Evolução do Comportamento Organizacional e seus efeitos no indivíduo dentro de uma organização: Revisão de Literatura

RESUMO

Lima, L.; Candido, P. Evolução do Comportamento Organizacional e seus efeitos no indivíduo dentro de uma organização: Revisão de Literatura. PROINTER I. Campinas, 2016.

O Comportamento organizacional é o estudo da estrutura e do funcionamento das organizações, do comportamento de grupos e indivíduos dentro delas. Seu estudo nos traz maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de atrair e reter talentos, aumentar e contribuir com a produtividade para o ambiente organizacional, de forma geral são responsabilidades que estão presentes a cada dia nas organizações, nas quais surge à necessidade de melhorias no gerenciamento de seus recursos, assim as pessoas são vistas como um diferencial dentro da organização. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão controlada da literatura internacional sobre o tema: Comportamento Organizacional (CO), considerando seu início e mudanças nos últimos anos entre 1990 a 2016. A inclusão dos estudos foi determinada pela leitura do título e resumo. Os artigos foram selecionados e lidos na íntegra. Esse vem mostrar a evolução do comportamento organizacional desde quando foi descoberto até seus conceitos, analisando o comprometimento organizacional dos colaboradores com sua organização, como fazer seus colaboradores se sentirem motivados dentro da organização com o comportamento motivacional, fazendo com que a empresa crie sua própria gestão para alcançar seus resultados usando a aprendizagem organizacional e como a cultura organizacional se destaca na organização podendo assim garantir a motivação e a satisfação do colaborador, que contribui tanto para sua atuação profissional dentro de uma organização.

Descritores: Descritores: Comprometimento organizacional; cultura organizacional; aprendizagem organizacional; Comportamento Organizacional; Medidas do Comportamento.

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional (CO) foi descoberto na década de 60 por pesquisadores britânicos como uma disciplina que se apoiaria em outras disciplinas: Psicologia, Sociologia e Economia. Na segunda parte da década de 70 e durante os anos 80 cresceram os números de pesquisas realizadas sobre esse assunto (BORGES – ANDRADE, 1994). 

Comportamento organizacional (CO) é uma junção de comportamentos e atitudes de seus integrantes da organização, desde seus colaboradores até a gerencia, influenciando na visão que eles têm de seu ambiente organizacional. (TOH - KHENG, 2016)

Segundo Pugh (1966; 1969) comportamento organizacional é o estudo da estrutura e do funcionamento de organizações e do comportamento de grupos e indivíduos dentro delas. 

Já para Robins (2005), o comportamento organizacional (CO) tem a finalidade de estudar três áreas determinantes do comportamento dentro da organização: indivíduos, grupos e estruturas.

Com a globalização, as organizações desenvolvem necessidades dos avanços científicos e tecnológicos buscando sempre a inovação constante no mercado. Nesse cenário, o colaborador tem destaque na organização na qual, a estratégia é efetuada para verificar se pode ou não interferir na sua capacidade produtiva, por isso, é necessário que a empresa reforce a motivação e a qualificação de todos os seus colaboradores, gerando oportunidades de melhorias no relacionamento interpessoal. (FARIA, 2014) 

Com a mudança no cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial para acompanhar e gerar as mudanças desejadas no ambiente organizacional, o estudo desse assunto se tornou muito importante para os líderes das organizações e fundamental na dinâmica e manutenção de melhorias para o processo de gestão. (CARAVANTES – et - al., 2008)

O seu estudo traz maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de atrair e reter talentos, evitar o turn-over, promover engajamento, produtividade. É possível observar e analisar o comportamento de um indivíduo e verificar se as atividades que ele exerce está compatível com sua capacidade, ajudando assim a adequá-lo melhor em funções que os tornem motivados. (SIQUEIRA – et - al., 2008)

O campo do comportamento organizacional é muito extenso, possui contextos bons e ruins sobre o comportamento dos colaboradores. Em algumas empresas quando não se observa os frutos através de um comportamento esses funcionários são dispensados de suas funções ou até mesmo, funcionários, que por algum motivo não estão satisfeitos com o seu emprego, reagem a algumas situações com um comportamento ruim, ou uma resposta mais direta para um cliente, quando ele poderia ser mais dócil e respeitar aquele que não tem nenhuma ligação com o seu problema dentro da empresa, analisando esses fatos, vemos que o comportamento organizacional pode influenciar o lado interno e externo de uma organização. (CARAVANTE – et - al., 2008)

Estruturas organizacionais tendem a produzir diferentes comportamentos nos seus colaboradores, assim a natureza do comportamento organizacional é importante na evolução da empresa. (READER, 2015)

Estudar nos ajuda a compreender a complexidade do CO, que nos leva a entender a dinâmica existente no espaço de trabalho, bem como tudo que está em torno, tudo que constitui e implica sobre o comportamento humano dentro da organização, como as razões que motivam os indivíduos a serem pro ativos. Um outro fator de grande importância está relacionado a complexidade da estrutura de uma organização, incluindo seus aspectos formais e informais. Adquirindo o conhecimento desses pontos, é possível planejar, tomar decisões claras que possam melhorar e trazer um diferencial no ambiente de trabalho. (ROBBINS, 2005). 

A partir das definições sobre o comportamento organizacional (CO), sua importância, as afirmações de que os indivíduos são muito diferentes uns dos outros e seus comportamentos sempre vão variar, verificamos a necessidade em aprofundar na relação entre o indivíduo e a organização, nas situações que ocorrem nesse contexto, portanto, o objetivo desse estudo é estudar a evolução do Comportamento Organizacional e seus efeitos no indivíduo dentro da organização por meio de revisão de literatura.