Você já se deparou com as informações que constam nos rótulos dos perfumes e ficou sem entender nada? Ai você comprou o perfume apenas pelo aroma sem saber qual a sua composição? Pois agora vamos esclarecer algumas dúvidas bastante comuns e assim ficará muito mais fácil de escolher o perfume que mais combina com você sem precisar experimentar todas as fragrâncias disponíveis na loja.
armani codeEm 1983 a Comissão Técnica da Sociedade Francesa dos Perfumistas sentiu a necessidade de organizar o universo da perfumaria fazendo um recenseamento de todos os perfumes desde 1782 e criaram a 1ª Classificação dos Perfumes com base nas famílias de odores. Em 1984 foi publicada a pesquisa (apenas com perfumes femininos) que se tornou uma referência mundial e estava baseada em 5 famílias olfativas: florale, chypre, fougère, ambrée e cuir. Atualmente há 7 famílias e 46 subfamílias com nomenclatura oficial francesa, englobando agora, tanto os perfumes masculinos quanto os femininos. Vamos às famílias!
Hespéridée ou Cítrico: os tipos de perfumes que mais se encontram nessa família são o eau de cologne em sua maioria, de composição leve e sem grande poder de fixação. Pode ser usado por homens, mulheres, crianças ou bebês e possui como principais matérias primas as essências de cedro, litsea cubeba, cumaru ou fava tonka, laranja, casca de limão, tangerina e bergamota.. A palavra hesperidée vem da mitologia grega: as hesperídes habitam ilhas com jardins onde nasciam laranjas de ouro. Ex.: Ferrari Black Shine e CK One.
Fougére: é composto por uma mistura de notas cítricas, aromáticas, amadeiradas (patchouli e musgo de carvalho) e com frequência se encontra em fragrâncias masculinas.
Floral: surgiu no início dos anos XX composto por uma única flor, mas com o passar o tempo foi-se misturando diversas flores formando os mais variados e sofisticados aromas chamado de “buquês florais”. É uma família que faz parte quase que exclusivamente dos perfumes femininos, o que não impede que também marquem presença nos masculinos. Os florais representam cerca de 60 a 65% dos perfumes vendidos no mundo. As essências mais utilizadas são os absolutos de jasmim, jasmim sambac, tuberosa, rosa turca, flor de laranjeira, lírios, gerânios e íris. Ex.: 212 Vip e Acqua di Gioia (Giorgio Armani).
Chypre ou Chipre: o nome vem um perfume lançado em 1917 de François Caty que fez grande na época. A família é formada principalmente de bergamota, rosa, musgo de carvalho, patchouli e resina de labadanum. Ex.: Pour Monsieur da Chanel.
Boisée ou Amadeirado: encontrada principalmente em perfumes masculinos e possui notas quentes com as de saída formada por lavanda ou cítricas. As madeiras se dividem
em quentes como o santal e o pau-santo e secas como o cedro e o vetiver. O patchouli e a essência de pinho fazem parte das madeiras verdes e para essa família existem outras infinidades de compostos sintéticos. Ex.: Vetiver da Guerlain e Hugo de Hugo Boss.
Ambrée ou Oriental: notas suaves e aveludadas como baunilha e labdanum fazem a composição principal dessa família olfativa. O nome vem do âmbar, de cheiro almiscarado encontrado no intestino da cachalote (hoje em dia a substância natural não é mais usada). Também é composta por resina, tabaco e se ajustam bem com notas picantes como a baunilha, canela e orquídeas. Ex.: 212 Vip Men e Armani Code.
Cuir ou Couro: possui somente 3 subfamílias e compõe-se de notas bastante secas com essências de madeira queimada, fumaça, tabaco, benjoim e bétula. Também faz parte dessa família um componente sintético muito importante, o isobutilquinoleina ou IBQ. Ex.: Centaure Cuir Etalon da Pierre Cardin.
Agora ficou um pouco mais claro não foi? Finalmente você vai se sentir muito mais confiante quando entrar numa perfumaria e saber o que significa cada nome estranho daquele. Boa sorte!

Saiba mais sobre perfumes no site da UP Essência.