ÉTICA PROFISSIONAL: RELAÇÃO FUNCIONÁRIO VERSUS PACIENTES

 

Leilane Kércia Barreto Soares

 

1 INTRODUÇÃO

                  

O conceito de ética gera muita dúvida entre as pessoas, principalmente entre os mais leigos. Nessa área filosófica de ética e moral existe muita confusão entre os conceitos, mesmo existindo uma grande diferença entre ambos.

Uma definição que pode ser usada é que ética é um conjunto de regras, princípios ou maneiras de se pensar que guiam ou chamam a se a autoridade de se guiar, as ações de um grupo em particular ou também o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (CAMPOS; GREIK; VALE, 2002). Seguindo para o campo profissional, Saliba, Gabin, Gabin, Dossi (2007) descrevem ética como um conjunto de normas e princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão, que pode-se aqui afirmar que seria o código de ética dos profissionais.

O conceito de ética é muito usado na atuação de funcionários, escuta-se muito em atitudes éticas ou antiéticas, esta é infringir as regras básicas de convivência social, no caso profissional seria quebrar o código de ética de cada profissão.

Já moral pode ser definida, de acordo com Assmann (2009), como o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e aos valores que lhes são propostos. A moral está estritamente ligada à consciência do bem, cuja missão é dever de todo ser humano agir sempre da melhor forma em uma sociedade.

Então, como visto acima são conceitos bem distintos. Em todos os campos sociais é necessário agir de forma ética, e usando os padrões de moralidade, para um bom convívio em sociedade. Na prática, a ética e moral são muito semelhantes. Ambas são responsáveis por edificar as bases que vão conduzir o homem, definindo o seu caráter e virtudes, bem como orientar a melhor maneira de agir e de se comportar na sociedade.

Assim, um estudo crítico se faz necessário para conseguir analisar o comportamento dos profissionais, então esse trabalho vem trazer um breve exame sobre o atendimento ético profissional dos funcionários do Hospital Municipal de Jaguaribe com os pacientes que buscam atendimento médico-hospitalar.

Um grande problema que se vê diariamente no atendimento ao cidadão que procura o serviço público de saúde é a falta de ética e o mau tratamento dos funcionários com a sociedade. Vendo por essa ótica, de problemas na Saúde em todo o Brasil, é importante averiguar o atendimento hospitalar do município de Jaguaribe junto aos pacientes que procuram o serviço de saúde. Levantando o seguinte questionamento: Os pacientes, sente-se seguros com o atendimento prestado pelos profissionais? Nessa ótica faz-se necessário examinar a satisfação dos clientes com relação a atuação ética dos profissionais envolvidos no atendimento prestado. Importa-se também caracterizar o relacionamento dos servidores públicos, envolvidos no atendimento, com os pacientes.

Assim, justifica-se a elaboração do presente estudo na necessidade de se conhecer como está o relacionamento paciente versus funcionário público em relação ao atendimento ético exigido. A escassez de estudo na área foi um dos pontos determinantes na realização desse estudo, já que a conduta ética de um profissional é de extrema importância em cenário econômico concorrido.