Receitas Veganas Receitas Veganas são maravilhosas quando bem preparadas, existem dezenas ou talvez centenas de fontes na internet que é possível encontrar receitas vegetarianas de qualidade.

Nem sempre tudo o que se diz vegetariano é vegano

As principais características da características da comida vegana e que a difera da vegetariana formal são algumas que enumero abaixo

    • Ausência de ovos
    • Ausência de leite e seus derivados
    • Ausencia de qualquer ingrediente de origem animal, ou até mesmo insetos como mel, própolis etc

Como entender as Receitas Veganas sem entender o veganismo

      è preciso entender o que é então o veganismo , nas linhas abaixo descreverei como escrito no meu artigo vegano o que é? Vegano é uma palavra que ultimamente parece estar na moda, a mídia tem dado uma atenção especial ao tema veganismo por que várias celebridades têm declarado adesão ao jeito vegano de ser. Definições sobre ser vegano Definir o que é ser vegano é algo muito atrativo de ser feito, e você encontra algumas excelentes definições as principais que posso citar são as da Vegan Society:

” O veganismo é a forma de viver que exclui, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com os animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade”.

Outra definição relevante é a que pode ser encontrada na Wikipédia, muita gente tem preconceito contra essa enciclopédia online, mas sem dúvida ela ainda é uma das principais fontes de conhecimento na Web e a definição sobre o veganismo exposta nessa fonte é extremamente precisa:

Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animais e ambientais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente por meio da agropecuária. O boicote a atividades e produtos que são contra direitos dos animais e do ambiente é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento.

Por que ser vegano?

Sem dúvida o primeiro e mais importante fator para se tornar um vegano, ou vegan como muitos também usam é a proteção aos animais, na verdade pode-se entender o veganismo como um movimento de amor aos animais, na minha opinião é o exercício de sua humanidade a favor dos animais, mas como disse antes apesar de ser um fator chave e preponderante não é o único.

A saúde é um outro fator de grande importância, pois é de pleno conhecimento geral que a alimentação sem a inserção de produtos de origem animal é uma alimentação muito rica em nutrientes, quando corretamente administrada e altamente saudável pois elimina a possibilidade de ingerir uma serie de alimentos que geram males para a saúde em médio e longo prazo.

O meio ambiente é outro fator importante ao considerar a opção pelo veganismo, pois é de conhecimento popular que a produção de carne e seus derivados consome uma grande quantidade de agua além de gerar um fardo pesado de lixo orgânico os quais é preciso políticas caras para solucionar.

Finalmente para as pessoas , uma vez que a alimentação vegana é altamente sustentável e resulta em benefícios de ordem geral, em função de sua base ser classicamente de origem vegetal, isso não pode se confundir como o vegetarianismo, as vegetação em crescimento produz benefícios gerais.

Ser Vegano ou Vegetariano?

Vegetariano X Vegano, qual a diferença entre eles? Por que é importante definir quais são as semelhanças e as não semelhanças? Será que a única semelhança está na culinaria vegetariana ?

Semelhanças entre Vegetarianismo e Veganismo será que é so a culinaria vegetariana ?

Analisando os aspectos alimentares podemos concluir que são bem parecidos ou seja nas questões de ordem alimentar e culinária, veganos e vegetarianos são semelhantes:

  • Não comem alimentos de origem animal
  • Não Utilizam em sua dieta nenhum derivado de origem animal entre eles ovos, Queijo etc.

A definição de vegetarianismo segundo a Wikipédia é:

Vegetarianismo ou vegetarismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos.

Além dessa definição é possível encontrar outros braços do vegetarianismo como

  • Ovolactovegetarianismo –

    Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

  • Lactovegetarianismo –

    Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana

  • Ovovegetarianismo –

    Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

  • Vegetarianismo semiestrito –

    Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.

  • Vegetarianismo estrito –

    Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel etc., retirando, da dieta, todos os produtos de origem animal.

Observa-se a variedade de direcionamentos que o vegetarianismo toma, mas apesar do Vegano se considerar Vegetariano estrito as semelhanças acabam na dieta.

Diferenças entre Vegetariano X Vegano

As diferenças entre o vegetarianismo e o veganismo são maiores do que as semelhanças, nas próximas linhas serão enumeradas as principais diferenças entre eles

  • Razões ou motivações diferentes –

    Os Vegetarianos normalmente definem o seu posicionamento por questões dietéticas , religiosas ou cultural, o Veganos a motivação principal é a questão ética de proteção à vida animal

  • Questões ambientais –

    Ainda dentro da questão ética, alguns veganos elencam o ambiente como sendo uma das motivações inclusive o site Vegan Society em seu artigo ” Wy go Vegan” traduzindo – por que ser vegano coloca essa motivação.

  •  Pelos Animais –

    A principal motivação do veganismo é a proteção aos animais essa é a razão de ser do movimento vegano e o por que de ter tantos adeptos famosos e não famosos

  • Amplitude –

    Enquanto que o vegetariano se restringe a alimentação, o vegano amplia a sua atuação também qualquer que seja o produto de origem animal, isso implica em cosméticos, vestuário, utensílios diversos etc.

Ainda há outras diferenças que são questionáveis se são ou não realmente consideradas assim nesse debate Vegetariano X Vegano, como a saúde, até por que é um argumento que tanto vegetarianos não veganos, como veganos defendem como benefício e motivação de seu estilo de alimentação.

Concluí-se então que existem semelhanças importantes entre elas  a culinaria vegetariana, mas existem diferenças que precisam ser levadas em consideração apesar de vegetarianos estarem no caminho do veganismo.

Para finalizar, como se tornar vegano e não apenas adepto de receitas vegetarianas

Como se tornar vegano e não apenas adepto de dietas vegetarianas

O número crescente de pessoas que estão procurando saber como se tornar vegano , motiva-nos e escrever as principais razões para você aderir ao jeito vegano de ser para que se possa entender que não basta ser adepto de dietas vegetarianas para ser considerado vegano.

  • Ser vegano é ser contra a violência –

O jeito de ser tradicional envolve o uso de elementos na alimentação, no vestuários, nos cosméticos que são resultado de violência e do direito à vida dos animais.

  • Há violência quando se mata um animal para a alimentação
  • Há violência quando se retira o direito à vida de um futuro ser ao comer os seus ovos.
  • Há Violência quando se extrai de forma agressiva a fonte de alimento dos filhotes de um gado ao retirar o leite.
  • Há violência quando se utiliza métodos de criação em cativeiro e engorda para depois o abate.
  • Há falta de respeito quando se utiliza os animais em experimentos para extração de substâncias para cosméticos ou processamento  alimentos

O Blog Muda o mundo fala sobre como é o processo de extração de leite de vaca leia aqui

  • Ser Vegano é ser a favor da vida –

Valorizar a vida dos animais é ser a favor da vida, a ciência já provou que os animais também tem sentimentos,que se expressão  quando:

  • Um filhotes perde uma mão pelo abate
  • Quando uma galinha não encontra os seus ovos para chocar
  • Quando o animal é ferido até a morte através da descarga de adrenalina
  • Quando é posto em cativeiro não tendo o direito à liberdade
  • Ser Vegano é valorizar a saúde

É sabido que a dieta vegetariana, quando bem planejada além de saborosa, vistosa é fácil  fazer, é também muito saudável e excelente para o organismo humano.

  • Ser Vegano é valorizar o seu planeta

Esse é um  argumento a favor do veganismo, uma vez que ele engloba praticamente todos os outros motivos em seu portfólio basta fazer uma rápida análise;

  • Matança de animais desenfreada pode causar desequilíbrio ecológico
  • Abate de animais causa lixo orgânico que é propenso a proliferação de doenças
  • Criação de animais gera desmatamento que pode afetar diretamente a camada de ozônio

Isso é apenas para citar três fortes argumentos ,mas não é o objetivo desse artigo, leia um pouco mais sobre ser vegano aqui

  •  Ser Vegano é uma prova de amor

O conceito de amor difundido está relacionada ao amor entre pessoas, mas uma olhada em volta se percebe que animais amam.

Você já teve um animal doméstico? o ama(va), pois ele também, imagine que os outros animais possuem sentimentos semelhantes  e não podemos ignorar esse fato.

se você quer saber como se tornar vegano, lembre que a primeira coisa que tem que fazer é dar uma prova de amor.

A prova de amor é expressada nos outros quatro motivos que foram levantados para você se tornar vegano.

Seja contra a violência

Tenha amor à vida

Valorize sua saúde

Cuide de seu planeta

Com esses quatro motivos te direcionando você dará uma verdadeira prova de amor e estará descobrindo como se tornar vegano.