ESTRUTURA SOCIAL: POSIÇÃO, PAPEL SOCIAL E STATUS
 
ESTRUTURA SOCIAL: POSIÇÃO, PAPEL SOCIAL E STATUS
 


A estrutura social é muitas vezes em algumas teorias apresentada em oposição à organização social. A estrutura social corresponde à estabilidade de uma determinada sociedade capaz de caracterizá-la, onde a estrutura está sujeita às poucas variações circunstanciais. Neste sentido, a estrutura tende a se diferenciar de conjuntura (COSTA, 2005, p. 393).

Oliveira (1998, p. 191) conceitua estrutura social como um "conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo, é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade" (grifo do autor) . O autor ainda ressalta que a estrutura social é o aspecto estático da "organização social".

Segundo Costa (2005, p. 406) "status é o que define numa determinada estrutura social, a posição que cada indivíduo ocupa na hierarquia de papéis sociais estabelecidos" (grifo da autora). O status é comumente chamado de posição social, sendo um elemento comparativo entre os membros de uma sociedade, capaz de determinar normas, deveres, direitos e privilégios para seus membros. O status social serve para distinguir os membros de um grupo social, sobrepujando situações de dependência, dominação e subordinação. Oliveira (1998, p. 203) afirma que é pelo status que o indivíduo é classificado e por cuja referência sua conduta é julgada.

O que se pode observar é uma sociedade hierarquizada. Onde permanecem no topo as posições mais privilegiadas socialmente correspondendo seu alto prestígio social desempenhando funções de liderança. Segundo Costa (2005, p. 407):

Alguns status são opcionais, isto é, dependem da concordância ou não do indivíduo em assumir certa posição social, como, por exemplo, a ocupação de determinados cargos públicos. Outros status são atribuídos e independem da escolha individual. Numa família, por exemplo, ocupar a posição de avô independe da vontade de quem ocupa. (grifo da autora)

O papel social configura-se como um conjunto de normas, direitos e deveres que envolvem uma pessoa no seu desempenho em uma determinada instituição, este papel social lhe é atribuído. Os papéis sociais são organizados de forma complementar e hierárquica, e desta forma envolve um grande número de atores sociais. Estas formas de papéis hierarquizados encontraram na divisão social do trabalho uma forma de organização do trabalho. Oliveira (1998, p. 198) ao conceituar papel social conclui que "é o comportamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social, é o aspecto dinâmico do status" (grifo do autor).

Quando o indivíduo ocupa um status social relativo em um determinado grupo, este ocupa uma posição social (OLIVEIRA, 1998, p. 199).

Sobre estrutura social, Costa (2005, p. 393) afirma que

O estudo das novas tecnologias de informação e de comunicação tem levado alguns autores a ampliarem o conceito de estrutura de modo a incorporar a noção de rede ? conjunto de contratos diretos e indiretos entre agentes, criadores de novas formas de sociabilidade, diferentes das relações de parentesco ou de poder.

Em resumo, a estrutura social é presente na sociedade e está relacionada ao conceito de estável contrapondo ao princípio dinâmico da sociedade. A posição, o papel social e o status são conceitos parecidos por que ambos são muitas vezes estabelecidos através de um contexto social vigente, alheio às escolhas de cada um. O cumprimento dos direitos e deveres de cada um independem da posição, do papel e do status social de cada indivíduo que compõe uma determinada sociedade.

REFERÊNCIAS

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. 19. ed. São Paulo: Ática, 1998.

 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
9 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Livia Almeida
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)

Membro desde setembro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: