Com um grande património gastronómico que varia de ilha para ilha os Açores são conhecidos pela qualidade dos seus mariscos e peixes frescos, bem como pela carne 100 por cento açoriana.

Bons queijos, doces, vinhos e licores fazem igualmente parte da rica gastronomia deste arquipélago. Para o caso de nunca ter saboreado nenhuma iguaria típica da região, fique a par das especialidades que poderá encontrar nos melhores restaurantes açorianos!

Sopas do Espírito Santo

Confeccionadas em todas as nove ilhas do arquipélago, cada uma da sua forma, as Sopas do Espírito Santo são muito populares por estarem associadas a uma das maiores celebrações religiosas do arquipélago.
Este prato é confeccionado entre o domingo de Pentecostes e Outubro, sendo que no sétimo domingo depois da Páscoa se distribui Sopas do Espírito Santo por todos os que fazem parte do império local, como num gesto de oferenda pela intervenção divina aquando dos sismos e das e erupções vulcânicas.

Os principais ingredientes são a carne de vaca e galinha, alho, cebolas, hortelã, canela, malagueta, repolho, cenoura e pão.

Para preparar este prato deve colocar um tacho ao lume com água e de seguida a carne até ferver, adiciona-se o alho, cebola, canela, repolho e cenoura, temperando-se a gosto. À parte parte-se o pão em fatias e coloca-se num tacho com folhas de hortelã no qual se coa o caldo por cima.
Serve-se com a carne à parte para poder juntar à sopa.

Lapas grelhadas

Outra especialidade da região são as lapas grelhadas que abundam nas rochas do arquipélago, mas que até há pouco tempo eram somente comidas cruas, hoje em dia, com a importação da lapa congelada adotou-se outro método de as consumir.

Para confeccionar este prato basta limpar bem a lapa e sobre cada uma colocar uma pequena colher de massa de malagueta, polvilhar com alho picado e manteiga. De seguida basta levar ao forno até a lapa se desprender da concha.

Este petisco pode ser servido com batata cozida ou com uma fatia de pão ou bolo de milho.

Polvo Guisado

Apesar de haver polvo em grandes quantidades nas águas dos Açores, este só começou a ser apanhado porque rondava os mariscos que se alimentavam dos desperdícios das baleias, principal atividade económica do arquipélago até há algumas décadas, sendo a partir de então adaptado à gastronomia açoriana.

Para prepara este prato precisa de polvo, cebola, alho, polpa de tomate, colorau, massa de pimenta, vinho de cheiro e tinto, piripiri e batata. Deve começar por cortar o polvo em pequenos quadrados enquanto numa panela junta todos os restantes ingredientes, menos as batatas, e por fim o polvo, deixando cozer em lume brando.

Quando este estiver cozinhado adicione as batatas. Pode acompanhar também com inhame ou legumes.

Alcatra

Com inspiração nas especiarias trazidas da Índia e do continente americano durante os descobrimentos, pelas naus portuguesas, este prato é extremamente aromático sendo preparado num alguidar de barro vermelho.
Para a confeção é necessário carne de alcatra e de lagarto, bacon, vinho tinto e branco, cebola, alho, louro, pimenta vermelha e da Jamaica, manteiga e sal.

Coloque no alguidar a carne, o alho, louro, a pimenta da Jamaica e vermelha e ainda sal a gosto, de seguida cubra a carne com vinho e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Passado este tempo deve colocar uma camada de cebola às rodelas, o alho cortado e louro e ir preparando às camadas com carne e bacon.

Deve ir ao forno até a carne ficar tostada, servindo-se de seguida no alguidar e ainda bem quente. Este prato é acompanhado pela massa sovada típica da região.

Cozido das Furnas

Para confeccionar este prato na sua essência ainda só é possível na ilha de São Miguel mas, o Cozido das Furnas é um dos mais famosos pratos açorianos por ser cozinhado com o calor do vulcão, enterrado na terra, devidamente acondicionado.

Os ingredientes para este manjar são a entremeada, frango, chouriço e linguiça, repolho, cenouras, batata branca e doce e couve.

A carne deve ser toda colocada no fundo do tacho, acrescentando-se o repolho, cenouras inteiras e as batatas, por cima o chouriço enrolado na couve. De seguida, com precaução e ajudados pelos funcionários deve colocar a panela nos buracos de enxofre e deixar cozer com o calor do vulcão durante umas sete ou oito horas.

Para servir basta colocar as carnes numa travessa e os vegetais noutra e desfrutar da vista das Furnas em São Miguel.

Atum à moda dos Açores

Nos Açores o atum é uma espécie que abunda existindo até fábricas de confeção do melhor atum que se produz em Portugal. Os açorianos souberam assim inovar na cozinha com este peixe delicioso fazendo dos bifes de atum, um dos pratos típicos da sua gastronomia.

Para este prato irá necessitar de um atum, vinagre, louro, salsa, pimenta, piripiri, alho, farinha torrada, vinho branco e azeite.

Deve cortar o atum em bifes finos e temperá-los com alho picado, louro, salsa, vinho, vinagre, pimenta e piripiri, ficando a marinar por três horas. Depois de fritos em azeite adiciona-se a farinha, desfeita em água e fervida para apurar, servindo-se por fim com uma deliciosa e bem temperada salada.

Torresmos de vinha-de-alhos

Numa época de subsistência, o povo açoriano fez da matança do porco uma das melhores formas de ter alimento bem como uma das características mais enraizadas da sua cultura, que se mantêm até aos nossos dias.

Foi deste modo que surgiu o típico prato açoriano torresmos de vinha-de-alhos, cujos ingredientes são: lombo, entrecosto, alho, cominhos, pimenta da Jamaica, vinho branco, sal e banha.

Deve cortar o lombo aos quadrados e separar o entrecosto, temperando-se de seguida com alho, sal, cominhos e pimenta, ficando assim coberto com vinho durante cinco dias. Passado esse tempo frita-se os torresmos em banha e acompanha-se com inhame cozido.