois enquanto o povo era castigado pelo torturador de plantão nos porões das prisões arbitrárias, a vibração dos torcedores para o Brasil ser tri era muito grande, escondendo esta realidade, capaz de favorecer cada vez mais a ditadura, na censura de seus artistas e políticos que tentavam dizer que apesar de tudo o povo resistia na euforia.

Uma nova era entrou no futebol brasileiro , na era Dunga, o futebol europeutizado e disciplinado. Na TV aberta e fechada, em diversos bares onde o povo se encontrava para discutir o seu time e dos outros, vibram com os adversarios com um futebol burocrático. Além de filosofar sobre a seleção brasileira da era Dunga, um futebol estrangeiro e sem patriotismo, pois suas estrelas são do futebol europeu sem estímulo pelo futebol arte e afetivo ao torcedor, agora quem manda é o dinheiro e grandes empresas multinacionais, mas buscam o futebol de resultado, jogam mal, mas o que importa é ganhar. Continua um futebol objetivo, mas com pouca arte e muita sorte,  sem muita arte do tempo do menino Pelé simbolo do Futebol arte. Mas, o futebol pensado pelo povo continua, pois em nossos campos o povão com os grupos futebolisticos e clubes continuam a pensar como deveria ser o futebol brasileiro? Com arte e malandragem, onde o que é excluído pode participar e dar ao mundo alegria de ser brasileiro naquele momento cidadão do mundo local. É Uma integração com o futebol e religião, onde tudo é sagrado, pois os jogadores famosos do Futebol levam a paz as comunidades e alegria contagiante como ocoreu no Haiti em tempo de guerrra urbana a selação brasileira foi bem vinda e a guerrra parou. Onde nasce um campo de futebol, pode nascer os pensadores de uma arte que empolga o povo brasileiro e, também levam muitos garotos para a escola no projeto primeiro tempo, uma boa oportunidade, no qual o Governo Federal valorizou o futebol de rua. Com isto nascer de novo, uma forma nova de pensar o Futebol, dando ao povo a filosofia do povo futebolístico, onde se mistura pensamento com emoção do gol e das jogadas belas que fazem do corpo um simbolo de dança e malandragem racional, onde a razão dar maregem as jogadas bonitas..
Espera-se que voltemos a ser referência para o futebol arte do tempo de Guarrincha e Pelé, que a Marta, rainha do Futebol encanta o mundo com jogadas sem medo de fazer arte as suas jogadas de classe, embora nem sempe ganhe as partidas ou medalhas é preciso sempre aprender também a perder e jogar bem. Que o Brasil supere o futebol dos cartolas e entre na era do futebol arte com técnica onde a filosofia do futebol volte a brilhar num País que trilha o caminho de um futebol modernizado com regras próprias, como nos campos onde os peladeiros fazem suas regras democraticamente e cheia de novas regras.sem impedimento e com tempo corrido ou não.

Que sempre exista um campo de futebol, que seja cuidado pelo povo e o poder público. Terá menos drogas no meio da juventude se a cidade implantar em cada cidade do Brasil, masi cmpos do America exemplo de amor ao futebol da periferia. Não devemos abandonar o campo de futebol, como fizeram em Redenção - CE, um abandono, um belo estádio entregue  as baratas, que pena, mas os guineses contra os paises africanos numa partida de futebol que relembrou meus tempos de futebol arte, empolgou.

A luta cntinua pelo futebol das peladas de fim de semana e que possa ser exemplo de apoio a todas as idades.