Tudo o que existe só faz sentido fora de si. Um ventilador não tem sentido algum em si mesmo, mas naquilo que faz fora de si. Um microfone não faz sentido algum em si, mas somente fora de si, ou seja, no que ele vai produzir.

A história só faz sentido fora de si, ou seja na meta-história.

Portanto, a Teologia da Libertação ou da Missão Integral e o Gnosticismo, não tem nenhum sentido, pois tentam melhorar um Mundo criado para ser apenas uma etapa no processo de preparação do ser humano. Esse mundo jaz no maligno! Deus quer resgatar a humanidade desse caos e morte, mas os homens querem buscar freneticamente sua felicidade, mas sua felicidade não está em si, mas fora de si, está no atemporal, está no Reino de Deus.

O Gnosticismo é uma fraude, mas que voltou com tudo para assombrar e enganar aqueles que se satisfazem com pouco, pois tudo o que o mundo oferece é muito pouco!

Fora de Deus não há vida! Só Deus em si é suficiente! Por isso Deus diz "Eu Sou". O homem em si é um deformado, um pesadelo ambulante, uma catástrofe em movimento. Existem as expressões máximas dessa deformidade, como o caso de Adolf Hitler, mas veja quantos seguidores alcançou, uma nação inteira se dobrou à sua insanidade, com raras excessões. Uma nação de defromados em graus maiores ou menores, mas todos deformados.

Deus é o Ser em si! Os homens são como um quase ser, pois seu centro está fora de si. Aí Deus coloca dentro do ser humano o seu Espírito Santo, para tentar dar uma solução provisória, transitória. Isso será plenamente satisfeito na eternidade, pois hoje somos um reflexo do que deveríamos ser. Por isso o homem não "É". O verbo "Ser" é hipotético quando se trata do ser humano.

Só Deus pode dar sentido à sua vida.