O que é ser líder?

Ser líder tornou-se muito accessível nos dias de hoje. Atualmente nos deparamos com bons líderes em todos os lugares que formos. Líderes políticos, líderes comunitários, líderes de mercado e muitos outros tipos de líderes. Muitos líderes estão se levantando. Na igreja moderna quase todos são líderes. Se andarmos de olhos fechados esbarramos em líderes pelos corredores das igrejas. A primeira coisa que julgo importante que se saiba sobre liderança é exatamente o que é ser líder. Ser líder é liderar.

O líder é aquele que lidera!

Também penso que essa definição parece bastante óbvia. É claro que o líder é aquele que lidera. Na verdade a obviedade da declaração é proposital. Estamos vivendo um tempo onde, de vez em quando esbarramos em algumas coisas que contrariam o óbvio. Veremos passar na rua uma viatura de polícia com alguns homens fardados, então pensaremos: São policiais! É óbvio! No entanto, em muitos casos não são de fato policiais. Em muitos casos são apenas bandidos aprovados nos concursos da polícia militar. Podem parecer demais com policiais e não serem policiais. Podem até ter tudo que os policiais teem, inclusive as credenciais e não ter a essência. Não ter a visão. A missão. A vocação. Talvez a maior causa de tantos crimes e casos de corrupção envolvendo policiais seja exatamente isso: Não estão na corporação porque são policiais. Estão lá porque precisavam de um emprego. Não "são" policiais, apenas "estão" policiais. É impressionante o número de professores nas escolas públicas que não gostam do que fazem. Estão lá, dia após dia apenas por que não teem outra fonte de renda. Algumas vezes ouvi professores dizerem: Se tivesse outro jeito de sobreviver eu não estaria aqui!
Ligamos a televisão e vemos o discurso de um deputado, um senador ou um governador e poderíamos dizer: É óbvio que é um representante do povo. No entanto, em mais de 90% dos casos se tratará apenas de um representante dos próprios interesses. Um defensor dos interesses de uma indústria, de uma empresa ou de um seguimento da sociedade que investiu em sua campanha.
Mudamos de canal, encontramos um programa gospel e vemos um homem falando. As inscrições que o identificam estão na tela começam com as letras "Pr.", pensamos no que parece óbvio. É um pastor! Está vestido como pastor. Fala como pastor. Diz que é pastor. Então perguntamos: A que igreja você pastoreia? De quantas ovelhas você cuida? Talvez ele nos responda: Não pastoreio a nenhuma igreja! Não cuido de nenhuma ovelha! Então percebemos que ele não está realmente pastoreando. Está apenas "chicoteando" as ovelhas de outros pastores. Está apenas "tosquiando", tirando o dinheiro das ovelhas de outros apriscos.
Eu posso me identificar como líder. Eu posso até dizer: Sou o líder desse departamento. Sou o líder dessas pessoas. Mas se não consigo montar uma equipe de sucesso. Se frequentemente me encontro desempenhando as tarefas sozinho é porque não consigo coordenar bem. Talvez eu não seja de fato um líder. Talvez precise me preparar melhor para ser um líder.

Algo que se pareça com uma abelha.
Produza som como o de uma abelha.
Ferroe como uma abelha.
Mas não produza mel como uma abelha.
Talvez não seja uma abelha.

Este texto é parte integrante do livro "Manual do Pastor - Volume 1", do mesmo autor (Editora Veloso), portanto com direitos autorais garantidos por lei. Se você for utilizar todo ou parte deste texto lembre-se de citar a fonte.